Formação do professor de geografia na produção do material didático sobre o território goiano

Autores

  • Lana de Souza Cavalcanti Universidade Federal de Goiás- UFG
  • Marquiana de Freitas Vilas Boas Gomes Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO
  • Vanilton Camilo de Souza Universidade Federal de Goiás - UFG

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984724621462020301

Resumo

Na formação do professor, os conhecimentos em Didática constituem pilar importante às ações acadêmicas a respeito desse campo e são capazes de ampliar as teorias, atualizar conceitos, estabelecer críticas às formulações incompatíveis com os contextos escolares, além de orientar as práticas de ensino específicas dos seus conteúdos. Nessa perspectiva, a discussão deste artigo emerge do projeto “Conteúdos Geográficos nas escalas local/regional no contexto do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)”, na Universidade Federal de Goiás, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O objetivo é relacionar as potencialidades da investigação crítico-colaborativa na formação dos professores de Geografia e na produção do material didático sobre a relação cidade-campo em Goiás. Como metodologia, privilegiou-se a colaboração entre pesquisadores, professores e estudantes de Geografia para transformar o mundo da prática. Nessa investigação, a voz e a perspectiva dos sujeitos envolvidos são consideradas como parte da investigação e contribuem para a produção do conhecimento ao longo do processo. Nesse contexto, a elaboração do material didático envolveu as etapas de: definição do tema por meio de problematizações; investigação sobre a produção científica do conteúdo; recontextualização do conhecimento para a escala regional e para os objetivos escolares; experimentação e avaliação do material no Ensino Médio. A pesquisa colaborativa efetivou-se na produção didática sobre a relação cidade-campo em Goiás e, nesse conjunto de ações, permitiu-se aos participantes um conhecimento mais autoral no próprio processo de formação inicial e continuada e o desenvolvimento de metodologias com o protagonismo dos sujeitos.

Palavras-chave: Professores de geografia. Ensino - Metodologia. Professores - formação. Didática. Metodologias de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lana de Souza Cavalcanti , Universidade Federal de Goiás- UFG

Doutora em Geografia pela Universidade de São Paulo - USP. Pós-doutora em Geografia pela Universidade Complutense de Madrid/Espanha. Professora da Universidade Federal de Goiás- UFG.

Marquiana de Freitas Vilas Boas Gomes , Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

Doutora em Geografia pela Universidade Estadual Paulista – UNESP. Pós-doutora em Geografia pela UFG. Professora Associada pela Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO.

 

Vanilton Camilo de Souza , Universidade Federal de Goiás - UFG

Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Goiás - UFG. Professor da Universidade Federal de Goiás-UFG. Pós-doutor em Geografia pela USP.

Downloads

Publicado

2020-10-19

Como Citar

DE SOUZA CAVALCANTI , Lana; DE FREITAS VILAS BOAS GOMES , Marquiana; CAMILO DE SOUZA , Vanilton. Formação do professor de geografia na produção do material didático sobre o território goiano. PerCursos, Florianópolis, v. 21, n. 46, p. 301–325, 2020. DOI: 10.5965/1984724621462020301. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/percursos/article/view/15678. Acesso em: 29 mar. 2024.