Orquestra Errante, dezesseis anos de prática experimental em ambiente acadêmico

uma entrevista com Rogério Costa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530410022025e0105

Palavras-chave:

Improvisação livre, Práticas experimentais, Academia musical, Criatividade coletiva

Resumo

Esta entrevista com o Prof. Dr. Rogério Costa, docente da Universidade de São Paulo e pesquisador da improvisação, aborda a experiência da Orquestra Errante, coordenada por ele desde 2009. Trata-se de um grupo voltado para a prática da Improvisação Livre e para a experimentação criativa coletiva, organizando-se e sustentando-se através de uma dinâmica informal, horizontal e auto-gerida particular. Enfocamos aqui as estratégias de manutenção da existência do grupo, de forma a incentivar a reflexão e a discussão acerca dos recursos possíveis para a sustentação a longo prazo de um projeto experimental no contexto acadêmico brasileiro, assim como dos desafios enfrentados por esses projetos.

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Biografia do Autor

Lucca Perrone Totti, Universidade de São Paulo

Lucca Totti é Mestrando em Sonologia - Processos Criativos pelo PPGMUS da ECA/USP, desenvolvendo uma pesquisa sobre Improvisação Livre a partir da perspectiva crítica de teorias sonológicas da materialidade sonora. É graduado em Licenciatura em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Seu trabalho de conclusão de concurso pesquisou pedagogias da escuta propostas por R. Murray Schafer e por práticas de Arte Sonora. Atuou como monitor do projeto de extensão "Fábrica de Sons Eletrônicos", coordenado pelos professores Alexandre Fenerich e Paulo Dantas, focado em computação e eletrônica musical. Como artista, compositor e performer, desenvolve trabalhos no campo da Música Experimental e Arte Sonora. Em 2022, lançou seu álbum de estreia, Terramuda, pelo selo Música Insólita. Já participou com trabalhos autorais de *Topie SoundArt Festival (ALE), Monteaudio International Sound Art Festival (URU), Centro de Arte Sonoro (ARG), Bienal de Música Brasileira Contemporânea, Simpósio Internacional de Música Nova, Festival Irradia, Festival Escuta Aqui!, Série Música?, Oficina de Música de Curitiba, SomaRumor - Encontro Latinoamericano de Arte Sonora, entre outras.

Rogério Luiz Moraes Costa, Universidade de São Paulo

Possui Licenciatura em Artes com Habilitação em Música pela Universidade de São Paulo (1983), mestrado em Musicologia pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). Em 2011 realizou um estágio de estudos de 2 meses sobre as relações entre improvisação e tecnologia na UCSD (University of California at San Diego) sob a supervisão dos professores David Borgo e Miller Puckette. De agosto de 2013 até julho de 2014 realizou pós-doutorado em Paris, França, na Université Paris 8, sob a supervisão do professor e musicólogo Makis Solomos. É professor livre docente e pesquisador vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Música da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Seu principal tema de investigação é a improvisação, particularmente sobre o ambiente da livre improvisação com interação eletroacústica em tempo real, processos criativos e criação coletiva. Faz parte da equipe de pesquisadores do NuSom (Núcleo de Pesquisa em Sonologia da USP - http://www2.eca.usp.br/nusom/) coordenado pelo professor Fernando Iazzetta e sediado no Departamento de Música da ECA/USP. Tem composições para variadas formações incluindo octetos, quartetos, trios, duos, peças para saxofone solo e estudos para piano. Atua como saxofonista e flautista em grupos que se dedicam à música experimental e à livre improvisação. É fundador e coordenador do grupo experimental Orquestra Errante, grupo experimental ligado ao Departamento de Música da ECA-USP e ao NuSom e que se dedica à pesquisa e à prática da improvisação. O grupo é composto por performers oriundas/os dos mais diversos meios e com as mais variadas formações musicais.

Referências

COSTA, Rogério Luiz Moraes. Na Orquestra Errante Ninguém Deve Nada a Ninguém ou... Como Preparar um Ambiente Propício à Prática da Livre Improvisação. Música Hodie, v. 13, n. 1, 2013, p. 279-286.

COSTA, Rogério Luiz Moraes. Música Errante: o jogo da improvisação livre. São Paulo: Perspectiva/FAPESP, 2016.

COSTA, Rogério Luiz Moraes. Orquestra Errante: uma prática musical entranhada na vida. Revista Música, v. 20, n. 1, 2020, p. 309-328.

COSTA, Rogério Luiz Moraes. Orquestra Errante: Improvising Assemblages Facing the Totalitarian Assemblage. In: DE ASSIS, Paulo; GIUDICI, Paolo (Orgs.). Machinic Assemblages of Desire: Deleuze and Artistic Research 3. Ghent: Leuven University Press, 2021, p. 339-350.

INÁCIO, Romulo Alex. Fora da temporalidade: The Art Ensemble of Chicago e a Práxis Criativa Negra. 2024. Dissertação (Mestrado em Processos de Criação Musical) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2024.

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Publicado

28-10-2025

Como Citar

PERRONE TOTTI, Lucca; MORAES COSTA, Rogério Luiz. Orquestra Errante, dezesseis anos de prática experimental em ambiente acadêmico: uma entrevista com Rogério Costa. Orfeu, Florianópolis, v. 10, n. 2, p. e0105, 2025. DOI: 10.5965/2525530410022025e0105. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/27208. Acesso em: 30 out. 2025.