Entre: a Literatura como deflagrador de uma produção poética
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234611252019162Palavras-chave:
desenho, literatura, fragmento, Italo CalvinoResumo
O presente artigo tem como objetivo tecer uma investigação sobre minha própria produção artística recente, estabelecendo uma relação entre as artes visuais e a literatura em suas estratégias de criação, posto que os trabalhos aqui implicados têm como deflagrador o livro “Se um viajante numa noite de inverno”, de Italo Calvino. Relacionando as ideias do próprio autor e minhas observações sobre o romance, além dos escritos de Maurice Blanchot sobre literatura, busco adensar o entendimento em relação a minha produção poética recente e o papel que o texto tem adquirido nessa produção visual.
Downloads
Referências
BARTHES, R. O rumor da língua. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
BRIZOTTO, B; BERTUSSI, L. T. A mulher enquanto leitora em se um viajante numa noi-te de inverno. In CADERNOS DO IL, nº 47, dezembro de 2013.
BLANCHOT, M. A conversa infinita 1: a palavra plural. São Paulo: Escuta, 2010.
BLANCHOT, M. A conversa infinita 3: a ausência de livro. São Paulo: Escuta, 2010b.
CALVINO, I. Se um viajante numa noite de inverno. São Paulo: Companhia das Letras, 1990. E-book. Paginação irregular.
_____. Seis propostas para o próximo milênio. São Paulo: Companhia das Letras, 1990b.
_____. Cybernetics and Ghosts. In Calvino, Italo. The Uses of Literature. San Diego, New York, London: Harcourt Brace & Company, 1986.
KENTRIDGE, W. Seis lições de desenho: William Kentridge. Instituto Moreira Salles. Manaus: AMZ Mídia Industrial S.A., 2014. 392 minutos, DVD, legendado, colorido.
PEREC, G. A coleção particular. São Paulo: Cosac Naify, 2004.
VALÉRY, Paul. Primeira aula do curso de Poética. In: _________. Variedades. São Paulo: Iluminuras, 1999, p. 179-192Submetido em 20/04/2019Aceito em 10/06/2019
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Palíndromo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade