Proposição para uma auto-escuta: 3 movimentos para auto-escutar-se

Autores

  • Marina Mapurunga de Miranda Ferreira UFRB/docente

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234616402024e0013

Palavras-chave:

auto-escuta, proposição de escuta, escuta como prática

Resumo

A escrita pode propor uma escuta, assim como uma escuta pode gerar escritas. Apresento uma escrita que partiu de uma auto-escuta e, agora, proponho outra escuta para o/a leitor/a. Esta proposição envolve uma auto-escuta que pode ser fisiológica, em busca dos sons do próprio corpo, como também uma escuta psicológica que vagueia pelos pensamentos à deriva. Essa auto-escuta também pode ser focal e global. Por mais que busquemos focar um som específico, nosso ouvido se abre para “planos” mais abertos seja estes internos ou externos a nós. Esta prática de escuta pode ser feita individualmente ou em grupo. Em grupo, pode-se discutir e compartilhar, após a auto-escuta, a experiência de cada pessoa. O que eu escutei que o outro também escutou? O que eu escutei que o outro não escutou? Como compartilhar minha auto-escuta? Por meio de uma nova escrita, um desenho, um rascunho?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

FERREIRA, Marina Mapurunga de Miranda. Reativação da escuta: práticas sonoras experimentais como estratégias para o ensino de som em cursos de cinema e audiovisual. 2022. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.11606/T.27.2022.tde-12012023-114758. Acesso em: 16 out. 2024.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2019.

HOOKS, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. Trad.

Marcelo Brandão Cipolla. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2017.

KELMAN, Ari Y. Rethinking the soundscape. The Senses and Society, Londres, v. 5. n. 2, pp. 212- 234, 2010.

MCCARTNEY, Andra. Soundwalking and improvisation. Improvisation, Community and Social Practice, 2010 (In Press).

NANCY, Jean-Luc. À Escuta. Trad. Fernanda Bernardo. Belo Horizonte: Edições Chão da Feira, 2014 [2002].

OLIVEROS, Pauline. Deep Listening: A Composer’s Sound Practice. New York, Lincoln, Shanghai: iUniverse, Inc, 2005.

STERNE, Jonathan. Afterword: Sound Pedagogy. In: BULL, Michael; BACK, Les (ed.). The Auditory Culture Reader. London and New York: Routledge, 2016.

WESTERKAMP, Hildegard. Soundwalking. In: CARLYLE, Angus. (ed). Autumn Leaves. Paris: Double Entendre, 2007.

Downloads

Publicado

2024-11-29

Como Citar

MAPURUNGA DE MIRANDA FERREIRA, Marina. Proposição para uma auto-escuta: 3 movimentos para auto-escutar-se. Palíndromo, Florianópolis, v. 16, n. 40, p. 1–6, 2024. DOI: 10.5965/2175234616402024e0013. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/25813. Acesso em: 1 dez. 2024.