“Transporte aos quadradinhos”: O chão como espaço de montagem nos trabalhos de Armanda Duarte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234609172017004

Palavras-chave:

Arte contemporânea, Montagem, Coleção, Exposição, Instalação

Resumo

O artigo aborda um conjunto de cinco instalações da artista Armanda Duarte. A reflexão explora o modo como a artista contrapõe o caráter efêmero dos trabalhos e a precariedade de seus materiais com um rigor geométrico ou matemático. As operações de medição e deslocamento articuladas no trabalho, assim como a adoção do chão como espaço de apresentação são questões abordadas no texto, destacando sua vulnerabilidade e a adesão a uma montagem reversível e aberta. O artigo situa o pertencimento deste conjunto de instalações a uma coleção particular em comodato no Museu de Arte Contemporânea da Fundação de Serralves, em Portugal e as diferentes situações de exposição realizadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Maria Dias, Universidade Federal do Espírito Santo

Artista e pesquisadora. Professora Adjunta do Departamento de Artes Visuais da Universidade Federal do Espírito Santo. Doutora em Arte Contemporânea pelo Colégio das Artes da Universidade de Coimbra (pesquisa desenvolvida com bolsa Capes de Doutorado Pleno no Exterior 2012-15), Mestre em Poéticas Visuais (UFRGS) e Bacharel em Artes Plásticas (UDESC).

Referências

Ponge, Fancis. Alguns poemas. Lisboa: Cotovia, 1996.

Antelo, Raúl. “Arquivo: morte e linguagem” (Palestra na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 29 nov. 2005. Acesso 10 jan 2015. http://www.onetti.cce.ufsc.br/simposio/textosinvitados/raul/raul5.pdf

Bartholomeu, Cezar (org). “Dossiê Warburg” e Giorgio Agamben “Aby Warburg e a ciência sem nome” Arte & Ensaios n.19 (2009), 118-143.

Benjamin, Walter. “Pintura e Desenho. Sobre a Pintura ou Sinal e Mancha” in Molder, Maria Filome¬na. Matérias sensíveis. Lisboa: Relógio D ́Água, 1999, 11-17.

Benjamin, Walter. Passagens. Belo Horizonte: UFMJ; São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2007.

Bois, Yve-Alain; Krauss, Rosalind. L’informe, mode d’emploi. Paris: Centre Pom-pidou, 1996.

Dias, Aline. “Porto, também no ano da cabra”, Homeless Monalisa (2015), acesso 16 mar. 2015, http://homelessmonalisa.com/obra/porto-tambem-no-ano-da-cabra/Didi-Huberman, Georges. Atlas ou A Gaia Ciencia Inquieta. Lisboa: KKYM+E-AUM, 2013.

Fernandes, Francisco Vaz. “Armanda Duarte: Combinações e jogos”, Pure, n.1 (2008).

Groys, Boris. “Sobre o colecionismo na época moderna”, in: Dávila, Mela (org.) Onnasch: aspects of contemporary art / aspectos da arte contemporânea. Barcelona: Museu d’Art Contemporani de Barcelona; Porto: Fundação de Serralves, 2001.

Guerreiro, António. “Aby Warburg e os arquivos da memória”, Enciclopédia e Hipertexto, acesso 12 fev. 2015, http://www.educ.fc.ul.pt/hyper/resources/aguerrei-ro-pwarburg/.

Hargreaves, Manuela, Colecionismo e Mercado de Arte em Portugal, O Territó-rio e o Mapa. Porto: Edições Afrontamento, 2013.

Jürgens, Sandra Vieira. “A Colecção Ivo Martins na Culturgest” in Proximidades e Acessos. Porto: Culturgest, 2004.

Jürgens, Sandra Vieira. “Arquivo Contemporâneo” in 321 m2 – Trabalhos de uma colecção particular. Coimbra: Círculo de Artes Plásticas de Coimbra, 2001.

Krauss, Rosalind. La originalidad de la vanguardia y otros mitos modernos. Ma-drid: Alianza, 1996.

Martins, Ivo. Entrevista a Óscar Faria “Uma colecção é um ser vivo”, Público, abr. 2001.

Szeemann, Harald. “When atitudes become form” in Hegewisch, Katharina; Klu-ser, Bernd (org.). L ́Art de l ́Exposition, Une documentation sur trente expositions exemplaires du XXe siecle. Paris: Editions du Regard, 1998.

Tavares, Gonçalo M. “Breves notas sobre as ligações: Llansol, Molder e Zambra-no”. Florianópolis: UFSC, Casa da Palavra, 2010.

Vinçon, René. “Artifices d ́Exposition”. Paris: L ́Harmattan, 1999.

Downloads

Publicado

2017-04-30

Como Citar

DIAS, Aline Maria. “Transporte aos quadradinhos”: O chão como espaço de montagem nos trabalhos de Armanda Duarte. Palíndromo, Florianópolis, v. 9, n. 17, p. 04–24, 2017. DOI: 10.5965/2175234609172017004. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/9308. Acesso em: 20 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos