O clarinete concertante do Brasil: considerações históricas e catalogação de obras brasileiras para clarinete solista e orquestra

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530411012026e0107

Palavras-chave:

Clarinete, Música Brasileira de Concerto, Catalogação de Obras Brasileiras, Clarinete Solista e Orquestra

Resumo

Este artigo tem como objetivo catalogar obras musicais para clarinete (e congêneres) solista e orquestra escritas por compositores brasileiros. Como metodologia, utilizou-se a pesquisa documental, envolvendo catálogos de compositores, programas de concertos e gravações disponibilizadas online, além de pesquisa bibliográfica em trabalhos que tivessem como tema a música brasileira de concerto para clarinete. Como resultado, elaborou-se um catálogo com 62 obras para clarinete e orquestra, escritas por compositores do Brasil ao longo de aproximadamente 70 anos. Além disso, foi possível analisar o contexto histórico e as características gerais das músicas brasileiras compostas para essa formação, evidenciando-se a utilização de duas abordagens composicionais distintas que estruturam o desenvolvimento do repertório do instrumento, uma de caráter nacionalista, com a inserção de elementos da cultura popular, e outra baseada nos fundamentos estéticos da música contemporânea europeia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Lima, Universidade Federal da Paraíba

Doutorando em Música pela Universidade Federal da Paraíba, é Mestre e Bacharel laureado pela mesma instituição, além de ter realizado cursos de aperfeiçoamento na Alemanha e Itália. Como solista, já atuou frente à diversas orquestras sinfônicas do país, recebendo prêmios em importantes concursos nacionais e internacionais. Como professor de clarinete, atuou como substituto na Universidade Federal de Pernambuco, nos cursos de extensão da Universidade Federal de Mato Grosso e no Programa de Inclusão através da Música e das Artes em diversas cidades da Paraíba. Atualmente é clarinetista principal da Orquestra Sinfônica da UFPB e membro do Quinteto Parambuco, onde desenvolve trabalho de produção cultural, pesquisa e performance do repertório camerístico nordestino.

Gueber Santos, Instituto Federal de Pernambuco

Natural de Recife, é Doutor e Mestre em Execução Musical (Clarineta) pela Universidade Federal da Bahia. Licenciado cum laude em Música pela Universidade Federal de Pernambuco. Atuou como Músico da Orquestra Sinfônica do Recife entre os anos de 2003 e 2022. Possui experiência na área da performance orquestral, operística, camerística e como solista. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, onde desenvolve atividades de extensão, pesquisa, docência e administrativo-pedagógicas - Coordenação Acadêmica da Área de Arte (2023-2024) e Coordenação de Pós-Graduação da Reitoria do IFPE (desde 2024). Atua como músico convidado no Festival Virtuose (PE) e no Festival de Ópera de Pernambuco (FOPE). Como pesquisador, possui artigos publicados nas Revistas Per Musi (UFMG) e Caravana (IFPE).

Referências

ALBERTO, Gabriel Gagliano Pinto. O Professor José Botelho e a Escola Brasileira de

Clarineta na segunda metade do século XX. Natal, 2015, 176f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais). Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015.

AUGUSTO, Antonio. A Civilização como Missão: o Conservatório de Música no Império do Brasil. Revista Brasileira de Música, Rio de Janeiro, v. 23, n. 1, 2010.

BMC. Arte de Toda Gente, 2025. Programas anteriores. Disponível em: https://artedetodagente.com.br/bienal-de-musica-brasileira-contemporanea/bmc-programas-an teriores/. Acesso em: 08/04/2025.

CARNEIRO, Mauricio Soares. A música de câmara brasileira: clarineta e piano – clarineta solo. Curitiba, 1998, 136f. Monografia (Especialização em Música). Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Universidade Estadual do Paraná, 1998.

______. Música brasileira para clarone solo: Catalogação de repertório e uma abordagem interpretativa da obra Danzas Híbridas, op. 132 de Jaime Zenamon. Salvador, 2008, 65f.

Dissertação (Mestrado em Música). Escola de Música, Universidade Federal da Bahia, 2008.

CARVALHO, Igor Ferreira. Encomenda e registro fonogrâfico de concertos duplos para clarinetas e congêneres. Rio de Janeiro, 2025, 223f. Dissertação (Mestrado em Música). Programa de Pós-graduação Profissional em Música, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2025.

CLARINETE Concertante - vol. 1. Intérpretes: Cristiano Alves, Daniel Guedes e Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. [Rio de Janeiro]: A Casa Discos, 19 mai 2022. Disponível em: https://open.spotify.com/intl-pt/album/5vFoija5eofblkYcicTEpo. Acesso em: 10/07/2025.

CLARINETE Concertante - Choro, Seresta & Gafieira. Intérpretes: Cristiano Alves, Leandro Carvalho e Orquestra do Estado do Mato Grosso. [Rio de Janeiro]: Kuarup Música, 28 jun 2024. Disponível em: https://open.spotify.com/intl-pt/album/0GgdDE9oxYeToxQpTHadIt. Acesso em: 11/08/2025.

COSTA, Márcio. Fantasia SulAmérica para Clarineta e Orquestra. Youtube, 11 fev 2020. 4mins2s. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=118BM9Sln-I. Acesso em:

/05/2025.

CRISTIANO Alves fala sobre o disco “Clarinete Concertante” pela Kuarup. EBC, 2024. Disponível em: https://radios.ebc.com.br/e-tudo-brasil/2024/09/cristiano-alves-fala-sobre-o-disco-clarinete-co ncertante-pela-kuarup. Acesso em: 25/02/25.

EGG, André. A carta aberta de Camargo Guarnieri. Revista Cientí fica/FAP, Curitiba, v. 1, n. 1, 2007.

FEITOSA, Miqueias Felipe Costa. A expressividade na música brasileira para Clarinete e Orquestra. Porto, 2019, 75f. Dissertação (Mestrado em Música). Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Instituto Politécnico do Porto, 2019.

FREIRE, Ricardo José Dourado. The history and development of the clarinet in Brazil. East Lancing, 2000, 173f. Tese (Doutorado em Música). School of Music, Michigan State University, 2000.

GARBOSA, Guilherme Sampaio. “Concerto (1988)” para clarineta de Ernst Mahle: um estudo comparativo de interpretações. Salvador, 2002, 195f. Tese (Doutorado em Música). Escola de Música, Universidade Federal da Bahia, 2002.

HOEPRICH, Eric. The Clarinet. London: Yale University, 2008.

LIMA, Eduardo Filippe de. Ensino da Clarineta em Nível Superior: materiais didáticos e o desenvolvimento técnico-interpretativo do clarinetista. João Pessoa, 2019. 111f. Dissertação (Mestrado em Música). Programa de Pós-Graduação em Música, Universidade Federal da Paraíba, 2019.

LOPES, Thiago de Araújo. Concerto de Câmara para Clarineta em Si Bemol e Orquestra de Vicente Alexim: uma abordagem interpretativa. Belém, 2015. 111 f. Dissertação (Mestrado em Artes). Programa de Pós-Graduação em Artes, Universidade Federal do Pará, 2015.

ORQUESTRA SINFÔNICA NACIONAL - UFF. Rafael Barros Castro – Concerto para Requinta | Anderson César, solista. Youtube, 8 dez 2025. 23mins2s. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=mo5M_pfPEgw. Acesso em: 14/12/2025.

PEREIRA, Marcus Vinícius Medeiros. Ensino superior em Música, colonialidade e currículos. Revista Brasileira de Educação, v. 25, p. 1–24, 2020.

PEREZ, Patrícia. Concertino para clarinete y orquestra. Francisco Mignone. Youtube, 12 fev 2015. 11mins53s. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=n12M1BmtsMU. Acesso em: 30/12/2025.

PISCO, Ayrton. Concerto para clarinete, F. Mignone. Youtube, 18 mar 2012. 12mins48s.

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=KvD0E0z0cRk. Acesso em: 30/12/2025.

PIRES, Elaine Lopes de Oliveira. Um sopro de clarineta no Brasil - Resgate de “Crônica de um dia de verão” - Fantasia para clarineta e orquestra de cordas de Almeida Prado. Campinas, 2007, 179f. Dissertação (Mestrado em Música). Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, 2007.

RIBEIRO, Hudson de Sousa. Concertino para clarinete e orquestra de câmara de José Siqueira: uma abordagem interpretativa. Natal, 2016, 160f. Dissertação (Mestrado em Música). Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016.

SANTOS, G. P.; BORDINI, R. M. Fantasia Sul América para clarineta solo de Claudio Santoro: uma análise. Per Musi, Belo Horizonte, n.27, p.189–199, 2013.

SANTOS, Efraim Santana dos; AFONSO, Luis Antonio Eugenio. Reflexões acerca do uso do repertório brasileiro para clarineta nas escolas de música de São Paulo. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA, 30. 2020, Manaus. Anais do Congresso da ANPPOM. Manaus: ANPPOM, 2020, p. 1–10.

SILVA, Maurício José Jesus da. SILVEIRA, Fernando José. Clarinetistas profissionais do Rio de Janeiro: 1940 a 2000. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE PESQUISA EM MÚSICA, 8. 2008. Goiânia. Anais do Seminário Nacional de Pesquisa em Música. Goiânia: SEMPEM, 2008, p. 215-221.

SILVA, Jailson Raulino da. Carlos Gomes e sua emblemática contribuição ao repertório brasileiro para clarineta. Revista Clarineta, Salvador, n° 2, 16–23, dez. 2016.

SILVA, Gabriel Peter Freire. Choro para clarineta e orquestra de Camargo Guarnieri: uma abordagem interpretativa. Porto, 2018, 88f. Dissertação (Mestrado em Música). Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Instituto Politécnico do Porto, 2018.

SILVEIRA, Fernando José. Concertino per Clarino in Sib con Accomp.to di Pianoforte di

José Lino Fleming. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA, 18. 2008, Salvador. Anais do Congresso da ANPPOM. Salvador: ANPPOM, 2008, p. 4–9.

______. O "Concertino para clarineta e orquestra" de Francisco Mignone: edição crítica. Revista do Conservatório de Música da UFPel, Pelotas, n° 1, dez. 2008.

SOUSA, Jairo Wilkers da Costa. Seleção e descrição de onze obras contemporâneas para clarineta solo de sete compositores baianos e análise teórica-interpretativa da peça “Peripécias op. 56: Look at the Sky!” de Paulo Costa Lima. Salvador, 2023, 149f. Dissertação (Mestrado em Música). Escola de Música, Universidade Federal da Bahia, 2023.

VIEIRA, Walter Júnio da Silva. A clarineta na música de Liduino Pitombeira: identificação de obras e análise da suíte hermética, para quinteto de sopros. Salvador, 2022, 106f. Dissertação (Mestrado em Música). Escola de Música, Universidade Federal da Bahia, 2022.

Downloads

Publicado

19-05-2026

Como Citar

LIMA, Eduardo Filippe de; SANTOS, Gueber Pessoa. O clarinete concertante do Brasil: considerações históricas e catalogação de obras brasileiras para clarinete solista e orquestra. Orfeu, Florianópolis, v. 11, n. 1, p. e0107, 2026. DOI: 10.5965/2525530411012026e0107. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/28374. Acesso em: 21 maio. 2026.