Edições de artista como um levante
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234615372023e0004Palavras-chave:
edição de artista, Jacques Callot, Francisco Goya, Honoré Daumier, José Guadalupe PosadaResumo
A partir de um conjunto de gravuras editadas por Jacques Callot, uma das séries de gravuras de Francisco Goya e as edições e respectivas publicações em jornais locais de Honoré Daumier e José Guadalupe Posada esse artigo pretende discutir as respectivas edições de artistas como levantes estéticos e/ou políticos. Para tanto tomamos a princípio os pressupostos teorizados por Susan Sontag em sua obra Diante da dor dos outros e as análises culturais estudadas por Octavio Paz em Labirinto da solidão, assim como no ensaio O Dossiê histórico de Apu-Mallq’u de Jorge Llaguno. Apoiando-se igualmente nos estudos mais aprofundados de Rafael Barajas Duran sobre a obra de Posada e as máximas analisadas por Georges Didi-Huberman em Levantes.
Downloads
Referências
ARGAN, Giulio Carlo. Arte Moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
Artearen el Papel Papera del Arte [VI]. Dibujos, grabados y acuarelas Siglo XIX. De Goya a Benlliure. Bilbao: Colección Museo de Bellas Artes de Bilbao, 2007.
BARAJAS DURÁN, Rafael, “el Fisgón”. Posada: mito y mitote. La caricatura política de José Guadalupe Posada y Manuel Manilla. México: FCE, 2009.
DIDI-HUBERMAN, Georges (org.). Levantes. São Paulo: Edições Sesc. São Paulo, 2017.
EICHENBERG, Fritz. The Art of the Print. New York: Harry N. Abrams, Incorporated, 1976.
GALLEGO, Mariano. José Guadalupe Posada: la muerte y la cultura popular mexicana. Buenos Aires: Universidad de Buenos Aires, 2007.
LLAGUNO, Jorge. El dossier histórico del Apu-Mallq’u. La Paz, Bolívia: Plural editores, 2009.
PAAS-ZEIDLER, Sigrun. Goya. Caprichos, Desastres, Tauromaquia, Disparates. Barcelona: Gustavo Gili, 2016.
PAZ, Octavio. El laberinto de la soledad, Posdata, Vuelta a el labirinto de la soledad. México: FCE, 1999.
Posada. Monografia de 406 Grabados de Jose Guadalupe Posada. In- trodução de Diego Rivera. México: Editorial RM, S.A. de C.V., 2019.
SONTAG, Susan. Diante da dor dos outros. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
TOTHENSTEIN, Julian (edição e design). José Guadalupe Posada. Mexican popular prints. Boston: Shambhala Redstone Editions, 1993.
VICARY, Richard. Manual de Litografía. Madrid: Hermann Blume, 1986.
https://www.metmuseum.org/art/collection/search/393289
https://st.museum-digital.de/pdf/multipleimages.php?imagenr=172913
https://www.elmundo.es/america/2012/10/31/mexico/1351706372.html#:~:text=%22Las%20que%20hoy%20son%20empolvadas,garbanzos%20en%20vez%20de%20frijoles. https://www.commonlit.org/en/texts/calaveras-garbanceras
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Bernadette Maria Panek
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade