Espaços de Contemplação e Beleza: a figura ensimesmada em pinturas de Pedro Weingärtner

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234617412025e0004

Palavras-chave:

Pedro Weingärtner, coleção Collaço Paulo, pintura de gênero, pintura de ensimesmamento, categoria estética do belo

Resumo

Partindo dos estudos de pinturas do artista Pedro Weingärtner da coleção Collaço Paulo, propõe-se uma reflexão sobre a beleza. Primeiramente apresenta-se aspectos da vida e obra do artista, pensando-o em relação aos movimentos artísticos de seus contemporâneos e com os quais dialogou, especialmente o Naturalismo. Em seguida, discorre-se sobre as características do gênero artístico no qual o artista mais se distinguiu: a pintura de gênero ou de costumes, vista numa série de pinturas cujo tema é a vida dos camponeses da cidade de Anticoli Corrado, na Itália. Esta localidade atraiu muitos artistas no começo do século XX, em busca de um tipo particular de beleza natural e cotidiana. Parte-se, então, para identificar e definir a pintura de ensimesmamento, conceito cunhado pelo historiador da arte Michael Fried, para descrever uma espécie de atitude de absorção, de recolhimento em si mesmo. Em diversas pinturas de Weingärtner é possível observar essa qualidade nas figuras apresentadas. Muito especificamente em Ceifa, de 1907, observa-se uma figura sentada de costas, que parece contemplar a cena de colheita em Anticoli. Esse espectador dentro da obra espelha o espectador contemporâneo num convite a uma atitude de contemplação da beleza da cena em que a experiência do tempo fica suspensa.

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Biografia do Autor

Camilla Aquino, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestra em Artes Visuais na linha de Teoria e História da Arte pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2024). Possui graduação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Positivo (2012) e graduação em História - Memória e Imagem pela Universidade Federal do Paraná (2020), com especializações em História Social da Arte (2015) pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e Metodologia do Ensino em Artes (2020) pela UNINTER.

Luana Maribele Wedekin, Universidade do Estado de Santa Catarina

Professora Associada na graduação em Design, no Departamento de Design do Centro de Artes da UDESC e no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV-UDESC), Linha de Teoria e História das Artes Visuais. Realizou Pós-doutorado na linha de Teoria e História da Arte no PPGAV/UDESC (2016); doutorado em Psicologia (UFSC, 2015); M.A. em História da Arte pelo The Courtauld Institute of Art (University of London, UK, 2013/2014); mestrado em Antropologia Social (UFSC, 2000); Especialização em Estudos Culturais (UFSC, 1997); graduação em Educação Artística Habilitação em Artes Plásticas (UDESC, 1993). Membro do Comitê Brasileiro de História da Arte (CBHA), membro da Anpap (Associação Nacional de Pesquisadores de Artes Plásticas) e membro da ABCA (Associação Brasileira de Críticos de Arte). Membro do grupo História da Arte: imagem- Acontecimento (PPGAV/UDESC) e do grupo "Montagem no discurso historiográfico artístico" (UnB). Editora da revista Palíndromo (PPGAV - UDESC).

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Publicado

24-05-2025

Como Citar

AQUINO, Camilla; MARIBELE WEDEKIN, Luana. Espaços de Contemplação e Beleza: a figura ensimesmada em pinturas de Pedro Weingärtner. Palíndromo, Florianópolis, v. 17, n. 41, p. 1–30, 2025. DOI: 10.5965/2175234617412025e0004. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/26615. Acesso em: 8 jun. 2025.

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