Paulo Gaiad: entre lugares e caminhos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234611252019178

Palavras-chave:

arte contemporânea, narrativa, paisagens, viagens

Resumo

A obra do artista Paulo Gaiad revela narrativas entre a ficção e a biografia, em tramas que são tecidas por imagens e palavras, que contam uma série de acontecimentos reais e imaginários, registrados pela memória e reinventados pela imaginação, sobre lugares, viagens e paisagens. Deste modo, pretende-se lançar um olhar sobre os elementos narrativos do artista a partir de aproximações e distanciamentos com as figuras de dois narradores oriundos de uma tradição oral, apresentados por Walter Benjamin, no ensaio o Narrador, com a figura do marinheiro viajante e do camponês sedentário. Esses narradores representam um período em que a transmissão do conhecimento se dava por uma experiência coletiva (Erfahrung), através do processo artesanal de trabalho. Por outro lado, ocorre uma atrofia dessa experiência, onde o indivíduo moderno encontra-se submetido a uma experiência individual (Erlebnis), como será demonstrada na subjetividade do artista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Fontes Gaspar, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutorando no Programa de Pós-graduação em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Santa Catarina UDESC, na linha de pesquisa - Teoria e História da Arte (2016/2020), atualmente membro do Grupo de Pesquisa: História da Arte: imagem-acontecimento. Mestre em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Santa Catarina UDESC, na linha de pesquisa - Teoria e História da Arte (Bolsista CAPES, 2015). Especialista em Filosofia Moderna: aspectos éticos e políticos, pela Universidade Estadual de Londrina (2009). Graduado em Filosofia pela Universidade Estadual de Londrina (2007).

Referências

AGAMBEN, Giorgio. Infância e História. Destruição da experiência e origem da histó-ria. Tradução de Henrique Burigo. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.

BENJAMIN, Walter. O narrador. In: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre lite-ratura e história da cultura. [tradução Sérgio Paulo Rouanet; prefácio Jeanne Marie Gagnebin] – 7. ed. – São Paulo: Brasiliense, 1994. (Obras escolhidas; v. 1)

________________. Experiência e pobreza. In: Magia e técnica, arte e política: en-saios sobre literatura e história da cultura. [tradução Sérgio Paulo Rouanet; prefácio Jeanne Marie Gagnebin] – 7. ed. – São Paulo: Brasiliense, 1994. (Obras escolhidas; v. 1)

DERRIDA, Jacques. Mal de arquivo: uma impressão freudiana. Trad. Cláudia de Mora-es Rego. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001.

GAGNEBIN, Jeanne Marie. Prefácio Walter Benjamin ou a história aberta. In: Obras escolhidas. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.

NANCY, Jean-Luc. “O vestígio da arte”. In: Huchet, Stephane (org.). Fragmentos de uma Teoria da Arte. São Paulo: Edusp, 2012.

NIETZSCHE, Friedrich Wilhelm. Segunda Consideração intempestiva: da utilidade e desvantagem da história para a vida. Tradução de Marco Antônio Casanova. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2003.

TACCA, Paula Cabral. Não é mais sobre fotografia, é sobre arte contemporânea: al-guns apontamentos. Resgate - Rev. Interdiscip. Cult., Campinas, v. 25, n. 1 [33], p. 333-378, jan./jun. 2017.

Downloads

Publicado

2019-09-01

Como Citar

GASPAR, Rafael Fontes. Paulo Gaiad: entre lugares e caminhos. Palíndromo, Florianópolis, v. 11, n. 25, p. 178–190, 2019. DOI: 10.5965/2175234611252019178. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/12656. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção aberta