A imagem do ânus e os provérbios neerlandeses
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234612262020094Palavras-chave:
imagem do ânus, provérbios neerlandeses, escrita e imagemResumo
O presente artigo procura fazer uma reflexão sobre um conjunto de imagens que tem como ponto comum o corpo grotesco. Em seus detalhes são exploradas narrativas sobre o ânus e as narrativas escatológicas A partir das imagens analisadas, problematizo questões sobre a relação entre imagem e escrita em dois aspectos: a primeira compreende o jogo entre escrita e imagem presente em um díptico anônimo do século XVI, onde a escrita procura alertar o expectador a não abrir o díptico; a segunda questão analisada volta-se à presença dos provérbios que se traduzem em imagens nas obras de Pieter Bruegel e Hendrick Avercamp.
Downloads
Referências
BATAILLE, Georges. O erotismo. Porto Alegre: L&PM, 1987.
BAKHTIN, Mikhail. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rebelais. São Paulo: Hucitec, 1999.
BURKE, Peter. Cultura Popular na idade moderna (1500-1800). São Paulo: Companhia das letras, 2010.
DIDI-HUBERMAN, Georges. A imagem sobrevivente: História da arte e tempo dos fantasmas segundo Aby Warburg. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013.
ECO, Umberto. História da feiura. Rio de Janeiro: Record, 2015.
MARTIN, Jean-Humbert. Dossier Pédagogique: Carambolages. Paris: RmnGP, 2016
KOHL; Kethlen. Consentimento e Interdição sobre o corpo nas Artes Visuais: Implicações e Desdobramentos dos (Contra) Dispositivos.2017. Dissertação, (Mestrado em Artes Visuais), programa de pós-graduação em Artes Visuais, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis.
KOZINN, Allan. Three Naughty Mozart Texts Are Found. The New York times. 2 de mar, 1991. Disponível em:< http://www.nytimes.com/1991/03/02/arts/three-naughty-mozart-texts-are-found.html.> Data de acesso: 10 abril, 2019.
HAGEN, Rainer; HAGEN, Rose Marie. Pieter Bruegel o velho: camponeses, loucos e demónios. Taschen, 1995.
TOMKINS, Calvin. Duchamp: uma biografia. São Paulo: Cosac Naify, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Palíndromo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade