Desfazer a casa
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234614342022314Palavras-chave:
Memória, Casa, Ninho, Processo artísticoResumo
Esse ensaio visual apresenta um conjunto de fotografias do processo de retirada de pedaços de cimento que cobriam um ninho de sabiá encontrado durante uma caminhada. A construção desse trabalho está permeada pelo relacionamento com minha mãe, em uma convivência que evoca memórias que se traduzem em uma produção visual/textual onde pretendo nublar os limites entre o real e o ficcional. A partir de conversas internas, em tom íntimo, o texto se dirige à uma mãe propriamente dita e à natureza onde se ambientam as memórias acessadas para essa escrita. Com escritos de Jorge Luis Borges, busco diálogos breves sobre tempo e memória que, amarrados à poética de Louise Bourgeois, articulam escritas fragmentadas de memórias relacionadas à casa. Gaston Bachelard traz o aporte teórico para pensar algumas manifestações de casa nesse imaginário.
Downloads
Referências
BACHELARD, Gaston. A água e os sonhos: Ensaio sobre a imaginação da matéria. São Paulo: Martin Fontes, 1989.
BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
BARTHES, Roland. O prazer do texto. São Paulo: Perspectiva, 1987.
BORGES, Jorge Luis. Borges Essencial. Barcelona: Penguin Random House, 2017.
BOURGEOIS, Louise. Destruction of the father, reconstruction of the father. Writings and interviews, 1923 – 1997. Londres: MIT Press, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Luiza Rodrigues Reginatto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade