Considerando estilo e gêneros musicais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530410012025e0402

Palavras-chave:

estilo, gênero musical, idioleto, estética

Resumo

“Considerando estilo e gênero musicaisé um ensaio que conjuga dois textos de Allan F. Moore publicados em décadas diferentes: “Categorical Conventions in Music Discourse: Style and Genre” (Music & Letters 82/3, 2001) e “Style and Genre as a Mode of Aesthetics” (Musurgia XXV/3, 2018). Além de oferecer ao leitor lusófono uma revisão sobre estes dois conceitos centrais para a pesquisa em música, é inspirador observar as mudanças de perspectiva do musicólogo ao longo do tempo. Em 2001, com uma atitude mais “positivista”, em 2018 incluindo questões de estética musical, sem deixar de mencionar a comunicação recente, de 2024, onde é admitida a existência de certo grau de subjetividade por parte do analista musical.  Importante ressaltar a interação dos tradutores com o autor, visto que a proposta da edição dos textos unificados, motivou Moore escrever alguns parágrafos especialmente para esta publicação, com o intuito de servir de elo entre a primeira e segunda parte do ensaio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Allan F. Moore, University of Surrey

Allan F. Moore, musicólogo, pianista e compositor é atualmente Professor Emeritus do Departamento de Música & Mídia da Universidade de Surrey (UK).

David Ganc, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

David Ganc é Pós-doutorando na UNIRIO (bolsista FAPERJ), Doutor em Música – UNIRIO, Bacharel em Música (flauta) - UFRJ, e BA - Professional Music pela Berklee College of Music. Flautista, saxofonista e arranjador. Membro do Conselho Consultivo da ABRAF (Associação Brasileira de Flautistas). Co-autor dos livros “Choro Duetos Pixinguinha & Benedito Lacerda” (Vols. 1 e 2). Lançou 6 CDs solo.

Mário Sève, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Mário Sève é Pós-doutorando na UNIRIO (bolsista FAPERJ), Doutor e Mestre em Música – UNIRIO, Licenciado em Música – UNIRIO. Flautista, saxofonista e compositor. Integrante do grupo de Paulinho da Viola e dos quintetos Nó em Pingo D'água e Aquarela Carioca. Autor dos livros “Vocabulário do Choro” e “Fraseado do Choro”. Co-autor dos livros “Songbook Choro” (Vols. 1, 2 e 3) e “Choro Duetos: Pixinguinha & Benedito Lacerda” (Vols. 1 e 2). Lançou 7 CDs solo e um DVD.

Martha Ulhôa, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Martha Ulhôa é docente do Programa de Pós-Graduação em Música da UNIRIO e pesquisadora do CNPq. PhD em musicologia (Cornell University), mestre em performance (University of Florida) e diplomada em piano (Conservatório Brasileiro de Música). É autora de Aspectos sobre a valsa no Rio de Janeiro no longo século XIX: de folhetins, música de salão e serestas e coeditora de Música popular na América Latina: Pontos de Escuta, Made in Brazil: Studies in Popular Music e Canção romântica: Intimidade, mediação e identidade na América Latina.

Referências

ADLER, Guido. Gustav Mahler. In: REILLY, Edward R. (trad. e ed.). Gustav Mahler and Guido Adler. Cambridge, 1982.

ADORNO, Theodor W. Tipos de comportamento musical. In: ADORNO, Theodor W. Introdução à sociologia da música: doze preleções teóricas. Trad. Fernando R. de Moraes Barros. São Paulo: Editora UNESP, 2011.

ALAN STIVELL. Renaissance of the Celtic harp. Phonogram, 1971.

ALAN STIVELL. Au-dela des mots. Keltia, 2002.

BAUMAN, Richard. Genre. In: Folklore, Cultural Performances, and Popular Entertainments. New York: Oxford University Press, 1992, p. 53-60.

BENT, Ian. Analysis. Basingstoke, 1987.

BOHLMAN, Philip V. The Study of Folk Music in the Modern World. Bloomington: Indiana Univ. Press, 1988, p. 4-12, 18, 38.

BRADLEY, Dick. Understanding Rock'n'roll. Buckingham, 1992.

COOK, Nicholas. Music, Imagination, and Culture. Oxford, 1990.

COPE, David. Computers and Musical Style, Oxford, 1991.

COVACH, John. Dahlhaus, Schoenberg, and the New Music. In Theory Only, xii (1991), 19-42.

CROCKER, Richard L. A History of Musical Style. New York, 1986.

DAVERIO, John. Nineteenth-Century Music and the German Romantic Ideology. New York, 1993.

DAHLHAUS, Carl. New Music and the Problem of Musical Genre. In: Schoenberg and the New Music, trad. Derrick Puffett & Alfred Clayton, Cambridge, 1988.

DURANT, Alan. Conditions of Music. London, 1984, p. 188-90.

EVA, Little. The loco-motion, New York: London Records, 1962.

FABBRI, Franco. How Genres Are Born, Change, Die: Conventions, Communities and Diachronic Processes. In: HAWKINS, S. Critical Musicological Reflections: Essays in Honor of Derek B. Scott. London: Routledge, 2012, p. 179-191. ISBN 9781409425601.

FABBRI, Franco. A Theory of Musical Genres: Two Applications. In: Popular Music Perspective. Ed. David Horn & Philip Tagg, Exeter, 1982, p. 52-81.

FAIRLEY, Jan. The “local” and “global” in popular music. In: Simon Frith, Will Straw & John Street (eds.), The Cambridge Companion to Pop and Rock. Cambridge: Cambridge University Press, 2011.

FISKE, John. Introduction to Communication Studies. London, 1982, p. 6-22.

FISKE, John. Television Culture. London, 1987.

FORNÄS, Johan. The Future of Rock: Discourses that Struggle to Define a Genre. Popular Music, xiv/1 (1995), p. 111- 27.

GAMMON, Vic. Problems of Method in the Historical Study of Popular Music. In: Horn & Tagg (eds.), Popular Music Perspective. Exeter, 1982, p. 16-31.

GLOAG, Ken. The Beatles: high-modernism and/or postmodernism. In: Beatlestudies 3: Proceedings of the Beatles 2000 conference, University of Jyvaskyla, 2001, p. 80-84.

GREEN, Lucy. Music on Deaf Ears: Musical Meaning, Ideology and Education. Manchester, 1988.

HAUSER, Arnold. The Sociology of Art, trans. Kenneth Northcott. London, 1982.

HAYWARD, Susan. Key Conception in Cinema Studies. London, 1996.

HEBDIGE, Dick. Subculture: The Meaning of Style. London, 1979, p. 87-103 ss.

IRON MAIDEN. The Number of the Beast. London: EMI, 1982.

JAMESON, Fredric. Postmodernism, or, The Cultural Logic of Late Capitalism. Duke University Press, 1991.

KALLBERG, Jeffrey. The Rhetoric of Genre: Chopin's Nocturne in G Minor. Nineteenth Century Music, xi (1987-8), p. 238-61.

KRIMS, Adam. Rap Music and the Poetics of Identity. Cambridge, 2000.

LACASSE, Serge. Intertextuality and hypertextuality in recorded popular music. In:

Michael Talbot (ed.), The musical work: reality or invention? Liverpool University Press, 2000.

LAKOFF, George; JOHNSON, Mark. Metaphors We Live By. University of Chicago Press, 1980, 2003.

LARUE, Jan. Guidelines for Style Analysis. New York, 1970.

LEVARIE, Siegmund; LEVY, Ernst. Musical Morphology: a Discourse and a Dictionary. Ohio: Kent, 1983.

LIPPMANN, Edward A. A Humanistic Philosophy of Music. New York, 1977.

MEYER, Leonard B. Style and Music: Theory History and Ideology. Philadelphia, 1989.

MEYER, Leonard B. Music, the Arts and Ideas. Chicago, 1967.

MEYER, Leonard B. Emotion and Meaning in Music. Chicago, 1956.

MEYER, Leonard B. Explaining Music. Chicago, 1973.

MOORE, Alan F. I Wonder what You’re doing. 3rd Popular Music Theory & Analysis Summer School, IPM-SMA in Liverpool, England on the 8th July 2024. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/382368040_I_WONDER_WHAT_YOU'RE_DOING>. Acesso em: 27 out. 2024.

MOORE, Allan F. Categorical conventions in music discourse: style and genre. Music and Letters, 82/3, ago. 2001, p. 432-442.

MOORE, Allan F. A Problem of History. Critical Musicology Newsletter, ii, 1994.

MOORE, Allan F. Rock: The Primary Text. Buckingham [England]; Philadelphia: Open University Press, 1993. Disponível em: https://archive.org/details/rockprimarytextd0000moor_u9k7. Acesso em: 06 dez. 2024.

MOORE, Allan F. (ed.). Critical Readings in Popular Musicology. Ashgate, 2007.

MOORE, Allan F.; IBRAHIM, Anwar. Sounds like Teen Spirit: identifying Radiohead's idiolect. In: Joseph Tate (ed.): Strobe-Lights and Blown Speakers: essays on the music and art of Radiohead. Ashgate, 2005.

MIDDLETON, Richard. Studying Popular Music. Buckingham, 1990.

NATTIEZ, Jean-Jacques. Music and Discourse, trans. Carolyn Abbate. Princeton, 1990.

NEALE, Stephen. Genre. London, 1983.

ORGA, Ates. The Man and his Music. In: Atherton, David (ed.). The Complete Instrumental Chamber Music of Arnold Schoenberg and Roberto Gerhard. London, 1973.

O'SULLIVAN, Tom; HARTLEY, John; SAUNDERS, Danny; FISKE, John. Key Conception in Communication. London, 1983.

PADDISON, Max. Adorno's Aesthetic of Music. Cambridge Univ. Press, 1993.

PODRO, Michael. Alois Riegl. In: TURNER, Jane (ed.). Dictionary of Art. London, 1996.

PROPP, Vladimir. Morphology of the Folktale. Baltimore, 1968.

RATNER, Leonard G. Classic Music: Expression, Form and Style. New York, 1980.

ROWELL, Lewis. Thinking about Music. Amherst, 1983.

SÈVE, Mário. Fraseado do choro: uma análise de estilo por padrões de recorrência. Rio de Janeiro: Ed. Irmãos Vitale, 2021.

SHEPHERD, John. Towards a Sociology of Musical Styles. In: WHITE, Avron Levine (ed.). Lost in Music: Culture, Style and the Musical Event. London, 1987.

SHUKER, Roy. Key Concepts in Popular Music. London, 1998.

STOKES, Martin. Introduction of Ethnicity, Identity and Music: The Musical Construction of Place. Oxford, 1994, p. 1- 27.

STOKES, Martin; BOHLMAN, Philip (orgs.). Celtic Modern. Scarecrow, 2003.

TAGG, Philip. Towards a Sign Typology of Music. In: DALMONTE, Rosana; BARONI, Mario (eds.). Secondo convegno europeo di analisi musicale. Trento, 1992, p. 369-78.

TOYNBEE, Jason. Making Popular Music. London, 2000.

WALSER, Robert. Running with the Devil: Power, Gender, and Madness in Heavy Metal Music. Hanover, NH, 1993.

WULSTAN, David. Tudor Music. Iowa City, 1986.

VENGEANCE RISING. Once Dead. Los Angeles: Intense, 1990.

Downloads

Publicado

28-04-2025

Como Citar

MOORE, Allan F.; GANC, David; SÈVE, Mário; ULHÔA, Martha. Considerando estilo e gêneros musicais. Orfeu, Florianópolis, v. 10, n. 1, p. e0402, 2025. DOI: 10.5965/2525530410012025e0402. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/26647. Acesso em: 18 maio. 2025.