“Tinha a profissão de cantora”: o Conservatório de Música do Rio de Janeiro e a profissionalização feminina no meio sacro (1853-1873)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530409012024e0104

Palavras-chave:

conservatório de música do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro século XIX, Mulheres trabalhadoras na música, festividades religiosas, devoção de Santa Cecília

Resumo

O trabalho fazia parte do cotidiano de mais da metade das mulheres que viviam no Rio de Janeiro durante o século XIX. Esta pesquisa tem como objetivo principal analisar o impacto da criação das cadeiras de Rudimentos e Canto para o Sexo Feminino e de Canto do Conservatório de Música na formação e profissionalização de mulheres no meio sacro durante os anos de 1853 a 1873, além de compreender especificamente as suas redes de sociabilidades e sua ligação com entidades de classe. Tendo como referenciais Edward Thompson, Claude Dubar e Jean Sirinelli, utilizando como fontes periódicos da Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional, documentos institucionais, registros do site FamilySearch e estudos recentes, conclui-se que esta instituição promoveu formação profissional para mulheres de camadas menos favorecidas, propiciando que atuassem como cantoras em igrejas, ocupassem postos de liderança na Devoção de Santa Cecilia, desenvolvendo uma identidade profissional e pessoal, bem como relações de sociabilidades mediadas por princípios cristãos, obtendo, para além de sua subsistência, visibilidade e ascensão social.

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Biografia do Autor

Clara Fernandes Albuquerque, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Clara Fernandes Albuquerque é doutora em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO, mestra em Musicologia pela UFRJ, bacharel em Cravo pela mesma instituição e tem Licenciatura em Educação Artística com habilitação em Música pela UNIRIO. É professora concursada de Educação Musical do Colégio Pedro II desde 2008 e cravista acompanhadora da Escola de Música da UFRJ desde 2010. Vem atuando no curso de Extensão da UFRJ como professora de cravo e de Teoria e Percepção Musical. Participa do grupo de pesquisa GEPEAMUS. Suas áreas de atuação e investigação são Ensino e Execução de Cravo, Performance Historicamente Informada, Educação Musical, Percepção Musical, História da Educação Musical e Estudos de Gênero e Música.

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Referências – Periódicos da Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional

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Publicado

2024-09-19

Como Citar

ALBUQUERQUE, Clara Fernandes. “Tinha a profissão de cantora”: o Conservatório de Música do Rio de Janeiro e a profissionalização feminina no meio sacro (1853-1873). Orfeu, Florianópolis, v. 9, n. 1, p. e0104, 2024. DOI: 10.5965/2525530409012024e0104. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/25696. Acesso em: 25 out. 2024.