De Gumball à Glitch Art: imagens para pensar imagens

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234612272020184

Resumo

Este trabalho é parte da pesquisa de mestrado que analisa produtos audiovisuais consumidos por estudantes brasileiros buscando entendê-los como lugar de formação e como possibilidade estratégica de acesso à arte contemporânea. A escolha das produções, uma da mídia televisiva e outra uma videoinstalação, se deu pelo fato de que ambas comportam metalinguagens e questionam a própria estrutura e funcionalidade das imagens e das representações. A metodologia de análise consistiu em descrever e inter-relacionar os efeitos de sentido provocados por estas produções buscando compreender através do regime de interação do acidente, como o estilo nonsense provoca rupturas em nossos mecanismos habituais de leitura a partir dos seus efeitos de surpresa e de estranhamento. As conclusões apontam que abordar criticamente as produções audiovisuais consumidas diariamente pelos estudantes tornou-se um dos desafios contemporâneos do ensino de arte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Rocha da Conceição, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UFRGS; Mestre em Educação pelo PPGEdu/UFRGS (2018), sob orientação da Profª Drª Analice Dutra Pillar, na linha de pesquisa Arte Linguagem Currículo. Possui Licenciatura em Artes Visuais (2014) e Bacharelado em Artes Visuais (2007), ambos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pesquisadora do Laboratório de Estudos em Educação a Distância do Colégio de Aplicação da UFRGS (Le@d.CAp) atuando no Programa de atendimento aos Jovens de 15 a 17 anos que ainda se encontram no Ensino Fundamental apoiado pelo MEC e em parceria com Secretaria Estadual de Educação do RS. Tem experiência na área de Artes, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino fundamental, evasão escolar, ação educativa, permanência na escola e artes visuais.

Downloads

Publicado

2020-05-01

Como Citar

ROCHA DA CONCEIÇÃO, S. De Gumball à Glitch Art: imagens para pensar imagens. Palíndromo, Florianópolis, v. 12, n. 27, p. 184-198, 2020. DOI: 10.5965/2175234612272020184. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/13430. Acesso em: 26 set. 2022.

Edição

Seção

Artigos Seção aberta