O que falar e ver frente a uma vitrine?
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234612272020233Palavras-chave:
vitrine, linguagem, imagem, modaResumo
O texto apresenta uma análise visual de uma vitrine de uma loja da marca United Colors of Benetton com o objetivo de investigar seu papel comunicacional tendo em vista a dimensão estética da moda. A partir da constituição material da vitrine, palavras e imagens são analisadas como elementos que se relacionam ao objeto do vestuário e que aludem à metáfora da linguagem. A abordagem busca discutir a compreensão das representações visuais no campo da moda e se direciona ao debate da ideologia por meio dos estudos semióticos.
Downloads
Referências
BARTHES, Roland. Inéditos, vol. 3: imagem e moda. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
______. Retórica da imagem. In: BARTHES, Roland. O óbvio e o obtuso. Lisboa: EDIÇÕES 70, 2009.
______. Sistema da moda. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1979.
BAUDELAIRE, Charles. O Pintor da Vida moderna. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.
BELTING, Hans. A janela e o muxarabi: uma história do olhar entre Oriente e Ocidente. In: ALLOA, Emmanuel. Pensar a imagem. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015, p.115-137.
______. Introduction and an Anthropology of Images: Picture, Medium, Body. In: An Anthropology of Images. New Jersey: Princeton University Press, 2011, p. 1-36.
BENJAMIN, Walter. Passagens. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006.
CRARY, Jonathan. Técnicas do observador: visão e modernidade no século XIX. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
DAVIS, Fred. Fashion, culture and identity. Chicago: The University of Chicago Press, 1992.
DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Lisboa, Antígona Editores, 2012.
DEMETRESCO, Sylvia. Vitrina: construção de encenações. São Paulo: Editora SENAC São Paulo, EDUC, 2001.
EAGLETON, Terry. A ideologia da estética. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1993.
ECO, Umberto; SIGURTA, Renato; LIVOLSI, Marino. Psicologia do vestir. 2. ed. Lisboa: Assirio e Alvim, 1982.
EVANS, Caroline. A shop of Images and Signs. In: BAKER, C. Fashion as photograph: viewing and reviewing images of fashion. Middletown: American Library Association CHOICE, 2009, p. 17-28.
LIPOVETSKY, Gilles. O império do efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
MCCRACKEN, Grant. Cultura e consumo: novas abordagens ao caráter simbólico dos bens e das atividades de consumo. Rio de Janeiro: MAUAD, 2003.
MOTTA, Leda Tenório da. Roland Barthes: uma biografia intelectual. São Paulo: Iuminuras: FAPESP, 2011.
POE, Edgar Allan. O homem da multidão. In.: BAUDELAIRE, Charles. O Pintor da Vida moderna. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010, p 91-103.
ROCHA, Everardo P. Guimarães. Magia e capitalismo: um estudo antropológico da publicidade. São Paulo: Brasiliense, 1995.
SAUSSURE, Ferdinand. Curso de linguística geral. São Paulo, Cultrix, 2006.
SVENDSEN, Lars. Moda: uma filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Palíndromo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade