O mar de omar: a prática do documentário como narrativa do eu e do outro nas Artes Visuais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234611252019230

Palavras-chave:

documentário, modernidade/colonialidade, globalização, natureza

Resumo

O presente trabalho analisa os pro-cedimentos teóricos, técnicos e práticos da produção do documentário “O mar de Omar”. O curta-metragem revisita a madrugada de 27 de fevereiro de 2010, quando o Chile foi sacudido por um dos terremotos mais devastadores de sua his-tória, que causou um tsunami com ondas de até dez metros, deixando centenas de mortos e desaparecidos. A história é apresentada através das memórias de Omar, um “mareiro” chileno que durante quatorze anos construiu sua casa na bei-ra da praia, com materiais trazidos pelo mar e perdeu tudo com a catástrofe. O artigo visa refletir implicações da moder-nidade/colonialidade na globalização e algumas consequências sobre a Nature-za e a vida de pessoas que vivem à parte de sistemas capitalistas de poder. O per-curso teórico parte de estudos culturais e pós-coloniais críticos à modernidade/colonialidade e à globalização, tentando compreender o processo de separação do homem com a Natureza e reflexos que hoje se apresentam nas culturas do Sul-Global.

Downloads

Biografia do Autor

Gustavo Antoniuk Presta, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestrado em Artes Visuais pela UDESC, atuando na linha de pesquisa Processos Artísticos Contemporâneos – bolsista CAPES. Especialista em Comunicação Audiovisual pela PUC/PR. Bacharel em Comunicação Social pela UNIVALI. Atua como professor universitário, diretor de arte e produtor audiovisual.

Referências

ADICHIE, Chimamanda. N. O perigo de uma história única. Conferência TED. Dispo-nível em: <https://www.ted.com/talks/chimamanda_adichie_the_danger_of_a_sin-gle_story/transcript?language=pt-br >. Acesso em 15.07.2019.

BARTHES, Roland. Escrever a Leitura. In O rumor da língua. São Paulo: Martins Fontes. 2004.

BENIS, Rita. O ‘como’ e o ‘quê’ da escrita fílmica. In Atas do II Encontro Anual da AIM, editado por Tiago Baptista e Adriana Martins, 117-126. Lisboa: AIM, 2013.

BHABHA, Homi. O Local da Cultura. Belo Horizonte: Humanitas, 1998.

CAMPOS, Haroldo de. Galáxias. 1a ed. 1963. São Paulo: Ed. 34, 2011.

CHION, Michel. La Audiovisión: Análisis conjunto de la imagen y el sonido. Barcelona: Paidós. 1993. Spanish translation of L’Audiovision. Paris: Nathan, 1990.

COUTINHO, Eduardo. Acaso e necessidade: uma entrevista com Eduardo Coutinho. Disponível em: <http://cultura.estadao.com.br/blogs/luiz-zanin/acaso-e-necessi-dade-uma-entrevista-com-eduardo-coutinho/ >. Acesso em 15.07.2019.

_______. Entrevista a José Carlos Avellar, Cinemais n. 22, Revista de Cinema e Outras Questões Audiovisuais, março/abril, 2000.

GUIMARÃES, Cao. Workshop Cao Guimarães: “Ver é uma Fábula” (2013). Disponível em < https://www.youtube.com/watch?v=_p6TblUj4ho >. Acesso em 15.07.2019.

_______. Depoimento Cao Guimarães: “VER É UMA FÁBULA” (2013). Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=n88Ieqcy1Rw >. Acesso em 15.07.2019.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução: Tomaz Tadeu da Silva, Guacira Lopes Louro. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

____________. Ideology and Communication Theory in B. Dervin, L. Grossberg, B. O’Keefe e E. Wartella (eds.), Rethinking Communication, vol. 1, Paradigm Issues, Sage/ICA, 1989.

LINS, Consuelo. O documentário de Eduardo Coutinho: televisão, cinema e vídeo. 2a ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007.

MARÍN, José. Interculturalidade e descolonização do saber: relações entre saber lo-cal e saber universal, no contexto da globalização. Revista Visão Global, Joaçaba, v. 12, n. 2, p. 127-154, jul./dez. 2009.

MIGNOLO, Walter. La teoría política en la encrucijada descolonial. - 1ª ed.– Buenos Aires: Del Signo, 2009.

_______. Decolonialidade como o caminho para a cooperação. 2013. Entrevista dis-ponível em: < http://www.ihuonline.unisinos.br/index.php?option=com_content&-view=article&id=5253&secao=431 >. Acesso em 15.07.2019.

MOURA, Edgar. Câmera na mão: som direto e informação. Rio de Janeiro: FUNARTE / Instituto Nacional da Fotografia, 1985.

PRESTA, Gustavo. Transgressão e Resistência nas estéticas do Rastafári. Artigo digital, 2015. < revistas.udesc.br/index.php/ciclos/article/view/4992 >. Acesso em 15.07.2019.

ROCHA, Galuber. Revolução do Cinema Novo. Rio de Janeiro: Alhambra/Embrafilme, 1981.

ROSSA, Maristane de Sousa. Repensar a História: Visual dreadlocks. In Revista Brasi-leira do Caribe - Universidade de Brasília, vol. IX, nº 18, jan/jun 2009, BrasÍia: Editora CECAB, 2009.

THOREAU, Henry David. Walden, ou, A vida nos bosques. Tradução Astrid Cabral. 7.ed. São Paulo: Ground, 2014. Título original: Walden or life in the woods 1a ed. 1984.

_______. A desobediência civil. Tradução José Geraldo Couto. São Paulo: Penguin Classics, Companhia das Letras, 2012.

Downloads

Publicado

01-09-2019

Como Citar

PRESTA, Gustavo Antoniuk. O mar de omar: a prática do documentário como narrativa do eu e do outro nas Artes Visuais. Palíndromo, Florianópolis, v. 11, n. 25, p. 230–245, 2019. DOI: 10.5965/2175234611252019230. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/12542. Acesso em: 15 mar. 2025.

Edição

Seção

Artigos Seção aberta