O mar de omar: a prática do documentário como narrativa do eu e do outro nas Artes Visuais
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234611252019230Palavras-chave:
documentário, modernidade/colonialidade, globalização, naturezaResumo
O presente trabalho analisa os pro-cedimentos teóricos, técnicos e práticos da produção do documentário “O mar de Omar”. O curta-metragem revisita a madrugada de 27 de fevereiro de 2010, quando o Chile foi sacudido por um dos terremotos mais devastadores de sua his-tória, que causou um tsunami com ondas de até dez metros, deixando centenas de mortos e desaparecidos. A história é apresentada através das memórias de Omar, um “mareiro” chileno que durante quatorze anos construiu sua casa na bei-ra da praia, com materiais trazidos pelo mar e perdeu tudo com a catástrofe. O artigo visa refletir implicações da moder-nidade/colonialidade na globalização e algumas consequências sobre a Nature-za e a vida de pessoas que vivem à parte de sistemas capitalistas de poder. O per-curso teórico parte de estudos culturais e pós-coloniais críticos à modernidade/colonialidade e à globalização, tentando compreender o processo de separação do homem com a Natureza e reflexos que hoje se apresentam nas culturas do Sul-Global.
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