O coração vulnerável: a masculinidade negra do sujeito periférico brasileiro cantada pelos Racionais MC’s, em Jesus Chorou

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984724621462020162

Resumo

Expressões artísticas como o rap são capazes de ecoar as mais distintas vozes que se interseccionam na sociedade e permitem trazer à arena discursiva inúmeras questões sociais candentes. A canção Jesus chorou, do grupo Racionais MC’s foi empregada neste estudo visando a uma análise social crítica, na medida em que narra complexos contextos do cotidiano de brasileiros vulnerabilizados e historicamente marginalizados e/ou compreendidos de maneira demasiadamente reducionista sob um olhar “estrangeiro”. A partir da divisão da canção em cinco partes, adotou-se uma contextualização endoperspectivada dos ambientes trazidos nas metáforas dos versos compostos por Mano Brown. A análise salienta a figura do homem negro periférico em termos do seu sofrimento psíquico derivado de uma estruturação socioeconômica, cultural e histórica excludente, além da questão da masculinidade e emocionalidade negra na sua construção identitária e no seu desenvolvimento social e familiar. Problematizações acerca desses lugares ocupados pelo homem negro periférico são endereçadas ao longo do estudo, reforçando a narrativa poética do rap como recurso potente de visibilidade, resistência e autoria coletiva.

Palavras-chave: Racismo. Masculinidade. Periferias. Racionais MC’s. Rap (Música).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ronan da Silva Parreira Gaia, Universidade de São Paulo - USP

Mestrando em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Psiquiátrica da EERP/USP.

Alice da Silva Vitória, Universidade Federal de Viçosa – UFV

Licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Viçosa – UFV. Especialista em Ensino de História da África pelo Colégio Pedro II.

.

Cristina Aparecida Silva, Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP

Licenciada em Pedagogia pela Univ. de Ribeirão Preto - UNAERP. Especialista em Ed. Especial e Inclusiva pela Faculdade de Educação São Luís.

Fabio Scorsolini-Comin , Universidade de São Paulo - USP

Doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo - USP. Profesor da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Univ. de São Paulo –USP.

Downloads

Publicado

2020-10-19

Como Citar

DA SILVA PARREIRA GAIA, Ronan; DA SILVA VITÓRIA, Alice; APARECIDA SILVA, Cristina; SCORSOLINI-COMIN , Fabio. O coração vulnerável: a masculinidade negra do sujeito periférico brasileiro cantada pelos Racionais MC’s, em Jesus Chorou. PerCursos, Florianópolis, v. 21, n. 46, p. 162–189, 2020. DOI: 10.5965/1984724621462020162. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/percursos/article/view/17306. Acesso em: 28 mar. 2024.