Socialização: modelo de inclusão ou modelo de interação?<br>Socialisation: modéle de I' Inculcation ou Modéle de I' Interaction?
Resumo
Este texto se propõe a discutir a noção de socialização, que integra a linguagem comum de educadores e dos programas de formação. Essa noção tem incontestavelmente um sentido mais extenso nas ciências humanas. Seja qual for a disciplina de base (Psicologia, Sociologia, Antropologia...), não se pode ignorar as primeiras socializações da criança no centro da família e seu papel constitutivo das personalidades individuais. Assim, pode-se distinguir socializações primárias de socializações secundárias, ampliando o sentido até se vislumbrar as socializações profissionais. A socialização se estende, portanto, como um processo geral que engloba toda a vida humana e constitui os seres humanos como seres sociais. Procuraremos demonstrar, ainda que brevemente, que enquanto as concepções clássicas de socialização enfatizam a imposição de normas e de valores, as concepções contemporâneas insistem na construção do ser social e de sua identidade, através de múltiplas “negociações” com o seu entorno.
Palavras-chave: Socialização, educação, escola, experiência, “ofício” de aluno.
Résumé: Ce texte se propose de discuter la notion de socialisation qui fait partie du langage commun des éducateurs et des programmes de formation. Incontestablement, cette notion a une signification plus étendue em sciences humaines. Quelle que soit la discipline de base (psychologie, sociologie, antropologie...), on ne peut ignorer les premières socialisations au sein de la famille et leur role dans la constitution des personnalités des individus. Ainsi, on peut distinguer des socialisations primaires et des socialisations secondaires, et l’ on étend la signification jusqu’ aux socialisations professionnelles. La socialisation s’ entend, par conséquent, comme um processus general qui englobe toute la vie humaine et qui constitue les êtres humains comme êtres sociaux. Nous cherchons brièvement à montrer que les conceptions classiques de la socialisation mettent em évidence l’ impositon de normes et de valeurs, alors que les conceptions contemporaines insistent sur la construction de l’ être social et de son identité à travers de multiples << négociations>> avec son entourage.
Des Mots Clés: Socialisation, éducation, école, expérience, “métier d’ eleve”.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença