Formação do professor de geografia na produção do material didático sobre o território goiano
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984724621462020301Resumo
Na formação do professor, os conhecimentos em Didática constituem pilar importante às ações acadêmicas a respeito desse campo e são capazes de ampliar as teorias, atualizar conceitos, estabelecer críticas às formulações incompatíveis com os contextos escolares, além de orientar as práticas de ensino específicas dos seus conteúdos. Nessa perspectiva, a discussão deste artigo emerge do projeto “Conteúdos Geográficos nas escalas local/regional no contexto do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)”, na Universidade Federal de Goiás, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O objetivo é relacionar as potencialidades da investigação crítico-colaborativa na formação dos professores de Geografia e na produção do material didático sobre a relação cidade-campo em Goiás. Como metodologia, privilegiou-se a colaboração entre pesquisadores, professores e estudantes de Geografia para transformar o mundo da prática. Nessa investigação, a voz e a perspectiva dos sujeitos envolvidos são consideradas como parte da investigação e contribuem para a produção do conhecimento ao longo do processo. Nesse contexto, a elaboração do material didático envolveu as etapas de: definição do tema por meio de problematizações; investigação sobre a produção científica do conteúdo; recontextualização do conhecimento para a escala regional e para os objetivos escolares; experimentação e avaliação do material no Ensino Médio. A pesquisa colaborativa efetivou-se na produção didática sobre a relação cidade-campo em Goiás e, nesse conjunto de ações, permitiu-se aos participantes um conhecimento mais autoral no próprio processo de formação inicial e continuada e o desenvolvimento de metodologias com o protagonismo dos sujeitos.
Palavras-chave: Professores de geografia. Ensino - Metodologia. Professores - formação. Didática. Metodologias de ensino.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença