A prática docente efetivada na perspectiva da experimentação e da interdisciplinaridade através da temática água e sua biodiversidade em aulas para o Ensino Fundamental

Autores

  • Naira de Fátima Lopes de Freitas Universidade Federal do Pampa - Unipampa
  • Denise Rosa Medeiros Universidade Federal do Pampa -  Unipampa
  • Mara Elisângela Jappe Goi Universidade Federal do Pampa – Unipampa

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984724621472020250

Resumo

Este trabalho é resultante de elaboração e implementação de uma sequência de aulas, com perspectiva interdisciplinar, complementadas pelo desenvolvimento de atividades experimentais, norteadas pelas temáticas da água e biodiversidade aquática, como requisito do componente curricular Cotidiano da Escola – Grupo de Estudos Orientados (GEO) e das atividades de Regência do Programa Residência Pedagógica, da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), campus Caçapava do Sul, RS. Nesse contexto, foram ministradas aulas e práticas junto a uma turma do 6º Ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública estadual. Objetivando contemplar a proposta, foram efetivadas vinte e quatro aulas; tais intervenções caracterizaram-se por um viés interdisciplinar coadunando-se a atividades de caráter experimental. A experiência docente desenvolvida no estágio encontrou na interdisciplinaridade uma metodologia capaz de abranger a temática da água conectando conteúdos de diferentes disciplinas, exigindo da licencianda buscar e planejar recursos didáticos criativos e adequados para a organização das atividades e para a formulação de situações de aprendizagem. Além disso, recorreu-se à ferramenta da experimentação com o propósito de reproduzir, em sala de aula, um ambiente de Ciência, no qual, se pretendeu uma aproximação com os conceitos relacionados à água e sua biodiversidade, assim como, percebeu-se uma conscientização sobre a temática ambiental.

Palavras-chave: Ensino. Biodiversidade. Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação.

Biografia do Autor

Naira de Fátima Lopes de Freitas, Universidade Federal do Pampa - Unipampa

Graduanda em Ciências Exatas pela Universidade Federal do Pampa - Unipampa.

 

Denise Rosa Medeiros, Universidade Federal do Pampa -  Unipampa

Mestre em Ensino de Ciências pela Univ. Federal do Pampa -  Unipampa. Professora da rede Básica de Ensino do município de Caçapava do Sul -RS.

Mara Elisângela Jappe Goi, Universidade Federal do Pampa – Unipampa

Doutora em Educação pela Univ. Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Professora da Universidade Federal do Pampa – Unipampa. Professora dos programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Unipampa e do Programa em Educação em Ciências da UFRGS.

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Publicado

2021-01-28

Como Citar

de Fátima Lopes de Freitas, N., Rosa Medeiros, D., & Elisângela Jappe Goi, M. (2021). A prática docente efetivada na perspectiva da experimentação e da interdisciplinaridade através da temática água e sua biodiversidade em aulas para o Ensino Fundamental. PerCursos, 21(47), 250 - 276. https://doi.org/10.5965/1984724621472020250

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