MASACCIO, CULTURA CRISTÃ NO PRIMEIRO RENASCIMENTO: A INTERPRETAÇÃO CRÍTICA DE GIULIO CARLO ARGAN E A EXEGESE DA FORMA

Autores

  • João Cícero Teixeira Bezerra Rio de Janeiro State University image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.5965/21752346102202018123

Palavras-chave:

historiografia, história da arte, Renascimento

Resumo

O artigo analisa a relação entre a cultura cristã e a forma perspectiva na obra de Masaccio no primeiro Renascimento, a partir de uma interpretação do historiador italiano Giulio Carlo Argan. Para isso, discute-se o debate teológico da forma total presente nos escritos de São Pedro Damião a fim de especular possibilidades interpretativas para o surgimento da forma perspectiva em Florença no século XV. Outros historiadores como Frederick Antal, Ernst Gombrich, Ernst Panofsky são solicitados para dialogar com a interpretação de Argan. Assim sendo, o ensaio segue dois caminhos: 1º - apresenta a obra de Masaccio no contexto do Renascimento, e 2º- debate sobre o método historiográfico do historiador italiano.

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Biografia do Autor

João Cícero Teixeira Bezerra, Rio de Janeiro State University

Historiador e Crítico de Arte e Teatro e dramaturgo. Formado em Teoria do Teatro pela UniRIO, Mestre em Artes Cênicas pela mesma instituição, Doutor em História Social da Cultura na PUC-RIO. Pós-doutor em Artes Cênicas - Unirio.

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Publicado

2018-10-25

Como Citar

BEZERRA, João Cícero Teixeira. MASACCIO, CULTURA CRISTÃ NO PRIMEIRO RENASCIMENTO: A INTERPRETAÇÃO CRÍTICA DE GIULIO CARLO ARGAN E A EXEGESE DA FORMA. Palíndromo, Florianópolis, v. 10, n. 22, p. 123–142, 2018. DOI: 10.5965/21752346102202018123. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/11328. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

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