Entre conceitos e metodologias: considerações sobre o ato de escrever uma dissertação

Autores

  • Fábio Salun UDESC - Discente

Palavras-chave:

metodologia , processo , pesquisa

Resumo

Apesar de ainda estar em processo de iniciar minha primeira dissertação busco por meio dessa reflexão fazer algumas considerações sobre o que venho passando e entendendo por uma pesquisa acadêmica. Pretendo me deter nos aspectos metodológicos da pesquisa, mas também em algumas outras questões que me parecem presentes durante o processo. Para concluir faço algumas considerações sobre o trabalho que venho fazendo e coloco a pesquisa como algo em aberto, que acontece no seu fazer e que exige do pesquisador uma relação intima com ela.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Salun, UDESC - Discente

Fábio Salun (1982), nasceu em São Paulo, artista plástico, fotográfo, pesquisador e professor. Em 2002 começa a desenolver uma pesuisa autoral em fotografia e a participar das primeiras exposições de arte, em 2004 inicia a gradução em Artes Visuais pela UNIVILLE (Joinville) onde também atuou como bolsista de extensão e realizou seu primeiro trabalho de iniciação científica sob a orientação da Profª Nadja de Carvalho Lamas.  Em 2009 fez alguns cursos sobre fotografia na escola do MAM (Museu de arte Moderna de São Paulo). Em 2012 conclui uma especialização em história da Arte e atualmente é mestrando em Teoria e História da Arte  pela UDESC sob a orientação da profª Rosangêla Cherem.  Ao longo desse tempo recebeu alguns prêmios entre eles o Prêmio Elisabete Anderle de Artes Visuais 2014, tem participado de exposições individuais e coletivas e de seminários de pesquisa por todo o país.

Referências

ALVES,-MAZOTTI, Alda Judith. “A revisão da bibliografia” em teses e dissertações : meus tipos inesquecíveis – o retorno. In BIACHETTI, L. & MACHADO, A. M. N. (orgs). A bússola do escrever. Florianópolis: Ed. Cortez & Editora da UFSC, 2006, páginas 25 a 44.

ARGAMBEM, Giorgio. Estâncias – a palavra e o fantasma na cultura ocidental. Tradu- ção de Selvino José Assmann. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007.

DURAS, Marguerite. ESCREVER. Tradução de Rubens Figueiredo. São Paulo: Ed. Roc- co, 1994, páginas 13 a 56.

FREITAS, Maria Ester de. Viver a tese é preciso. In: BIACHETTI, L. & MACHADO, A. M.

N. (orgs). A bússola do escrever. Florianópolis: Ed. Cortez & Editora da UFSC, 2006, páginas 215 a 226.

KERN, Keila. Marcel Brothaers, Museu de Arte Moderna, Departamento das Águias. IN: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27159/tde-16102014-094023/pt-br. php acessado em 05/05/2016.

MAKOWIECK, Sandra. Orientação: Porque Ele é Ele e Eu Sou Eu. In: CHREM, R. & MAKOVWIECK , S. (orgs). Os impreteríveis da pesquisa: considerações sobre o esta- do da pesquisa em/sobre artes no PPVAG/VEART/UDESC/. Florianópolis: Coan, 2014, páginas 164 a 175.

ZAMBONI, Silvio. A pesquisa em arte: um paralelo entre arte e ciência. 3ª ed. Campi- nas, SP: Autores Associados, 2006.

Downloads

Publicado

2016-10-10

Como Citar

SALUN, Fábio. Entre conceitos e metodologias: considerações sobre o ato de escrever uma dissertação. Palíndromo, Florianópolis, v. 8, n. 16, p. 101–109, 2016. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/8016. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.