Chamada de textos para dossiê 2026 "Nossos corpos também são pátria. Artes, territórios e corporeidade”

02-04-2025

                                                                                                                  Os Nossos Corpos Acelerados I  -  Arte de @ Esgar Acelerado, 2025.

 

A Revista PerCursos - Faed/Udesc receberá para análise, até 07/09/2025, artigos, resenhas, entrevistas e traduções de artigos inéditos para língua portuguesa relacionadas à temática do dossiê “Nossos corpos também são pátria. Artes, territórios e corporeidade”.

Este dossiê tem por objetivo reunir artigos, entrevistas, resenhas e traduções que abordem o campo da política de gênero e das práticas corporais, com ênfase nas múltiplas conceituações de fronteiras, sejam elas geográficas, identitárias, anatômicas ou outras, reconhecendo a complexidade e a diversidade de sentidos que esse conceito pode abranger. Se nos reportarmos a Anzaldúa (2012), veremos que fronteiras não são apenas barreiras físicas ou geográficas, mas também culturais, psicológicas e sociais, habitadas por aqueles que desafiam as normas estabelecidas, como os “atravessados”, aqueles que estão à margem, fora do que é considerado normativo ou aceitável.

Considerando que os corpos são políticos, convidamos pesquisas que se dediquem a análises e abordagens que visam avançar o entendimento científico das lógicas emergentes que englobam artivismo, resistência, reivindicações de identidade e confrontos com a desigualdade social. Nosso intuito com este dossiê é analisar manifestações em diversas fronteiras – de corpos, identidades, gêneros, nacionalidades – para explorar as diferenças e possibilidades de ação na esfera pública. O objetivo é observar práticas dentro de contextos sociais, culturais, políticos e pessoais específicos que busquem transformar esses espaços, muitas vezes por meio do uso do próprio corpo.

Convidamos artigos que abordem, mas não se limitem, aos seguintes temas: corpos deslocados e migrações; corpos e espaços de resistência política; corpos trangressores na arte; artivismo corporal contemporâneo: fronteiras sociais e políticas; moda e afirmação de identidades; a interseção de corpo e música; e representações de gênero e corpo no cinema.

Este dossiê é multidisciplinar, convidando contribuições de uma ampla gama de campos acadêmicos, incluindo sociologia da cultura e artes, antropologia, história da arte, geografia, psicologia, estudos culturais, estudos de mídia, política, moda, linguística, design, cinema, música e cultura visual.

O dossiê integrará a edição do ano de 2026 e será organizado pelos professores Júlia de Almeida Mello (Universidade Federal do Espírito Santo), Paula Guerra (Universidade do Porto, Portugal), Voica Pușcașiu (Babeș-Bolyai University, Romênia) e Angels Bronsoms (Universidade Autónoma de Barcelona)

 

As normas para submissão estão disponíveis na página eletrônica da revista: 

https://www.revistas.udesc.br/index.php/percursos/about/submissions