Geografia eleitoral no norte central do estado do Paraná: poder local e coronelismo

Autores

  • Pedro Henrique Carnevalli Fernandes Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP
  • Guilherme Ferrari Oliveira Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984724621462020190

Resumo

No Brasil, os holofotes sobre a política nunca estiveram tão intensos. Igualmente intensos, estão a desconfiança da população, a comprovação dos casos de corrupção e o negligenciar da vida pública e do espaço público. Por isso, o objetivo principal deste artigo é refletir acerca da Geografia Eleitoral nos municípios do Norte Central do Estado do Paraná, demonstrando o poder local e o coronelismo, sobretudo nas pequenas cidades. Assim, o artigo pretende desmitificar que o coronelismo e a centralização política personificada em indivíduos ou famílias são características de áreas e regiões menos desenvolvidas. Para isso, o estudo, que ocorre na região Norte Central do Estado do Paraná, composta por 79 municípios, foi realizado por meio de levantamento bibliográfico e de dados secundários dos municípios da região, levantamento de dados eleitorais, entre 1947 e 2016, produção de material cartográfico e a realização da redação final deste artigo. Os resultados mostraram que a realidade apresentada atinge com maior intensidade algumas localidades, mas, como tendência, observa-se que as localidades da região Norte do Estado do Paraná, de forma geral, são atingidas igualmente pelo mesmo processo de poder local centralizado e pelo coronelismo.

Palavras-chave: Geografia política. Eleições – Paraná – História. Coronelismo no Norte do Paraná.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Henrique Carnevalli Fernandes , Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP

Doutor em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá - UEM. Professor da Universidade Estadual do Norte do Paraná -UENP. Editor Associado da Revista Geoingá.

Guilherme Ferrari Oliveira , Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP

Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP. Professor da rede estadual e particular de ensino.

Downloads

Publicado

2020-10-19

Como Citar

CARNEVALLI FERNANDES , Pedro Henrique; FERRARI OLIVEIRA , Guilherme. Geografia eleitoral no norte central do estado do Paraná: poder local e coronelismo. PerCursos, Florianópolis, v. 21, n. 46, p. 190–216, 2020. DOI: 10.5965/1984724621462020190. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/percursos/article/view/15725. Acesso em: 20 abr. 2024.