Towards a pedagogy of intellectual affiliation:

challenges and needs of Brazilian Pre-Service Music Teachers

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530410012025e0205

Keywords:

Afiliação intelectual, pedagogia da afiliação, ensino superior, licenciatura em música

Abstract

This study investigates the intellectual affiliation of pre-service music teachers at three public universities in Minas Gerais, Brazil. The focus lies on analyzing their mastery of cognitive strategies and academic behaviors essential for academic success, based on Alain Coulon's pedagogy of intellectual affiliation. Using an online Likert-scale questionnaire, the research assessed students' academic practices and considered social markers such as family income and educational background. The findings reveal that, although students acknowledge the importance of these strategies, they have not yet fully mastered them, potentially due to their social profiles. This highlights the urgent need for pedagogical support to foster intellectual affiliation and underscores the faculty's role in developing these skills beyond traditional curricular content. The study aims to contribute to the democratization of higher education by strengthening institutional and pedagogical policies that ensure retention and the successful training of future music educators.

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Author Biographies

Marcus Vinícius Medeiros Pereira, UFJF

É professor associado da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora, atuando como professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação. Lidera o Grupo de Estudos e Pesquisas Observatório das Práticas Musicais, e é membro associado do LCT Centre for Knowledge-Building, coordenando o grupo LCT Brazil. Foi presidente da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM) entre 2018 e 2021. Atualmente é o Pró-reitor de Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Maria Angélica de Toledo Calderano da Costa, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF, mestre em Música (Educação Musical) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (2018), Licenciada em Música pelo Conservatório Brasileiro de Música – CBM-CEU / RJ (2015). Especialista em Educação Musical pelo Conservatório Brasileiro de Música – CBM-CEU / RJ (2014). Graduada em Fonoaudilogia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora – CES/JF (2008). Especialista em Linguagem pela Universidade Veiga de Almeida – UVA/RJ (2012) e Técnica em Música pelo Conservatório Estadual de Música Haidèe França Americano – habilitação em Piano (2010). Integra do Grupo de Estudos e Pesquisas Observatório das Práticas Musicais. É professora de música das etapas da Educação Infantil, Ensino Fundamental (anos iniciais e anos finais) da rede particular de ensino da cidade do Rio de Janeiro desde 2012.

Ana Carolina dos Santos Martins, University of Brasília

Licenciada em Música pela Faculdade de Música do Espírito Santo - FAMES, Bacharel em Música com habilitação em Flauta Doce pelo UNIS e Bacharel Comunicação Social pelas Faculdades Integradas de São Pedro - FAESA, Pedagogia e Pós - graduada (Lato Sensu) em Arte na Educação: Dança, Música e Teatro pela Faculdade de Venda Nova do Imigrante - FAVENI, em Educação Especial e Libras pelo Centro de Estudos Avançados - CESAP. Tem experiência em práticas de ensino acessível (Libras) e com adaptações de metodológicas na Educação Especial e para crianças e adolescentes que vivem em risco e vulnerabilidade sociais. Atualmente é Mestre em música pela Universidade Federal de São João Del-Rei, Professora Assistente da Fames, dulcista do Grupo de Música Antiga e Presidente do Núcleo de Acessibilidade Educacional e Permanência - NAEP, da mesma instituição e doutoranda em Música na UnB.

Gustavo de Oliveira Coelho, Universidade Federal de Juiz de Fora

Estudante de graduação - Licenciatura em Música - na Universidade Federal de Juiz de Fora.

Bolsista de iniciação científica da FAPEMIG.

Josuan Vicenzi Daun, Universidade Federal de Juiz de Fora

Estudante de graduação - Licenciatura em Música - na Universidade Federal de Juiz de Fora.

Bolsista de Iniciação Científica - FAPEMIG.

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Published

2025-04-04

How to Cite

MEDEIROS PEREIRA, Marcus Vinícius; DE TOLEDO CALDERANO DA COSTA, Maria Angélica; DOS SANTOS MARTINS, Ana Carolina; DE OLIVEIRA COELHO, Gustavo; VICENZI DAUN, Josuan. Towards a pedagogy of intellectual affiliation: : challenges and needs of Brazilian Pre-Service Music Teachers. Orfeu, Florianópolis, v. 10, n. 1, p. e0205, 2025. DOI: 10.5965/2525530410012025e0205. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/26772. Acesso em: 14 apr. 2025.