Editorial Dossiê

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234616402024e0001

Palavras-chave:

arte sonora

Resumo

O dossiê ESCUTAS: Processos, Proposições e Modulações do Sonoro reúne investigações, reflexões e propostas acerca de práticas, procedimentos e projetos co-implicados em diferentes contextos e situações entre escutas, saberes e a arte sonora. Propõe articular inflexões heterogêneas que atravessam e catalisam projetos artísticos em seus enredamentos midiáticos, envolvendo intersecções e/ou tramas entre o audível e o inaudível, entre proposições de escritas, escutas e modulações do sonoro. 

Partindo do pressuposto de que o sonoro pode ser articulado a partir de diferentes modos e/ou modulações de escutas, o dossiê convida a pensar sobre as seguintes questões: a escrita como proposição e a escuta como prática; modulações e escritas do intensivo vibrátil; ecologias e tecnologias do sonoro; articulações entre corpo, escrita, som; experiências de silêncio, silenciamento e contra-silenciamento; sentidos de ruído e práticas contextuais; materialidades do sonoro; modos de escuta, cuidado e clínica do sonoro; vozes do antropoceno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Raquel da Silva Stolf, Universidade do Estado de Santa Catarina

Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC

Artista e pesquisadora. Professora nos cursos de graduação e pós-graduação em Artes Visuais da UDESC. Doutorado (2011) e Mestrado (2002) em Artes Visuais pelo PPGAV/UFRGS, com Pós-Doutorado pelo PPGCA/UFF (2024). Suas proposições e projetos investigam processos de escrita, experiências de silêncio e situações de escuta. Coordena o programa de extensão Sala de Leitura | Sala de Escuta, no DAV/CEART/UDESC e o grupo de pesquisa Proposições artísticas contemporâneas e seus processos experimentais (UDESC/CNPq). Integra também os grupos de pesquisa Veículos da Arte (UFRGS/CNPq), SOMA – Som nas Artes (UFF/CNPq) e Pensamento Impresso (UFMG/CNPq).

www.raquelstolf.comhttps://anecoica.org.

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4855-7978

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5013920052280092

Email: raquel.stolf@gmail.com

 

Giuiano Obici, Universidade Federal Fluminense

Artista, pesquisador e professor na UFF e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes, possui doutorado pela USP e experiência internacional em instituições como a Technische Universität de Berlim. Seus trabalhos exploram a experimentação sonora, instalações audiovisuais e a relação entre tecnologia e arte. Diretor do SomaRumor: Encontro Latino Americano de Arte Sonora e do grupo de pesquisa SOMA - Som nas Artes (CNPQ/UFF). É autor do livro "Condição da Escuta" e já apresentou seus trabalhos em diversos festivais internacionais, como o Medialab Prado e o Wien Modern.

www.artes.uff.br/giulianobici  www.artes.uff.br/somarumor 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8206621049682279 

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-7998-4126

email: giuliano_obici@id.uff.br email@giulianobici.com

Downloads

Publicado

2024-11-28

Como Citar

STOLF, Maria Raquel da Silva; OBICI, Giuiano. Editorial Dossiê . Palíndromo, Florianópolis, v. 16, n. 40, p. 1–7, 2024. DOI: 10.5965/2175234616402024e0001. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/26558. Acesso em: 1 dez. 2024.