Chamada de textos para dossiê 2024 “Canção popular, mercado musical e política no Brasil do século XXI"

2023-06-07

A Revista PerCursos -  Faed/Udesc receberá  para análise, até 15/02/2024, artigos, resenhas, entrevistas e traduções de artigos inéditos para língua portuguesa  relacionadas à temática do dossiê “Canção popular, mercado musical e política no Brasil do século XXI”

Fruto por excelência do século XX, a música popular, sobretudo a canção, alcançou uma relevância inquestionável no panorama artístico-cultural e político da sociedade brasileira, sendo elevada ao status de intérprete do Brasil e não raras vezes associada ao ideário de uma modernização progressista de país. No limite conciliador, tal ideário se fragiliza sob o processo de mundialização da cultura e sob a emergência dos novos movimentos sociais e das identidades fragmentárias, que reivindicam a afirmação da diferença na diversidade. Nesse contexto em que a nação já não centraliza a organização simbólica do social, de que problemáticas se ocupa a canção no Brasil do século XXI? Que fatores técnicos, mercadológicos, sociais e ideológicos a condicionam? De que modo sua própria forma, sonoridade e linguagem expressam mudanças e crises de nossa contemporaneidade? De que estratégias se valem os seus múltiplos agentes? E em que medida a nossa herança musical reverbera em interpretações sobre o Brasil na canção recente de músicos consagrados ou na canção de músicos que despontaram neste século?

Interdisciplinar, este dossiê convida pesquisadoras(es) da grande área das Humanidades a submeter artigos que dialoguem com essas questões, seja através de um enfoque amplo ou específico. São bem-vindas, por exemplo, propostas que tratem de canções e/ou álbuns lançados nas últimas duas décadas; carreiras e/ou trajetórias musicais no século XXI; cenas musicais e as suas relações com o espaço urbano; canção, pautas identitárias e/ou marcadores sociais da diferença; canção em protestos políticos; canção brasileira no mercado global; empreendedorismo musical na era digital; políticas culturais e música popular; músicos e pandemia da Covid-19.

Interessa-nos, assim, acolher e divulgar resultados de pesquisa em que esses e outros assuntos e abordagens analíticas possam contribuir para a compreensão de transformações históricas e socioculturais pelas quais tem passado a sociedade brasileira do início do século XXI até os nossos dias. Registramos, portanto, nosso intuito de somar reflexões sobre cultura e política no Brasil do tempo presente, caracterizado, dentre outros fatores, pela relativa ascensão social e simbólica das minorias, por políticas públicas não obstante o ideário neoliberal, pelo refluxo do processo democrático e a ascensão da extrema-direita.

O dossiê integrará a edição do ano de 2024 e será organizado pelos professores Sheyla Castro Diniz (Universidade de São Paulo – USP) e  Lucas Marcelo Tomaz de Souza (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB).

 

As normas para submissão estão disponíveis na página eletrônica da revista:  

https://www.revistas.udesc.br/index.php/percursos/about/submissions