Do Barro ao Berro: Cerâmica, Algoritmos, Gambiarras e Composição Colaborativa em “Hybris: Ocarinas do Mestre Nado”
DOI:
https://doi.org/10.5965/2525530410022025e0104Resumo
O artigo apresenta um percurso metodológico, técnico e poético que articula três eixos principais: a composição colaborativa por desenho vetorial, o desenvolvimento de um sistema de notação gráfico-proporcional para intervalos xenharmônicos e a modelagem acústica via convolução FFT. Esses procedimentos convergem na realização do álbum Hybris: Ocarinas do Mestre Nado, lançado pelo selo independente Seminal Records, como síntese fonográfica do processo. A pesquisa é situada no contexto do grupo Gambioluteria (CNPq/PPGACL/UFJF), que investiga as interfaces entre algoritmos, escuta, luteria e pedagogias críticas. A obra propõe uma reconceitualização da escrita musical como gesto expandido, onde escuta, espaço e memória se entrelaçam.
Downloads
Referências
BJÖRGVINSSON, Erling; EHN, Pelle; HILLGREN, Per-Anders. Design things and design thinking: Contemporary participatory design challenges. Design Issues, Cambridge, v. 28, n. 3, p. 101–116, 2012.
BRANDÃO, Junito de Souza. Mitologia grega: o nascimento dos deuses. 24. ed. Petrópolis: Vozes, 2016. v. 1.
CASTELÕES, L. Musicalizing Sonification: Image-to-music Convertion using OpenMusic. In: BRESSON, J.; AGON, C.; ASSAYAG, G. (Org.). OM Composer's Book. v. 3. 1. ed. Paris: Éditions Delatour, 2016. p. 1-16.
CLARK, Andy. Being there: putting brain, body, and world together again. Cambridge: MIT Press, 2001.
COLLINS, Nick. PartitionedConvolution.cpp: implementation of partitioned convolution for real-time audio processing. SuperCollider, GitHub, out. 2008. Disponível em: <https://github.com/supercollider/supercollider/blob/develop/server/plugins/PartitionedConvolution.cpp>. Acesso em: 5 abr. 2025.
COOK, Perry R. Physically informed sonic modeling (PhISM): Synthesis of percussive sounds. Computer Music Journal, v. 21, n. 3, p. 38–49, 1997.
COOLEY, J. W., & TUKEY, J. W. An algorithm for the machine calculation of complex Fourier series. Mathematics of Computation, 19(90), 297-301. 1965. https://doi.org/10.1090/S0025-5718-1965-0178586-1
DARREG, Ivor. Xenharmonic Bulletin, n. 1. San Diego: Xenharmonicon, 1974
DEL NUNZIO, Mário Augusto Ossent. Fisicalidade: potências e limites da relação entre corpo e instrumento em práticas musicais atuais. 2011. 211 f. Dissertação (Mestrado em Música) – Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.
ERNST, Wolfgang. Digital Memory and the Archive. University of Minnesota Press, Minneapolis, 2015.
ERNST, Wolfgang. Sobre a “Sonicidade”. Tradução de Eduardo Harry Luersen. Revista GEMInIS, São Carlos, UFSCar, v. 10, n. 1, pp.4-26, jan. / abr. 2019
FARINA, A. Simultaneous Measurement of Impulse Response and Distortion with a Swept-Sine Technique. AES. 2000.
FERNANDES, Isabela. Hybris: o herói trágico e a poética da desmedida. 2023.
FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. São Paulo: Annablume, 2002.
FLUSSER, Vilém. O mundo codificado: por uma filosofia do design e da comunicação. São Paulo: Ubu Editora, 2007.
FOKKER, Adriaan. Just Intonation and the 31-tone System. In: Selected Writings. Amsterdam: Fokker Foundation, 1955.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1970.
GATO, Gonçalo Alves Gato Lopes. Algorithm and Decision in Musical Composition. Tese (Doutorado em Musical Composition) – Guildhall School of Music and Drama, City University London, Londres, 2016.
HUTCHINS, Edwin. Cognition in the Wild. Cambridge: MIT Press, 1995.
JOHNSTON, Ben. Maximum Clarity and Other Writings on Music. Urbana: University of Illinois Press, 2006.
KEENAN, Dave; SECOR, George D. The Sagittal Microtonal Notation System, 2025. Disponível em: https://sagittal.org. Acesso em: 14 abr. 2025.
LATOUR, Bruno. Jamais fomos modernos: ensaio de antropologia simétrica. Trad. Carlos Irineu da Costa. Rio de Janeiro: Editora 34, 1994.
LAZIER, Aaron; COOK, Perry R. MOSIEVIUS: Feature-driven interactive audio mosaicing. In: Proceedings of the International Computer Music Conference (ICMC). 2003.
MALASPINA, Cécile. An Epistemology of Noise. London: Bloomsbury Academic, 2021.
MATHEWS, Max V.; PIERCE, John R. The Bohlen–Pierce Scale. In: Journal of the Acoustical Society of America, v. 84, n. 4, 1988, p. 1214.
McLEAN, Alex. TidalCycles. Projeto de live coding musical. 2025. Disponível em: https://tidalcycles.org. Acesso em: 13 abr. 2025.
NOË, Alva. Action in perception. Cambridge, MA: MIT Press, 2004.
OPPENHEIM, Alan V.; SCHAFER, Ronald W. Discrete-Time Signal Processing. 3. ed. Upper Saddle River, NJ: Prentice Hall, 2009.
PARIKKA, Jussi. A Geology of Media. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2015.
PEREIRA, Marcus Vinícius Medeiros. Ensino superior e as licenciaturas em música (pós Diretrizes Curriculares Nacionais 2004): um retrato do habitus conservatorial nos documentos curriculares. 2012. 281 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2012.
SABAT, Marc. The Extended Helmholtz–Ellis JI Pitch Notation. [online], 2004. Disponível em: http://www.marcsabat.com/pdfs/notation.pdf. Acesso em: 14 abr. 2025.
SCAVONE, Gary P.; COOK, Perry R. Real-time physical models for flute and clarinet. In: Proceedings of the International Computer Music Conference (ICMC), Beijing, China, 1999. Cf. SCAVONE, Gary P. An acoustic analysis of single-reed woodwind instruments with an emphasis on design and performance issues and digital waveguide modeling techniques. 2003. Thesis (Ph.D.)—Stanford University, Stanford, CA, 2003.
SIMONDON, Gilbert. Du mode d’existence des objets techniques. Paris: Aubier, 1958.
SMITH, Steven. Digital Signal Processing: A Practical Guide for Engineers and Scientists. Newnes, 2013.
STIEGLER, Bernard. Technics and Time 1: The Fault of Epimetheus. Stanford: Stanford University Press, 1998. (traduzido do original francês La technique et le temps 1: La faute d’Épiméthée, 1994.
STOWELL, Dan; PLUMBLEY, Mark. A framework for the provision of contextual metadata for concatenative sound synthesis. Organised Sound, v. 12, n. 3, p. 229–238, 2007.
SCHAEFFER, Bogusław. Topofonica. [S.l.]: [s.n.], 1960. Composição orquestral para 40 instrumentos.
SCHWARZ, Diemo. Concatenative sound synthesis: The early years. Journal of New Music Research, v. 35, n. 1, p. 3–22, 2006.
VARELA, Francisco J.; THOMPSON, Evan; ROSCH, Eleanor. The embodied mind: cognitive science and human experience. Cambridge, MA: MIT Press, 1991.
VAZ, Henrique; MEDEIROS, Hugo; ALENCAR, Lucas; CAMPELLO, Marcelo. Hybris: Ocarinas do Mestre Nado. Recife: Seminal Records, 2024. Álbum digital. Disponível em: https://seminalrecords.bandcamp.com/album/hybris-ocarinas-do-mestre-nado
VERNANT, Jean-Pierre. Mito e pensamento entre os gregos: estudos de psicologia histórica. Trad. Haakon Chevalier. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.
XENAKIS, Iannis. Formalized Music: Thought and Mathematics in Composition. Revised edition. Stuyvesant, NY: Pendragon Press, 1992.
XENHARMONIC WIKI. Xenharmonic Series, 2024. Disponível em: https://en.xen.wiki/w/Xenharmonic_series. Acesso em: 10 abr. 2025.
WISHART, Trevor. On Sonic Art. Amsterdam: Harwood Academic Publishers, 1996.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Henrique Maia Lins Vaz, João Pedro Mendes de Oliveira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.




