A prática docente efetivada na perspectiva da experimentação e da interdisciplinaridade através da temática água e sua biodiversidade em aulas para o Ensino Fundamental

Autores

  • Naira de Fátima Lopes de Freitas Universidade Federal do Pampa - Unipampa
  • Denise Rosa Medeiros Universidade Federal do Pampa -  Unipampa
  • Mara Elisângela Jappe Goi Universidade Federal do Pampa – Unipampa

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984724621472020250

Resumo

Este trabalho é resultante de elaboração e implementação de uma sequência de aulas, com perspectiva interdisciplinar, complementadas pelo desenvolvimento de atividades experimentais, norteadas pelas temáticas da água e biodiversidade aquática, como requisito do componente curricular Cotidiano da Escola – Grupo de Estudos Orientados (GEO) e das atividades de Regência do Programa Residência Pedagógica, da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), campus Caçapava do Sul, RS. Nesse contexto, foram ministradas aulas e práticas junto a uma turma do 6º Ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública estadual. Objetivando contemplar a proposta, foram efetivadas vinte e quatro aulas; tais intervenções caracterizaram-se por um viés interdisciplinar coadunando-se a atividades de caráter experimental. A experiência docente desenvolvida no estágio encontrou na interdisciplinaridade uma metodologia capaz de abranger a temática da água conectando conteúdos de diferentes disciplinas, exigindo da licencianda buscar e planejar recursos didáticos criativos e adequados para a organização das atividades e para a formulação de situações de aprendizagem. Além disso, recorreu-se à ferramenta da experimentação com o propósito de reproduzir, em sala de aula, um ambiente de Ciência, no qual, se pretendeu uma aproximação com os conceitos relacionados à água e sua biodiversidade, assim como, percebeu-se uma conscientização sobre a temática ambiental.

Palavras-chave: Ensino. Biodiversidade. Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Naira de Fátima Lopes de Freitas, Universidade Federal do Pampa - Unipampa

Graduanda em Ciências Exatas pela Universidade Federal do Pampa - Unipampa.

 

Denise Rosa Medeiros, Universidade Federal do Pampa -  Unipampa

Mestre em Ensino de Ciências pela Univ. Federal do Pampa -  Unipampa. Professora da rede Básica de Ensino do município de Caçapava do Sul -RS.

Mara Elisângela Jappe Goi, Universidade Federal do Pampa – Unipampa

Doutora em Educação pela Univ. Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Professora da Universidade Federal do Pampa – Unipampa. Professora dos programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Unipampa e do Programa em Educação em Ciências da UFRGS.

Referências

ARCE, Alessandra; SILVA, Debora. A. S. M. da; VAROTTO, Michele. Ensinando ciências na educação infantil. Campinas: Alínea, 2011.

BARTZIK, Franciele; ZANDER, Leisa Daniele. A importância das aulas práticas de ciências no ensino fundamental. Revista @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v.4, n. 8, p. 31-38, maio/ago. 2016.

BORGES, Antônio Tarciso. Novos rumos para o laboratório escolar de ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 19, n. 3, p. 291-313, 2002.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros curriculares nacionais. Brasília: Ministério da Educação, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2017.

CASTRO, Rafael Gil de; MOTOKANE, Marcelo Tadeu. A alfabetização científica e o ensino por investigação como pressupostos teórico-metodológicos para a elaboração de uma sequência de uma sequência didática investigativa sobre biodiversidade. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 11., 2017, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: UFSC, 2017. p. 1-10.

CASACA, Bruno de Matos. Importância do estudo da biodiversidade: concepção de estudantes finalistas do ensino médio. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 12., 2015, Curitiba. Anais [...]. Curitiba: PUCPR, 2015. p. 1-13.

CHASSOT, Attico. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. Ijuí: Editora Unijuí, 2000.

DRIVER, Rosalind et al. Construindo conhecimento científico na sala de aula. Química Nova na Escola, São Paulo, n. 9, p. 31-40, maio 1999.

FAZENDA, Ivani. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia. 6. ed. São Paulo: Edições Loyola: 1979.

FAZENDA, Ivani. A Interdisciplinaridade: um projeto em parceria. São Paulo: Loyola,1993

FAZENDA, Ivani. Interdisciplinaridade: qual o sentido? São Paulo: Paulus, 2006.

FAZENDA, Ivani. O que é Interdisciplinaridade? São Paulo: Cortez, 2008.

FOUREZ, Gerard. Approches didatiques de línterdiscipolinarité. Bruxelas: Deboeck Université, 2002.

FOUREZ, Gerard. A crise no ensino de ciências. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre v. 8, n. 2, p. 109-123, 2003.

FREIRE, Paulo. Educação “bancária” e educação libertadora. In: PATTO, Maria Helena S. (org.). Introdução à psicologia escolar. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1997. p. 61-78.

FRIGOTTO, Gaudêncio. A interdisciplinaridade como necessidade e como problema nas ciências sociais. In: JANTSCH, Ari. Paulo.; BIANCHETTI, Lucidio. (orgs). Interdisciplinaridade: para além da filosofia do sujeito. Petrópolis: Vozes, 1995. p.1-204.

GASPARIN, João Luis. Uma didática para a pedagogia histórico-crítica. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2002.

GHEDIN Evandro; OLIVEIRA, Elisângela S.; ALMEIDA, Whasgthon. Estágio com pesquisa. São Paulo: Cortez, 2015.

GÓMEZ Al Pérez; SACRISTÁN, Gimeno. Compreender e transformar o ensino. Artmed: Porto Alegre, 2007.

GRASSI, M. T. Águas no planeta Terra. Cadernos Temáticos de Química Nova na Escola, São Paulo p. 31-40, maio 2001. Edição especial.

JAPIASSU, Hilton. Ciências: questões impertinentes. São Paulo: Ideias & Letras, 2011.

LENOIR, Yves. Didática e Interdisciplinaridade: uma complementaridade necessária e incontornável. In: FAZENDA, Ivani (org.). Didática e Interdisciplinaridade. Campinas: Papirus, 2005. p. 1-195.

LÜCK, Heloisa. Pedagogia interdisciplinar: fundamentos teórico-metodológicos. Petrópolis: Vozes, 1994.

MOREIRA, Ana Lúcia Olivo Rosa et al. Biodiversidade na realidade escolar – Investigação da prática docente no ensino fundamental. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM

EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 6., 2003, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: [s.n.], 2003. p. 1-9.

MOTOKANE, Marcelo Tadeu. Sequências Didáticas Investigativas e Argumentação no Ensino de Ecologia. Educ. Ciênc., Belo Horizonte, v. 17, p.115-138, 2015. Número especial.

PIMENTA, Selma Garrido. Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999.

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2005.

SANTOS, Cesar Sátiro. Ensino de ciências: abordagem histórico-crítica. Campinas: Autores Associados, 2005.

SASSERON, Lúcia Helena; CARVALHO, Ana Maria Pessoa. Alfabetização científica: uma revisão bibliográfica. Investigações em Ensino de Ciências, São Paulo: USP, v. 16, n. 1, p. 59-77, 2011.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 4. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2010.

THIESEN, Joarez da Silva. A Interdisciplinaridade como movimento de articulação no processo ensino-aprendizagem. PerCursos, Florianópolis, v.8, n.1, p. 87-102, jan./jun. 2008.

Downloads

Publicado

2021-01-28

Como Citar

DE FÁTIMA LOPES DE FREITAS, Naira; ROSA MEDEIROS, Denise; ELISÂNGELA JAPPE GOI, Mara. A prática docente efetivada na perspectiva da experimentação e da interdisciplinaridade através da temática água e sua biodiversidade em aulas para o Ensino Fundamental. PerCursos, Florianópolis, v. 21, n. 47, p. 250–276, 2021. DOI: 10.5965/1984724621472020250. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/percursos/article/view/17491. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua