O que se fala sobre Cultura Visual no GT 24 da Anped

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234612272020266

Palavras-chave:

cultura visual, visualidade, levantamento bibliográfico, anais da Anped

Resumo

Este artigo apresenta um levantamento bibliográfico realizado nos Anais das Reuniões Nacionais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), no período de 2007-2017, a fim de identificar a produção sobre Cultura Visual que vem se construindo no Brasil. A coleta de dados efetivou-se a partir de dois descritores: cultura visual e visualidade. Foram localizados sete trabalhos com os descritores no título, resumo ou palavras-chave das comunicações, dos quais três deles focalizam questões relacionadas à formação docente; dois discutem Educação Formal e Não Formal, um aborda a Educação Especial e outro assinala a experiência visual no âmbito da Educação Básica. Os resultados apontam que a problemática da visualidade e a construção social da visão ainda é emergente no GT 24 da Anped, sinalizando brechas de pesquisa sobre a construção visual do social, em uma cultura em que abundam os fenômenos e atos visuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Emilia Sardelich, Federal University of Paraíba

Doutora em Educação, professora adjunta da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Centro de Educação (CE), Departamento Metodologia da Educação (DME) e Programa Associado de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV UFPB/UFPE). Atua na área de Didática e Ensino de Arte, cursos de Licenciatura, modalidades presencial e a distância.Integra o Grupo de Pesquisa em Ensino das Artes Visuais (GPEAV/UFPB). 

Ana Paula Santos Costa, Federal University of Paraíba

Licencianda em Pedagogia, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC)/ UFPB.

Referências

ALVES, Jefferson Fernandes. Por um olhar para além da visão: fotografia e cegueira. In: Anais da 34ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, Natal, RN,02 a 05 de outubro de 2011.

BERGER, John. Modos de ver. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.

CHARLOT, Bernard. A pesquisa educacional entre conhecimentos, políticas e práti-cas. Revista Brasileira de Educação, n. 31 jan./abr. 2006.

CUNHA, Suzana Rangel Vieira da. Infância e cultura visual. In: Anais da 31ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, Caxambu, MG, 19 a 22 de outubro de 2008.

CUNHA, Susana Rangel Vieira da. Educação e cultura visual: uma trama entre ima-gens e infância. Tese (Doutorado). Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pro-grama de Pós-Graduação em Educação. Porto Alegre, RS, 2005.

EGAS, Olga Maria Botelho. A fotografia na pesquisa em educação. In: Anais da 38ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, São Luís, MA,01 a 05 de outubro de 2017.

FERRARI, Anderson. Cultura visual e homossexualidades na constituição de “novas” infâncias e “novos” docentes. Revista Brasileira de Educação v. 17 n. 49, p. 107- 217, jan.- abr. 2012.

FOUCAULT, M. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

GOHN, Maria da Glória. Educação não formal nas instituições sociais. Revista Peda-gógica, v. 18, n. 39, p. 59-75, set. - dez. 2016.

LOPONTE, Luciana Gruppelli. Gênero, visualidades e arte: temas contemporâneos para a educação. In: Anais da 31ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Gra-duação e Pesquisa em Educação, Caxambu, MG, 19 a 22 de outubro de 2008.

LOPONTE, Luciana Gruppelli. Conferência- Educação e Artes na ANPEd: a conquista de um novo espaço. In: Anais do XVII Congresso da Federação de Arte Educadores do Brasil. Florianópolis, Santa Catarina, 2007. p. 1-6.

MARTINS, Raimundo. Educação e poder: deslocamentos perceptivos e conceituais da cultura Visual. In: OLIVEIRA, Marilda Oliveira de. HERNANDEZ, Fernando (orgs). A Formação do Professor e o Ensino de Artes Visuais. Santa Maria: Editora UFSM, 2005, p. 133-147.

NOAL-GAI, Daniele. Pedagogia de cartazes: artes, sensações, vulnerabilidade e aprendizagem. In: Anais da 37ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Gra-duação e Pesquisa em Educação, Florianópolis, SC, 04 a 08 de outubro de 2015.

SARDELICH, M. E.; SANTOS, A. M. dos; BRUSTOLIN, J. G. O que se pode aprender com projetos de Cultura Visual em espaços não formais de aprendizagem. Revista Educação, Artes e Inclusão. v. 13, n.3, p. 178-195, set. - dez. 2017.

SARDELICH, M. E.; GARCIA, A. O campo da Cultura Visual na produção acadêmica brasileira disponível no banco de teses da CAPES período 2010 - 2015. In: Anais do V diálogos internacionais em artes visuais. Recife: Editora da UFPE, 2016. v. 1. p. 220-233.

SILVA, Eloenes Lima. Intervenções artísticas em espaços públicos e pedagogias da cidade-possibilidades de pesquisa. In: Anais da 37ª Reunião Anual da Associação Na-cional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, Florianópolis, SC, 04 a 08 de ou-tubro de 2015.

SOARES, Magda; MACIEL, Francisca. Alfabetização. Brasília: MEC/Inep/ Comped, 2000. SPOSITO, Marilia Pontes (coord.). O estado da arte sobre juventude na pós-gradua-ção brasileira: Educação, Ciências Sociais e Serviço Social (1999-2006). Belo Hori-zonte, MG: Argvmentvm, 2009. p. 7-9.

Downloads

Publicado

2020-05-01

Como Citar

SARDELICH, Maria Emilia; COSTA, Ana Paula Santos. O que se fala sobre Cultura Visual no GT 24 da Anped. Palíndromo, Florianópolis, v. 12, n. 27, p. 266–282, 2020. DOI: 10.5965/2175234612272020266. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/13420. Acesso em: 7 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção aberta

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)