A arte e o tempo: a talha da Capela-Mor da Igreja Nossa Senhora Madre de Deus, em Recife

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234615362023e0010

Palavras-chave:

Igreja de Nossa Madre de Deus, ornamentação, restauração

Resumo

A capela-mor da Igreja de Nossa Senhora Madre de Deus, situada na cidade do Recife, recebeu ornamentação em talha dourada e policromada que ilustra o quadro da arte sacra setecentista no contexto da América portuguesa. No entanto, desperta atenção a completa ausência de registros coevos que indiquem o decurso que assinalou a confecção da arte para o templo, os oficiais envolvidos nesses afazeres e as datas de execução dos trabalhos. Com o interesse de averiguar a constituição ornamental da referida capela-mor e discorrer sobre sua conformação plástica e estética, este trabalho objetivou analisar a decoração da capela-mor da Madre de Deus. Especificamente, buscou sistematizar as etapas fundamentais que assinalaram a modificação de sua ambiência, ampliar o entendimento de sua história, atenuar fração das inúmeras omissões envolvendo a narrativa da arte religiosa recifense. A partir de análises documentais e históricas, e de referencial teórico que reúne autores como Bazin (1983), Bohrer (2015) e Pedrosa (2019), dentre outros, foi possível mapear informações que elucidam parte da decoração produzida para esse espaço foi destruída por incêndio no ano de 1971; identificar fotografias que ilustram como foi a decoração exposta na capela-mor antes desse acidente; conhecer os processos de restauro concluídos em 1983 e 2006, os métodos empregados para a concretização desses serviços e os resultados alcançados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aziz José de Oliveira Pedrosa, Minas Gerais State University

Aziz José de Oliveira Pedrosa é bacharel em Designer, especialista em História e Cultura da Arte, mestre e doutor em Arquitetura e Urbanismo. Cumpriu residência pós-doutoral na Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais e, atualmente, é professor efetivo da Universidade do Estado de Minas Gerais, onde leciona a disciplina de História Crítica da Arte e do Design. Como pesquisador investiga temáticas relacionadas à arte, à arquitetura e à cultura colonial luso-brasileira (séculos XVIII e XIX). No doutorado concluiu a tese vencedora do Prêmio Científico Mário Quartin Graça (Portugal - 2017), categoria Ciências Sociais e Humanas. Membro dos grupos de pesquisa: Imagem e Preservação (UFMG), Laboratório Interpretar Arquitetura - LIA (UFMG), Núcleo de Estudos da Arte Luso Mineira (IFMG - Ouro Preto), Centro de Estudos e Pesquisas em História da Arte e Patrimônio da Universidade Federal de São João Del-Rei, European Network of Brazilianists working in Cultural Analysis.

Referências

A VISÃO do Caos. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, ano LXXVI, n. 71, p. 1, 28 mar. 1967. Disponível em: http://memoria.bn.br/docreader/DocReader.aspx?bib=030015_08&pagfis=97464. Acesso em: 28 fev. 2023.

ACIOLI, Vera Lúcia Costa. A Identidade da beleza: Dicionário dicionário de artistas e artífices do século XVI ao XIX em Pernambuco. Recife: Fundação Joaquim Nabuco/Ed. Massangana, 2008.

AULA patrimônio alfândega e madre de deus. Brasília – Distrito Federal: IPHAN/MONUMENTA, 2007.

BATISTA, Eduardo Luis Araújo de Oliveira. Iconografia tropical: motivos locais na arte colonial brasileira. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, v. 25, n. 1, p. 359-401, 2017.

BAZIN, Germain. A arquitetura religiosa barroca no Brasil. Rio de Janeiro: Record, 1983. 2v.

BOHRER, Alex Fernandes. A talha do estilo nacional português em Minas Gerais: contexto sociocultural e produção artística. 2015. 2 v. Tese (Doutorado em História) – FAFICH, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2015.

COSTA, Lucio. Lucio Costa: sobre arquitetura. Porto Alegre (RS): Centro dos Estudantes Universitários de Arquitetura, 1962.

DIÁRIO DE PERNAMBUCO. Fogo dá prejuízo de Cr$1 milhão à Igreja. Diário de Pernambuco, Recife, ano 146, n. 116, 22 maio 1971. Segundo Caderno, p. 12. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/docreader.aspx?bib=029033_15&pasta=ano%20197&pesq=%2222%20de%20maio%20de%201971%22&pagfis=15627. Acesso em: 05 dez. 2022.

FERREIRA, Gabriela Mara Silva; GALLO, Haroldo. Restauração das Obras de Arte Aplicadas à Arquitetura Realizada na Igreja de Nossa Senhora do Carmo, em Mariana - MG, após o Incêndio em 1999: Processo e Documentação. In: XXVIII Congresso (Virtual) de Iniciação Científica da UNICAMP, 2020, Campinas. Anais [...]. Campinas, 2020, p. 1-5. Disponível em: https://www.prp.unicamp.br/inscricao-congresso/resumos/2020P16869A34692O3309.pdf. Acesso em: 3 mar. 2023.

FERREIRA, Ismael Wolf. Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos (RJ): de Lugar de Luta Pela Abolição da Escravatura a Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Revista Historiador, n. 8, p. 64-76, 2020. Disponível em: https://www.revistahistoriador.com.br/index.php/principal/article/view/169/172. Acesso em: 28 fev. 2023.

FERREIRA, Silvia. A talha: esplendores de um passado ainda presente (séculos XVI-XIX). Lisboa: Editora Nova Terra, 2008.

INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL (IPHAN) – Superintendência Regional Recife. Conservação, restauração, adaptação: Igreja Madre de Deus. Recife: IPHAN, Caixa 26, 1983.

INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL (IPHAN) – Superintendência Regional Recife. Inventário Geral da Igreja Madre de Deus do Recife: arquitetura, escultura e sinos. Recife: IPHAN, Inventário 22, v. 01, 1986.

MARCIER, Carlos André. Polícia vê como a Igreja queimou. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, ano 1967, Edição 22691, p. 11, 28 mar. 1967. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/Hotpage/HotpageBN.aspx?bib=089842_07&pagfis=80880&url=http://memoria.bn.br/docreader#. Acesso em: 28 fev. 2023.

MARTINS, Renata Maria de Almeida. Tintas da terra tintas do reino: arquitetura e arte nas Missões Jesuíticas do Grão-Pará (1653-1759). 2009. Tese (Doutorado em História e Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo) – Faculdade Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, 2009.

MUÑOZ-VIÑAS, Salvador. Teoria contemporânea da restauração. Tradução Flávio Lemos Carsalade. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2021.

OLIVEIRA, Myriam Andrade Ribeiro; RIBEIRO, Emanuela Sousa. Barroco e Rococó nas Igrejas de Recife e Olinda. Brasília: IPHAN, 2015, 2 v.

PEDROSA, Aziz José de Oliveira. Modelos, formas e referências para os retábulos em Minas Gerais: o caso do tratado de Andrea Pozzo. Revista Autônoma, Madri, n. 13, p. 103-124, 2018.

PEDROSA, Aziz José de Oliveira. A produção da talha joanina na Capitania de Minas Gerais: retábulos, entalhadores e oficinas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2019.

REALIZA Restauração De Patrimônio. Relatório Final Restauração da Capela-mor da Igreja Madre de Deus. Autoria e coordenação Débora Assis Mendes. Recife, 2006.

SMITH, Robert C. A talha em Portugal. Lisboa: Livros Horizontes, 1962.

Downloads

Publicado

2023-05-25

Como Citar

PEDROSA, Aziz José de Oliveira. A arte e o tempo: a talha da Capela-Mor da Igreja Nossa Senhora Madre de Deus, em Recife: . Palíndromo, Florianópolis, v. 15, n. 36, p. 01–29, 2023. DOI: 10.5965/2175234615362023e0010. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/23027. Acesso em: 23 nov. 2024.