O Ensino Superior Artístico de Belas Artes: perspectivas e dilemas
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234609192017067Palavras-chave:
ensino superior de belas artes, ensino-aprendizagem, identidade profissional docente, perspetivas, dilemasResumo
Pensar o ensino superior artístico de belas artes atualmente é pensar as circunstâncias do contexto ecológico da formação dos estudantes e também na forma de trabalhar dos professores, tendo em conta as evidências resultantes quer do meio artístico, quer da sociedade atual, quer dos pressupostos enumerados pela política educativa vigente. Assim este artigo pretende refletir sobre as perspectivas de ensino-aprendizagem no ensino superior artístico de belas artes, através da percepção dos docentes, perspectivando o futuro. Este trabalho privilegia uma abordagem metodológica mista cujos objetivos passam por: compreender como os professores se percebem enquanto profissionais; que dilemas vivem atualmente e como perspectivam a formação no ensino superior artístico de belas artes. As conclusões emergentes do estudo evidenciam a necessidade de uma reforma curricular ensino superior artístico de belas artes, visando a inovação dos processos de formação.
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