Proposição para uma auto-escuta: 3 movimentos para auto-escutar-se
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234616402024e0013Palavras-chave:
auto-escuta, proposição de escuta, escuta como práticaResumo
A escrita pode propor uma escuta, assim como uma escuta pode gerar escritas. Apresento uma escrita que partiu de uma auto-escuta e, agora, proponho outra escuta para o/a leitor/a. Esta proposição envolve uma auto-escuta que pode ser fisiológica, em busca dos sons do próprio corpo, como também uma escuta psicológica que vagueia pelos pensamentos à deriva. Essa auto-escuta também pode ser focal e global. Por mais que busquemos focar um som específico, nosso ouvido se abre para “planos” mais abertos seja estes internos ou externos a nós. Esta prática de escuta pode ser feita individualmente ou em grupo. Em grupo, pode-se discutir e compartilhar, após a auto-escuta, a experiência de cada pessoa. O que eu escutei que o outro também escutou? O que eu escutei que o outro não escutou? Como compartilhar minha auto-escuta? Por meio de uma nova escrita, um desenho, um rascunho?
Downloads
Referências
FERREIRA, Marina Mapurunga de Miranda. Reativação da escuta: práticas sonoras experimentais como estratégias para o ensino de som em cursos de cinema e audiovisual. 2022. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.11606/T.27.2022.tde-12012023-114758. Acesso em: 16 out. 2024.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2019.
HOOKS, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. Trad.
Marcelo Brandão Cipolla. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2017.
KELMAN, Ari Y. Rethinking the soundscape. The Senses and Society, Londres, v. 5. n. 2, pp. 212- 234, 2010.
MCCARTNEY, Andra. Soundwalking and improvisation. Improvisation, Community and Social Practice, 2010 (In Press).
NANCY, Jean-Luc. À Escuta. Trad. Fernanda Bernardo. Belo Horizonte: Edições Chão da Feira, 2014 [2002].
OLIVEROS, Pauline. Deep Listening: A Composer’s Sound Practice. New York, Lincoln, Shanghai: iUniverse, Inc, 2005.
STERNE, Jonathan. Afterword: Sound Pedagogy. In: BULL, Michael; BACK, Les (ed.). The Auditory Culture Reader. London and New York: Routledge, 2016.
WESTERKAMP, Hildegard. Soundwalking. In: CARLYLE, Angus. (ed). Autumn Leaves. Paris: Double Entendre, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Marina Mapurunga de Miranda Ferreira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade