O que falar e ver frente a uma vitrine?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234612272020233

Palavras-chave:

vitrine, linguagem, imagem, moda

Resumo

O texto apresenta uma análise visual de uma vitrine de uma loja da marca United Colors of Benetton com o objetivo de investigar seu papel comunicacional tendo em vista a dimensão estética da moda. A partir da constituição material da vitrine, palavras e imagens são analisadas como elementos que se relacionam ao objeto do vestuário e que aludem à metáfora da linguagem. A abordagem busca discutir a compreensão das representações visuais no campo da moda e se direciona ao debate da ideologia por meio dos estudos semióticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Dalla Rosa Junior, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Doutor e mestre em Design pela PUC-Rio, é especialista em Design de Moda pela Faculdade SENAI CETIQT e em Cultura e Arte Barroca pela Universidade Federal de Ouro Preto. Possui graduação em Licenciatura em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Ingressou em 2011 no SENAI CETIQT atuando como docente nos cursos de graduação em Design de Moda e em Tecnologia em Produção de Vestuário e nos cursos de pós-graduação lato sensu em Design de Moda e em Design de Estampas. 

Referências

BARTHES, Roland. Inéditos, vol. 3: imagem e moda. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

______. Retórica da imagem. In: BARTHES, Roland. O óbvio e o obtuso. Lisboa: EDIÇÕES 70, 2009.

______. Sistema da moda. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1979.

BAUDELAIRE, Charles. O Pintor da Vida moderna. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.

BELTING, Hans. A janela e o muxarabi: uma história do olhar entre Oriente e Ocidente. In: ALLOA, Emmanuel. Pensar a imagem. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015, p.115-137.

______. Introduction and an Anthropology of Images: Picture, Medium, Body. In: An Anthropology of Images. New Jersey: Princeton University Press, 2011, p. 1-36.

BENJAMIN, Walter. Passagens. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006.

CRARY, Jonathan. Técnicas do observador: visão e modernidade no século XIX. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.

DAVIS, Fred. Fashion, culture and identity. Chicago: The University of Chicago Press, 1992.

DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Lisboa, Antígona Editores, 2012.

DEMETRESCO, Sylvia. Vitrina: construção de encenações. São Paulo: Editora SENAC São Paulo, EDUC, 2001.

EAGLETON, Terry. A ideologia da estética. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1993.

ECO, Umberto; SIGURTA, Renato; LIVOLSI, Marino. Psicologia do vestir. 2. ed. Lisboa: Assirio e Alvim, 1982.

EVANS, Caroline. A shop of Images and Signs. In: BAKER, C. Fashion as photograph: viewing and reviewing images of fashion. Middletown: American Library Association CHOICE, 2009, p. 17-28.

LIPOVETSKY, Gilles. O império do efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

MCCRACKEN, Grant. Cultura e consumo: novas abordagens ao caráter simbólico dos bens e das atividades de consumo. Rio de Janeiro: MAUAD, 2003.

MOTTA, Leda Tenório da. Roland Barthes: uma biografia intelectual. São Paulo: Iuminuras: FAPESP, 2011.

POE, Edgar Allan. O homem da multidão. In.: BAUDELAIRE, Charles. O Pintor da Vida moderna. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010, p 91-103.

ROCHA, Everardo P. Guimarães. Magia e capitalismo: um estudo antropológico da publicidade. São Paulo: Brasiliense, 1995.

SAUSSURE, Ferdinand. Curso de linguística geral. São Paulo, Cultrix, 2006.

SVENDSEN, Lars. Moda: uma filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.

Downloads

Publicado

2020-05-01

Como Citar

ROSA JUNIOR, João Dalla. O que falar e ver frente a uma vitrine?. Palíndromo, Florianópolis, v. 12, n. 27, p. 233–247, 2020. DOI: 10.5965/2175234612272020233. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/15158. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção aberta