Disco Animals do Pink Floyd: uma distopia sobre animalização do sistema capitalista e a democracia liberal burguesa
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984724621472020079Resumo
A distopia é um gênero narrativo explorado pela literatura, cinema, teatro, jogos eletrônicos e música. Caracteriza-se como contrário da utopia (lugar imaginário ideal), onde as relações humanas tornam-se insuportáveis, ao exagerar determinadas questões acerca do contexto no qual foi produzida. São comuns elementos como solidão, cenários pós-apocalípticos, guerras e o totalitarismo, expresso na caça às minorias, na violência e na vigilância extremas. Em 1977, a banda britânica de rock n´ roll Pink Floyd lançou o álbum conceitual Animals, inspirado na obra Revolução dos Bichos, de George Orwell, contendo cinco músicas com nomes de animais: ovelhas, porcos e cães. Com base na aproximação metodológica entre História e música, busca-se uma análise do álbum no contexto da década de 1970, ou seja, o surgimento de uma nova onda conservadora frente à recente crise do capitalismo, e um desencantamento do mundo moderno, que animaliza as pessoas e as relações sociais. Para tal, foram utilizados conceitos e teorias de autores como Murray Schafer, Marcos Napolitano e Robert Walser.
Palavras-chave: Distopia. Pink Floyd (Conjunto musical). Rock.
Referências
STEPHEN SCHWARZMAN. Forbes, [Jersey City], c2020. Disponível em: https://www.forbes.com/profile/stephen-schwarzman/?sh=5be6f072234a. Acesso em: 01 dez. 2020.
BLAKE, Mark. Nos bastidores do Pink Floyd. São Paulo: Generale, 2012.
CAPITAL Radio. The Pink Floyd Story. BBC, [S.l.: s.n.], 21 jan. de 1977. 1 vídeo (ca 15 min). Publicado pelo canal The Mudman. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=wJgXGEnpd_g. Acesso em: 28 set. 2020.
DALLAS, Karl. Bricks in the wall. Nova Iorque: Shapolsky Publishers, 1987.
DOGS. Intérprete: Pink Floyd. In: ANIMALS. Intérprete: Pink Floyd. Londres: Harvest: Columbia, 1977. 1 disco vinil, lado A, faixa 2 (17:03 min).
GINSBERG, Allen. Uivo: Kaddish e outros poemas. Porto Alegre: L&PM Pocket, 2000.
HALL, Stuart. Thatcherism a new stage? Marxism Today, London, v. 24, n. 2, p. 26-28, feb. 1980.
MASON, Nick. Inside out: a verdadeira história do Pink Floyd. São Paulo: Escrituras, 2013.
MORE, Thomas. Utopia. São Paulo: Editora Lafonte, 2017.
MULLER, Christopher. The Institute of Economic Affairs: undermining the post-war consensus. Contemporary British History, [S.l.], v. 10, n. 1, p. 88-110, 1996.
NAPOLITANO, Marcos. História & música. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
OLIVEIRA, Giezi Alves de. A Narrativa que nos guia, o discurso que emerge: um estudo acerca do processamento cognitivo do significado em fábulas. 209f. 2016. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
ORWELL, George. A revolução dos bichos. São Paulo: Cia das Letras, 2007.
POVEY, Glenn. The complete Pink Floyd: the ultimate reference. Londres: Sterling, 2016.
PIGS on the Wing (part 1). Intérprete: Pink Floyd. In: ANIMALS. Intérprete: Pink Floyd. Londres: Harvest Records, 1977. 1 disco vinil, lado A, faixa 1 (1:25 min).
PIGS on the Wing (part 2). Intérprete: Pink Floyd. In: ANIMALS. Intérprete: Pink Floyd. Londres: Harvest Records, 1977. 1 disco vinil, lado B, faixa 3 (1:23 min).
PIGS - Three different ones. Intérprete: Pink Floyd. In: ANIMALS. Intérprete: Pink Floyd. Londres: Harvest: Columbia, 1977. 1 disco vinil, lado B, faixa 1 (11:25 min).
ROSE, Philip Anthony. Which one’s pink? Londres: Collector's Guide Publishing, Inc, 1995.
SCHAFER, Murray. O ouvido pensante. São Paulo: Edunesp, 1991.
SCHAFFNER, Nicholas. A saurcerful of secrets: the Pink Floyd odyssey. New York: Delta, 1991.
SHEEP. Intérprete: Pink Floyd. In: ANIMALS. Intérprete: Pink Floyd. Londres: Harvest: Columbia, 1977. 1 disco vinil, lado B, faixa 2 (10:25 min).
THOMPSON, Ben. Ban this filth!: letters from the Mary Whitehouse archive. Londres: Faber and Faber, 2013.
THE PINK FLOYD AND SYD BARRETT STORY. Direção de John Edginton. Produção de Basil Comedy. Música: Pink Floyd e Syd Barrett. Londres: BBC: Otmoor Production, 2001. (60 min.), son., color.
WALSER, Robert. Running with the devil: power, gender and madness in heavy metal music. Middletown: Wesleyan University Press, 1993.
WATERS, Roger. Roger Waters talks ‘us + them’ film, why Pink Floyd’s songs remain relevant. [Entrevista cedida a] Kory Grow. Rolling Stone, [San Francisco], 30 sept. 2019. Disponível em: https://www.rollingstone.com/music/music-features/roger-waters-us-them-film-interview-889933/. Acesso em: 01 dez. 2020
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista PerCursos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista PerCursos.

A PerCursos está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
COPYRIGHT STATEMENT
The papers published by the journal are free of charge, being intended for educational and non-commercial applications. The papers’ copyrights are all assigned to the magazine. The articles whose authors are identified represent the expression from the point of view of their authors and not the official position of the periodical PerCursos.
PerCursos is licensed under a Creative Commons Attribution - Noncommercial -NoDerivs 4.0 International License.