Príamo e o resgate de Heitor: um estudo sobre o trágico na pintura da cerâmica ática
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234616392024e0002Palavras-chave:
arte grega, pintura, resgate de Heitor, Príamo, tragédiaResumo
O objetivo deste estudo é o de argumentar que Príamo é o personagem principal nas pinturas do resgate de Heitor e que os pintores, ao se concentrarem nele, representaram a sua tragédia. Para atingir tal fim, foram selecionadas seis pinturas consideradas as mais dramáticas, as quais são analisadas a partir da narrativa visual, levando em conta a composição, os gestos e as posturas. Visto que a Ilíada de Homero serviu de inspiração aos pintores, apresenta-se como Homero concebeu esta cena, bem como o entendimento de Aristóteles sobre a tragédia, de modo a destacar o caráter dramático da tradição pictórica e suas especificidades.
Downloads
Referências
ARISTÓTELES. Poética. Edição bilíngue. Tradução de Paulo Pinheiro. São Paulo: Editora 34, 2015.
BAPD – Beazley Archive Pottery Database. Disponível em: https://www.carc.ox.ac.uk/carc/pottery. Acessado em: jun. 2024.
BEAZLEY, John Davidson. Paralipomena. Additions to Attic black figure vase painters and to Attic red figure vase painters. Oxford: Clarendon, 1971.
BOARDMAN, John. Athenian black figure vases: a handbook. London: Thames and Hudson, 1974. Corrected edition, 1991.
BOARDMAN, John. Athenian red figure vases, the archaic period: a handbook. London: Thames and Hudson, 1975. Reprinted, 1997.
BOULTER, Cedric G.; LUCKNER, Kurt T. Corpus Vasorum Antiquorum. United States of America, Fascicule 17. The Toledo Museum of Art. Fascicule 1. Toledo (OH): Toledo Museum of Art, 1976.
CATONI, Maria Luisa. La comunicazione non verbale nella Grecia antica: gli schemata nella danza, nell’arte, nella vita. Torino: Bollati Boringhieri, 2005. Seconda edizione, 2008.
COLLIGNON, Maxime ; COUVE, Louis. Catalogue des vases peints du Musée National d’Athènes. Paris : Albert Fontemoing, 1902.
ERBSE, Hartmut (Hrsg.). Scholia Graeca in Homeri Iliadem: (scholia Vetera). Volumen quintum. Berlin: Walter de Gruyter, 1977.
FRANZONI, Claudio. Tirannia dello sguardo: corpo, gesto, espressione dell’arte greca. Torino: Giulio Einaudi, 2006.
GIULIANI, Luca. Image and myth: a history of pictorial narration in Greek art. Chicago: University of Chicago, 2013.
HASPELS, Caroline Henriette Emilie. Attic black-figured lekithoi. Paris: De Boccard, 1936.
HOMERO. Ilíada. Edição bilíngue. Tradução de Trajano Vieira. São Paulo: Editora 34, 2020.
ISLER, Hans Peter. Un’idria del Pittore di Londra B 76 con il riscatto di Ettore. Numismatica e Antichità Classiche, v. 15, p. 95-123, 1986.
KNITTLMAYER, Brigitte. Die attische Aristokratie und ihre Helden: Untersuchungen zu Darstellungen des trojanischen Sagenkreises im 6. und frühen 5. Jahrhundert v. Chr. Heidelberg: Archäologie und Geschichte, 1997.
KOSSATZ-DEISSMANN, Annelise. Achilleus. In: Lexicon Iconographicum Mythologiae Classicae. Band I.1-2. Zürich; München: Artemis, 1981. p. 37-200; pr. 56-145.
LAURENS, Annie-France. Hekabe. In: Lexicon Iconographicum Mythologiae Classicae. Band IV.1-2. Zürich; München: Artemis, 1988. p. 473-481; pr. 280-283.
LE BRETON, David. As paixões ordinárias: antropologia das emoções. Petrópolis: Vozes, 2009.
LESSING, Gotthold Ephraim. Laocoonte ou sobre as fronteiras da pintura e da poesia: com esclarecimentos ocasionais sobre diferentes pontos da história da arte antiga. São Paulo: Iluminuras, 2011.
LULLIES, Reinhard. Corpus Vasorum Antiquorum. Deutschland, Band 35. Kassel, Antikenabteilung der Staatlichen Kunstsammlungen, Band 1. München: C. H. Beck,1972.
MILLER, Margaret C. Priam King of Troy. In: CARTER, Jane B.; MORRIS, Sarah P. (eds.). The Ages of Homer: a tribute to Emily Townsend Vermeule. Austin: University of Texas, 1995. p. 449-465.
MOIGNARD, Elizabeth. Corpus Vasorum Antiquorum. Great Britain, Fascicule 16. Edinburgh, The National Museums of Scotland. Oxford: Oxford University, 1989.
NEUMANN, Gerhard. Gesten und Gebärden in der griechischen Kunst. Berlin: Walter de Gruyter, 1965.
PETRINA, Marta. I gesti del dolore nella ceramica attica (VI-V secolo): per un’analisi della comunicazione non verbale nel mondo greco. Venezia: Istituto Veneto di Scienze, Lettere ed Arti, 2001.
POLLAK, Ludwig. Priamos bei Achill. Mitteilungen des Deutschen Archäologischen Instituts: Athenische Abteilung, v. 23, p. 169-177, 1898.
PURVES, Alex C. Homer and the poetics of gesture. Oxford: Oxford University, 2019.
REDFIELD, James Michael. Nature and culture in the Iliad: the tragedy of Hector. Chicago: University of Chicago, 1975.
RECKE, Matthias. Gewalt und Leid: das Bild des Krieges bei den Athenern im 6. und 5. Jh. v. Chr. Istanbul: Ege Yayınları, 2002.
REDFIELD, James Michael. Nature and culture in the Iliad: the tragedy of Hector. Chicago: University of Chicago, 1975.
RHOMAIOS, Konstantinos Athanasios; PAPASPYRIDI, Semi. Corpus Vasorum Antiquorum. Grèce, Fascicule 1. Athènes, Musée National, Fascicule 1. Paris : Honoré Champion, 1930.
ROBERT, Carl. Bild und Lied: archäologische Beiträge zur Geschichte der griechischen Heldensage. Berlin: Weidmann,1881.
SHAPIRO, Harvey Alan. Myth into art. Poet and painter in classical Greece. London: Routledge, 1994a.
SHAPIRO, Harvey Alan. Poet and painter Iliad 24 and the Greek art of narrative. Numismatica e Antichità Classiche, v. 23, p. 23-48, 1994b.
SNODGRASS, Anthony McElrea. Narration and allusion in archaic Greek art. The Eleventh J. L. Myres Memorial Lecture. London: Leopard’s Head, 1982.
SNODGRASS, Anthony McElrea. Homer and the artists: text and pictures in early Greek art. Cambridge: Cambridge University, 1998.
STANSBURY-O’DONNELL, Mark D. Pictorial narrative in ancient Greek art. Cambridge: Cambridge University, 1999.
TOUCHEFEU, Odette. Hektor. In: Lexicon Iconographicum Mythologiae Classicae. Band IV.1-2. Zürich; München: Artemis, 1988. p. 482-498; pr. 284-291.
TOUCHEFEU-MEYNIER, Odette. L'humiliation d'Hector. Mètis. Anthropologie des mondes grecs anciens, v. 5, p. 157-168, 1990.
VISCONTI, Girolamo. Il riscatto del corpo di Ettore nella ceramografia attica. Hormos: Ricerche di Storia Antica, v. 1, p. 35-59, 2008-2009.
WESCOAT, Bonna Daix. Poets & heroes: scenes of the Trojan War. Atlanta: Emory University Museum of Art and Archaeology, 1986.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 José Geraldo Costa Grillo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade