<p align="justify">Vinte  Anos de Discussão e Implantação da Proposta Curricular de Santa Catarina na Rede de Ensino: desafios para um currículo de base histórico-cultural<br>Twenty Years Elaborating and Implementing the Curricular Plan of Santa Catarina State's Learning Network: challenges for a curriculum with an historical-cultural base

Autores

  • Juares da Silva Thiesen USJ

Resumo

A pesquisa na qual se inscreve este artigo tem por objetivo caracterizar o processo de elaboração e implementação da Proposta Curricular para o ensino de Santa Catarina. Trata-se de uma trajetória iniciada em 1988, por um grupo de educadores que teve a tarefa de elaborar, sistematizar e disseminar essa proposta para implementação nas escolas de Educação Básica do estado. O estudo sobre esse importante processo está sendo desenvolvido por intermédio da análise de documentos e da aplicação de instrumentos de coleta de dados empíricos (entrevistas semi-estruturadas), o que envolve educadores e profissionais da Secretaria de Estado da Educação. Como objetivos específicos, a pesquisa trata de três aspectos dessa trajetória que envolve aproximadamente 1.400 escolas e cerca de 40.000 professores, em 193 municípios do estado. O primeiro contextualiza o período vivenciado pela rede de ensino nas etapas de organização, discussão, sistematização, socialização, capacitação e aplicação da proposta na prática docente. O segundo identifica aspectos da percepção que os próprios educadores que atuam na rede construíram ao longo dos anos sobre a Proposta Curricular. O terceiro objetivo específico aponta alguns resultados evidenciados no campo da aprendizagem e da formação dos professores no período. O texto do artigo traz apenas os resultados do primeiro objetivo. Ele descreve aspectos das diferentes etapas do processo de elaboração da proposta ao longo desses 20 anos.

Palavras-Chave: Currículo, educação básica, conhecimento, Políticas públicas.

Abstract: This article is inserted in a research that has the objective of characterizing the process of elaborating and implementing the Curricular Proposal of Santa Catarina State. This process was started in 1988 by a group of educators that have elaborated, systematized and shared the Proposal, for implementing it in Basic Education schools in this State. The study about this important process is being developed by analyzing documents and applying instruments for collecting empirical data (interviews partially-structured), involving educators and professionals from Secretaria de Estado da Educação (Education Secretariat of State). This research is about three specific aims that are three aspects of this process involving approximately 1400 schools, near 40000 professors in 193 cities in the State. The first aim contextualizes the whole period experienced by the Learning Network at the phases of organizing, discussing, systematizing, socializing, training and applying the Proposal in the teaching practice. The second one identifies some aspects of the idea that the educators working at this Network were constructing during years about Curricular Proposal. The third specific objective shows some results evidenced at learning and professors’ training fields during this period. The text of this article brings the results of only the first objective. It describes some points of different phases of the Proposal elaboration process during the last 20 years.

Keywords: Curriculum, basic education, knowledge, public policies.

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Biografia do Autor

Juares da Silva Thiesen, USJ

Doutor em Educação pelo Instituto Central de Ciências Pedagógicas (ICCP) de Havana, em Cuba, com revalidação do título pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É professor do Centro Universitário Municipal de São José (USJ).

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Publicado

2008-12-19

Como Citar

DA SILVA THIESEN, Juares. <p align="justify">Vinte  Anos de Discussão e Implantação da Proposta Curricular de Santa Catarina na Rede de Ensino: desafios para um currículo de base histórico-cultural<br>Twenty Years Elaborating and Implementing the Curricular Plan of Santa Catarina State’s Learning Network: challenges for a curriculum with an historical-cultural base. PerCursos, Florianópolis, v. 8, n. 2, 2008. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/percursos/article/view/1556. Acesso em: 20 dez. 2024.

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