Notas de procedimento: em meio a camadas de pó-terra
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234615352023313Palavras-chave:
Notas de Procedimento, Caminhar, Pó-Terra, ColeçãoResumo
Apresento, neste ensaio visual, uma sequência de fotografias e lista-palavras, que constituem a série No entorno No contorno. Potencializada por pensar e dar plasticidade a contextos singulares, em procedimentos envolvidos com “pó-terra”, e significantes. Em processos de produção (coletar, fotografar e anotar), com o meio (listar, classificar e ordenar) e a continuidade (dispor, expor e colecionar objetos produzidos), sob a forma de notas de procedimentos. Pensado com Vila-Matas, Coccia e Maciel, este ensaio resulta em leituras possíveis que culminam com experiências que não se esgotam, em meio ao caminhar, aos vestígios, delicadezas e camadas de pó-terra.
Downloads
Referências
CALDERAN, Odete. No entorno No contorno. In: MACALINI, Edson; NÓBREGA, Katharine; MARTINS, Marta (orgs.). Solilóquios. Ilha de Santa Catarina: [s.n.], 2020, p. 117-119. Disponível em: https://issuu.com/katharine.k/docs/soliloquios_2020. Acesso em: 28 out. 2022.
COCCIA, Emanuele. A vida das plantas: uma metafísica da mistura. Desterro [Florianópolis]: Cultura e Barbárie, 2018.
MACIEL, Maria Esther. As ironias da ordem: coleções, inventários e enciclopédias ficcionais. Belo Horizonte: UFMG, 2009.
VILA-MATAS, Enrique. História abreviada da literatura portátil. Tradução de Júlio Pimentel Pinto. São Paulo: Cosac Naify, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Odete Angelina Calderan
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade