Espaços de Contemplação e Beleza: a figura ensimesmada em pinturas de Pedro Weingärtner
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234617412025e0004Palavras-chave:
Pedro Weingärtner, coleção Collaço Paulo, pintura de gênero, pintura de ensimesmamento, categoria estética do beloResumo
Partindo dos estudos de pinturas do artista Pedro Weingärtner da coleção Collaço Paulo, propõe-se uma reflexão sobre a beleza. Primeiramente apresenta-se aspectos da vida e obra do artista, pensando-o em relação aos movimentos artísticos de seus contemporâneos e com os quais dialogou, especialmente o Naturalismo. Em seguida, discorre-se sobre as características do gênero artístico no qual o artista mais se distinguiu: a pintura de gênero ou de costumes, vista numa série de pinturas cujo tema é a vida dos camponeses da cidade de Anticoli Corrado, na Itália. Esta localidade atraiu muitos artistas no começo do século XX, em busca de um tipo particular de beleza natural e cotidiana. Parte-se, então, para identificar e definir a pintura de ensimesmamento, conceito cunhado pelo historiador da arte Michael Fried, para descrever uma espécie de atitude de absorção, de recolhimento em si mesmo. Em diversas pinturas de Weingärtner é possível observar essa qualidade nas figuras apresentadas. Muito especificamente em Ceifa, de 1907, observa-se uma figura sentada de costas, que parece contemplar a cena de colheita em Anticoli. Esse espectador dentro da obra espelha o espectador contemporâneo num convite a uma atitude de contemplação da beleza da cena em que a experiência do tempo fica suspensa.
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