Da beleza ao horror, da ditadura à resistência: a ressignificação de paisagens em Postcards from Brazil
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234614332022421Palavras-chave:
Fotografia, Paisagem, Memória, Ditadura Militar no Brasil, Gilvan BarretoResumo
Este artigo investiga a obra Postcards from Brazil, realizada em 2016 por Gilvan Barreto, na qual fotografias de paisagens difundidas durante a ditadura civil-militar brasileira são transformadas em cartões-postais que, retalhados, passam a referenciar assassinatos ocorridos nos locais retratados. Busca-se, aqui, apreender de que forma a ressignificação dessas imagens visa o passado autoritário sob a ótica da reconstrução da verdade e da memória sobre a violência ditatorial. O artigo reflete sobre a noção de paisagem, inclusive no que diz respeito à sua constituição histórica. Em seguida, analisa como o artista a subverte em seus predicados imaginados na medida em que inscreve os crimes no espaço, dando visibilidade aos horrores da ditadura, em um mecanismo de resistência voltado para as vítimas, então eternizadas nos vazios impostos à paisagem.
Downloads
Referências
ALFONSO, Louise Prato. Embratur, formadora de imagens da nação brasileira. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social). Campinas: Unicamp, 2006. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/279143. Acesso em 17 fev. 2021.
BARRETO, Gilvan. Paisagem política: o processo produtivo de Postcards from Brazil. Entrevista concedida a Isabela de Souza Vilela. 2020. Não publicada.
BARRETO, Gilvan. Postcards from Brazil. 2016. Disponível em https://gilvanbarreto.com/Postcards-from-Brazil. Acesso em 17 fev. 2021.
BRASIL. Comissão Nacional da Verdade. Comissão Nacional da Verdade, relatório: volume I. Brasília: CNV, 2014. Disponível em http://cnv.memoriasreveladas.gov.br/images/pdf/relatorio/volume_ 1_digital.pdf. Acesso em 13 abr. 2022.
BRIZUELA, Natália. Fotografia e império: paisagens para um Brasil moderno. São Paulo: Companhia das Letras/Instituto Moreira Salles, 2012.
CAUQUELIN, Anne. A invenção da paisagem. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
CERRI, Luis Fernando. Espaço e nação na propaganda política do “milagre econômico”. Revista de História Regional, vol. 5, n. 2, 2000. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/rhr/article/ view/2106. Acesso em 17 fev. 2021.
LISSOVSKY, Mauricio. Pausas do destino: teoria, arte e história da fotografia. Rio de Janeiro: Mauad, 2014.
SANTOS, Ana Carolina Lima; VILELA, Isabela de Souza. Tempos e imagens que se levantam: a Guerrilha do Araguaia nas paisagens de Postcards from Brazil. In: Leandro Rodrigues Lage. (org.). Imagens da resistência: dimensões estéticas e políticas. Salvador: Edufba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34654. Acesso em 13 abr. 2022.
SCHAMA, Simon. Paisagem e memória. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
SELIGMANN-SILVA, Márcio. Imagens precárias: inscrições tênues de violência ditatorial no Brasil. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, n. 43, jan./jun. 2014. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/9942. Acesso em 17 fev. 2021.
SIMMEL, Georg. A filosofia da paisagem. Revista de Ciências Sociais - Política & Trabalho, v. 12, 9 dez. 1996. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/politicaetrabalho/article/view/6380. Acesso em 17 fev. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Ana Carolina Lima Santos, Isabela de Souza Vilela
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade