Prorrogado prazo para submissões de textos para dossiê 2024 “As intelectualidades negras na compreensão do Brasil" - 24/09/2023

2023-04-04

A Revista PerCursos -  Faed/Udesc receberá  para análise, até 24/09/2023, artigos, resenhas, entrevistas e traduções de artigos inéditos para língua portuguesa  relacionadas à temática do dossiê “As intelectualidades negras na compreensão do Brasil”

Nos últimos 20 anos, vemos um número crescente de políticas públicas antirracistas no Brasil, quais sejam: a inserção de história e cultura afro-brasileira, africana e indígena no ensino básico; a exigência do ensino de relações étnico-raciais nos planos político-pedagógicos no ensino superior; a política de cotas étnico-raciais, e recentemente um pacote de políticas para igualdade racial. Estas ações têm contribuído para visibilizar produções de intelectuais negras/os, em especial nas ciências humanas e sociais, em que as interlocuções devem ser ampliadas. Partimos da pluriversalidade, do reconhecimento de que a realidade social é diversa, porém saberes oriundos de lutas sociais e de (r)existências dos movimentos negros costumam ser colocados em condição de subalternidade. Por isto propomos um espaço de compreensão sobre o Brasil a partir das intelectualidades negras.

A proposta convida a todas/os/es que pensem o Brasil a partir de diferentes áreas e matrizes teóricas como a interseccionalidade, o feminismo negro estadunidense e brasileiro, o pensamento afrodiaspórico e diversos intelectuais negras/os. Isso é simbolizado no autorretrato de Arthur Timótheo da Costa, um de tantos artistas negros invisibilizados na história, que em sua escrevivência se retratou enquanto sujeito que existe. O tema encontra sua pertinência no significativo aumento do reconhecimento e valorização de uma produção negra enquanto intérpretes da realidade brasileira, seja pelo aumento na circulação desse conhecimento gerado, seja pelo fortalecimento constante do movimento de enfrentamento do racismo institucional e estrutural que perpassa nossa sociedade. Assim, um dossiê para visibilizar pesquisas com referências e produções das intelectualidades negras na compreensão do Brasil é uma ótima oportunidade para contribuir no fortalecimento de espaços plurais e antirracistas, sobretudo quando tais discussões têm alcançado maior repercussão nacional e internacional, como sempre deveria ter sido.

O dossiê integrará a edição do ano de 2024 e será organizado pelos professores Fernanda Oliveira (Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS), Marília Passos Apoliano Gomes (Universidade Federal do Piauí - UFPI) e Bruno Ferreira Freire Andrade Lira (Universidade de Pernambuco - UPE).

 

As normas para submissão estão disponíveis na página eletrônica da revista:  

https://www.revistas.udesc.br/index.php/percursos/about/submissions