Mudanças climáticas e planejamento urbano: cenários futuros de aumento do nível do oceano no município de Itapema/SC

Autores

  • Samantha Jandrey Universidade Regional de Blumenau – FURB
  • Juarês José Aumond Universidade Regional de Blumenau - FURB

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984724621462020025

Resumo

O município de Itapema (SC) apresenta na sua história a atividade do turismo como um dos grandes fatores influentes no processo de urbanização. Praticamente quase toda a faixa da orla marítima encontra-se ocupada por edificações, salvo raras exceções que ainda preservam a mata nativa. A necessidade de preservar a orla constitui uma providência urgente diante das evidências do desequilíbrio climático. Os estudos apontam o aumento da temperatura global, degelos dos glaciais e aquecimento da água do mar, e consequente aumento do nível dos oceanos que irão impactar as zonas costeiras. Neste contexto de mudanças climáticas, o objetivo geral deste artigo foi identificar os possíveis impactos na área urbana de Itapema, decorrentes de cenários futuros do aumento do nível do oceano. O procedimento metodológico adotado foi de caráter exploratório, descritivo e propositivo relacionado ao objeto da pesquisa e quanti-qualitativa no seu processo. Os resultados obtidos permitem prever os cenários futuros do aumento do nível do oceano por meio da cartografia elaborada com base no 5º Relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (AR5-IPCC 2014), por meio de diagnóstico e análise dos cinco recortes respectivos do município. Constatou-se a necessidade de se criar uma zona de proteção, e outra de amortecimento para prevenir e minimizar os futuros impactos. As áreas de mangues, restingas e algumas áreas edificadas são relacionadas como as mais vulneráveis ao aumento de nível do oceano. Espera-se que os resultados dessa pesquisa contribuam no planejamento e de soluções para enfrentamento do impacto das mudanças climáticas de Itapema.

Palavras-chave: Mudanças climáticas. Planejamento urbano. Planejamento regional. Itapema (SC).

pema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samantha Jandrey, Universidade Regional de Blumenau – FURB

Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade Regional de Blumenau – FURB. Arquiteta e Urbanista pela Universidade Regional de Blumenau - FURB.

Juarês José Aumond, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Doutor em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Professor da Universidade Regional de Blumenau - FURB.

Downloads

Publicado

2020-10-19

Como Citar

JANDREY, Samantha; AUMOND, Juarês José. Mudanças climáticas e planejamento urbano: cenários futuros de aumento do nível do oceano no município de Itapema/SC. PerCursos, Florianópolis, v. 21, n. 46, p. 025–053, 2020. DOI: 10.5965/1984724621462020025. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/percursos/article/view/17694. Acesso em: 24 abr. 2024.