O que se fala sobre Cultura Visual no GT 24 da Anped

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234612272020266

Resumo

Este trabalho apresenta um levantamento bibliográfico realizado nos Anais das Reuniões Nacionais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), no período de 2007-2017, a fim de identificar a produção sobre Cultura Visual que vem se construindo no Brasil. A coleta de dados efetivou-se a partir de dois descritores: cultura visual e visualidade. Foram localizados sete trabalhos com os descritores no título, resumo ou palavras-chave das comunicações, dos quais três deles focalizam questões relacionadas à formação docente; dois a Educação Formal e Não Formal, um a Educação Especial e um assinala a experiência visual no âmbito da Educação Básica. Os resultados apontam que a problemática da visualidade e a construção social da visão ainda é emergente no GT 24 da ANPED, sinalizando brechas de pesquisa sobre a construção visual do social, em uma cultura em que abundam os fenômenos e atos visuais.

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Biografia do Autor

Maria Emilia Sardelich, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutora em Educação, professora adjunta da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Centro de Educação (CE), Departamento Metodologia da Educação (DME) e Programa Associado de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV UFPB/UFPE). Atua na área de Didática e Ensino de Arte, cursos de Licenciatura, modalidades presencial e a distância.Integra o Grupo de Pesquisa em Ensino das Artes Visuais (GPEAV/UFPB). 

Ana Paula Santos Costa, Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Licencianda em Pedagogia, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC)/ UFPB.

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Publicado

2020-05-01

Como Citar

SARDELICH, M. E.; SANTOS COSTA, A. P. O que se fala sobre Cultura Visual no GT 24 da Anped. Palíndromo, Florianópolis, v. 12, n. 27, p. 266-282, 2020. DOI: 10.5965/2175234612272020266. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/13420. Acesso em: 26 set. 2022.

Edição

Seção

Artigos Seção aberta