A intertextualidade transferida da literatura para a música:

caminhos adotados por diversos autores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530409022024e0102

Palavras-chave:

intertextualidade, intertextualidade musical, transtextualidade, Gérard Genette

Resumo

O presente artigo revisa as estratégias adotadas por diversos autores ao aplicar a intertextualidade à música. Originária da teoria literária, a intertextualidade examina o cruzamento de textos e seu diálogo. Na música, trata das relações entre realizações musicais, tanto anotadas quanto gravadas, completas ou de trechos. O objetivo deste artigo é reunir e diferenciar essas abordagens. Inicialmente, apresentamos as principais abordagens intertextuais na literatura, diferenciando-as entre pós-estruturalistas e estruturalistas, para em seguida descrever e comparar suas aplicações na música. A intertextualidade musical abrange subáreas como empréstimo, influência e a Teoria das Tópicas. Propomos ainda a subárea da intertextualidade pragmática, com uma linha analítica e outra compositiva. Detalhamos as particularidades dessas subáreas e identificamos características dos campos poiético, estésico e neutro sob a perspectiva semiótica de Jean-Jacques Nattiez (1990; 2021). Finalizamos trazendo as tendências recentes da intermidialidade e dos estudos de adaptação.  O artigo dedica uma parte mais extensa à transtextualidade de Gérard Genette (1997a; 2010), autor ainda pouco explorado na música.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ariane Petri, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ / Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Ariane Petri é doutoranda pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) na linha de pesquisa Poéticas da Criação Musical sob orientação do Prof. Dr. Carlos Almada.  Possui mestrado em Práticas Interpretativas pela UNIRIO e é bacharel em Fagote pela Staatliche Hochschule für Musik Karlsruhe, além de licenciada em Música e Letras Alemãs pela Technische Universität Karlsruhe, na Alemanha. Durante sua estada na Kunstuniversität Graz (KUG), na Áustria, pelo Programa Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE), foi premiada pela melhor comunicação de assuntos científicos. Seus trabalhos acadêmicos concentram-se nas áreas de intertextualidade, variação e fagote. Desde 2022 é professora efetiva de fagote e música de câmara da UNIRIO. Atuou na Orquestra Sinfônica Brasileira, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro e na Orquestra Petrobras Sinfônica. Além disso, integra o Abstrai Ensemble, grupo dedicado à música contemporânea.

Referências

AGAWU, Victor Kofi. Playing with Signs: A Semiotic Interpretation of Classic Music. Princeton, Princeton University Press, 1991.

ALLEN, Graham. Intertextuality. 3. ed. Nova Iorque: Routledge, 2022.

BAKHTIN, Mikhail. The Dialogic Imagination: four Essays. Tradução: Caryl Emerson; Michael Holquist. HOLQUIST, Michael (org.). Austin, Texas: University of Texas Press, 1981.

BARBOSA, Lucas de Paula; BARRENECHEA, Lúcia Silva. A intertextualidade musical como fenômeno. um estudo sobre a influência da música de Chopin nas 12 Valsas de Esquina de Francisco Mignone. Em Pauta, Porto Alegre, v.16, n. 26, p. 37–72. jan./jun, 2005.

BARBOSA, Lucas de Paula; BARRENECHEA, Lúcia Silva. A intertextualidade musical como fenômeno. Per Musi, Belo Horizonte, v.8, p. 125-136, 2003.

BARTHES, Roland. A morte do autor. In: O rumor da língua. Tradução: Mario Laranjeira. São Paulo: Martins Fontes, 2004. p. 57-64.

BLEEK, Tobias. Musikalische Intertextualität als Schaffensprinzip. Eine Studie zu Kurtágs Streichquartett Officium breve op. 28. Saarbrücken: Pfau, 2010.

BLOOM, Harold. A Angústia da Influência: uma Teoria da Poesia. Tradução: Marcos Santarrita. 2 ed. Rio de Janeiro: Imago, 2002.

BLOOM, Harold. Kabbalah and Criticism. Nova Iorque: Continuum Publishing Company, 1999.

BLOOM, Harold. Poetry and Repression: Revisionism from Blake to Stevens. New Haven: Yale University Press, 1976.

BLOOM, Harold. The Anxiety of Influence: A Theory of Poetry. 2. ed. Nova Iorque: Oxford Press, 1997.

BLOOM, Harold. Um Mapa da Desleitura. Tradução: Thelma Médici Nóbrega. 2. ed. Rio de Janeiro: Imago, 2003.

BURKHOLDER, J. Peter; GIGER, Andreas; BIRCHLER, David Carl. Musical Borrowing and Rewriting: An Annotated Bibliography. Bloomington: Center for the History of Music Theory and Literature. 1999-2023. Disponível em: https://chmtl.indiana.edu/borrowing/

BURKHOLDER, J. Peter. Borrowing. In: SADIE, Stanley (org.). The New Grove Dictionary of Music and Musicians. 2. ed v. 4. Londres: Macmillan, 2001a. p. 5-41.

BURKHOLDER, J. Peter. Intertextuality. In: SADIE, Stanley (org.). The New Grove Dictionary of Music and Musicians. 2. ed. v. 12. Londres: Macmillan, 2001b. p. 499–500.

BURKHOLDER, J. Peter. Making old music new: Performance, arranging, borrowing, schemas, topics, intertextuality. In: KOSTKA, Violetta; CASTRO, Paulo F. de; EVERETT, William A. (org.). Intertextuality in Music: Dialogic Composition. Londres /Nova Iorque: Routledge, 2021. p. 68-84.

BURKHOLDER, J. Peter. All Made of Tunes: Charles Ives and the Uses of Musical Borrowing. New Haven: Yale University Press, 1995.

BURKHOLDER, J. Peter. The Uses of Existing Music: Musical Borrowing as a Field. Notes, v. 50, n. 3, p. 851-870, 1994.

BURNS, Lori; LACASSE, Serge (org.). The Pop Palimpsest: Intertextuality in Recorded Popular Music. Ann Arbor: University of Michigan Press. 2018. ISBN: 978-0-472-13067-2 (Hardcover) ISBN: 978-0-472-12351-3 (ebook)

CASTRO, Paulo Ferreira de. La musique au second degré: On Gérard Genette’s Theory of Transtextuality and its Musical Relevance. In: MAEDER, Costantino; REYBROUCK, Mark (org.). Music, Analysis, Experience: New Perspectives in Musical Semiotics. Leuven: Leuven University Press, 2015. p. 83-96.

CASTRO, Paulo Ferreira de. Transtextuality according to Gérard Genette – and beyond. In: KOSTKA, Violetta; CASTRO, Paulo F. de; EVERETT, William A. (org.). Intertextuality in Music: Dialogic Composition. Londres /Nova Iorque: Routledge, 2021. p. 131-144.

CLAYTON, Jay; ROTHSTEIN, Eric. Figures in the Corpus: Theories of lnfluence and Intertextuality. In: Influence and Intertextuality in Literary History. CLAYTON, Jay; ROSENSTEIN, Eric (org.). Madison: University of Wisconsin Press, 1991. p. 3-36.

CORRÊA, João Francisco de Souza. Música como intertexto: Perspectivas sobre intertextualidade e composição musical. 2019. 259 f. Tese (Doutorado em Música) — Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019.

COELHO DE SOUZA, Rodolfo. Influência e Intertextualidade na Suíte Antiga de Alberto Nepomuceno. Música em perspectiva, v. 1, n. 2, p. 53-82, 2008.

COELHO DE SOUZA, Rodolfo. Intertextualidade na Música Pós-Moderna. In: SEKEFF, M. de L.; ZAMPRONHA, E. (org.). Arte e Cultura V: estudos interdisciplinares. São Paulo: Annablume, Fapesp, 2009. p. 53-73.

CORRADO, Omar. Posibilidades intertextuales del dispositivo musical: Migraciones de sentidos: três enfoques sobre lo intertextual. Centro de Publicaciones. Buenos Aires, 1992.

DUDEQUE, Norton Eloy. Villa-Lobos e a herança do estilo culto nas Bachianas Brasileiras. Simpósio Villa-Lobos, 4., 2018, São Paulo. Anais [...]. São Paulo, USP, 2018. p. 237-265.

DUDEQUE, Norton. Heitor Villa-Lobos’s Bachianas Brasileiras: Intertextuality and Stylization. Londres/Nova Iorque: Routledge, 2021.

GENETTE, Gérard. Introdução ao arquitexto. Lisboa: Vega, 1992.

GENETTE, Gérard. Palimpsestos: a literatura de segunda mão. Extratos traduzidos por Cibele Braga, Erika Viviane Costa Vieira, Luciene Guimarães, Maria Antônia Ramos Coutinho, Mariana Mendes Arruda, Miriam Vieira. Belo Horizonte: Viva Voz, 2010.

GENETTE, Gérard. Palimpsests: Literature in the Second Degree. Translated by Channa Newman and Claude Doubinsky. Lincoln: University of Nebraska Press, 1997a.

GENETTE, Gérard. Paratexts: Tresholds of Interpretation. Nova Iorque: Cambridge University Press, 1997b.

GERLING, Cristina Capparelli. 2016. Intertextuality, Narrativity and Tradition: 8 Brazilian Piano Sonatas. Musica Theorica, [s.l.], v.1, n.1, p. 1-36, set. 2016.

HATTEN, Robert S. Musical Meaning in Beethoven: Markedness, Correlation, and Interpretation. Bloomington: Indiana University Press, 1994.

JAKOBSON, Roman. Word and Language. Selected Writings, v. II. Haia: Mouton, 1971.

JANZ, Tobias, Music about Music – Metaization and Intertextuality in Beethoven’s Prometheus Variations op. 35. In: WOLF, Werner (org.). Metareference in the Arts and Media: Theory and Case Studies. Studies in Intermediality 4. Amsterdão/Nova Iorque: Rodopi, 2009. p. 211–233. Disponível em https://doi.org/10.1163/9789042026711_008.

KLEIN, Michael Leslie. Intertextuality in Western Art Music. Bloomington/Indianapolis: Indiana, University Press, 2005.

KLOETZER, Kuno. Pressemitteilung zu Bild Goldberg-Variationen 30+2 von Benjamin Samuel. Beethoven und Bach betrachten – Aus Noten werden Bilder. In: Kulturnotizen zu Kunst, Musik und Poesie, seit 1989. 7 abr. 2014. Disponível em: http://www.editiondaslabor.de/blog/2014/04/07/aus-noten-werden-bilder/

KORSYN, Kevin. Towards a New Poetics of Musical Influence. Music Analysis, Oxford, v. 10, n. 1/2, p. 3-72, mar./jul. 1991.

KOSTKA, Violetta; CASTRO, Paulo F. de; EVERETT, William A. (org.). Intertextuality in Music: Dialogic Composition. Londres/Nova Iorque: Routledge, 2021.

KRISTEVA, Julia. Le Mot, le Dialogue et le Roman. In: Sèméiôtikè: Recherches pour une Sémanalyse, Paris: Seuil, 2014[1969]. p. 57-76.

KRISTEVA, Julia. Introdução à Semanálise. Tradução: Lúcia Helena França Ferraz. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 2005.

LIMA, Flávio Fernandes; PITOMBEIRA, Liduino. Desenvolvimento de Sistemas Composicionais a partir da Intertextualidade. In: CONGRESSO DA ASSOCIACÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA (ANPPOM), 20., 2010, Florianópolis. Anais [...]. Florianóplis: UDESC, 2010. n.p.

LIMA, Flávio Fernandes; PITOMBEIRA, Liduino; OLIVEIRA, Helder Alves de. Planejamento composicional a partir de ferramentas intertextuais. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA (ANPPOM), 24, 2014, São Paulo. Anais [...]. [s.l.], 2014. n.p.

LÓPEZ-CANO, Rúben. Musica e intertextualidad. Pauta, Cuadernos de teoria y critica musical, México, n. 104, p. 30-36, 2007.

MASON, Jessica. Intertextuality in Practice. Linguistic Approaches to Literature, v. 33. Philadelphia, PA: John Benjamin’s Publishing Company, 2019.

MESQUITA, Gabriel de. A acústica da influência: uma recomposição da intertextualidade na música. 2018. 108 f. Dissertação (Mestrado em Música) — Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.

MESQUITA, Gabriel de. A Intertextualidade e o Estranho Retorno Infinito, [s.l.]. Opus, [s.l.], v. 29, p. 1-33, 2023a. ISSN 15177017. Disponível em: https://www.anppom.com.br/revista/index.php/opus/article/view/opus2023.29.04. Acesso em: 17 jul 2023. DOI:http://dx.doi.org/10.20504/opus2023.29.04.

MESQUITA, Gabriel de. ||: À Bússola Intertextual é o Estranho Retorno Infinito :||. 2023. 245 f. Tese (Doutorado em Música) — Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023b. Disponível em: http://www.repositorio-bc.unirio.br:8080/xmlui/handle/unirio/13940

NATTIEZ, Jean-Jacques. Music and Discourse: Toward a Semiology of Music. Tradução: Carolyn Abbate. Princeton: Princeton University Press, 1990.

NATTIEZ, Jean-Jacques. Musical Analyses and Musical Exegesis: The Shepherd’s Melody in Richard Wagner’s Tristan and Isolde. Tradução: Joan Huguet. Rochester: University of Rochester Press, 2021.

NOGUEIRA, Ilza. A estética intertextual na música contemporânea: considerações estilísticas. Brasiliana, Rio de Janeiro, n. 13, p. 2-12, jan. 2003.

OBERT, Simon; ZIMMERMANN, Heidy (org.). Re-Set: Rückgriffe und Fortschreibungen in der Musik seit 1900. Mainz: Schott, 2018.

OLIVEIRA, Helder Alves de. Aplicação composicional da kenosis de Bloom por meio da Modelagem Sistêmica. In: CONGRESSO DA ASSOCIACÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA (ANPPOM), 33., 2023, São João del-Rei. Anais [...]. São João del-Rei: UFSJ, 2023. p. 1-16. Disponível em: https://anppom.org.br/anais/anaiscongresso_anppom_2023/papers/1745/public/1745-7732-1-PB.pdf

PALERMO FILHO, Silas da Luz. Intertextualidade e virtualidade na meta-estética do processo composicional de Gilberto Mendes. 2023. 333 f. Tese (Doutorado em Música) — Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2023.

PIEDADE, Acácio T. C. A teoria das tópicas e a musicalidade brasileira: reflexões sobre a retoricidade na música. El Oído Pensante, Buenos Aires, v.1, p.1-23, 2013.

PIEDADE, Acácio T. C. Teoria das tópicas: um balanço pessoal. Musica Theorica, [s.l.], v. 8, n. 2, p. 76-86, 2023.

PIEDADE, Acácio. Uma análise do prelúdio da Bachianas Brasileiras n. 2 sob a perspectiva das tópicas, da retoricidade e da narratividade. In: SALLES, Paulo de Tarso; DUDEQUE, Norton. Villa-Lobos, um Compêndio: Novos Desafios Interpretativos. Curitiba: Editora UFPR, 2017. p. 273-289.

PITOMBEIRA, Liduino. Fundamentos teóricos e estéticos da modelagem sistêmica no âmbito da composição musical. In: COLÓQUIO DE PESQUISA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA DA UFRJ, 14., 2015, Rio de Janeiro. Anais [...] Rio de Janeiro: UFRJ, 2016. v. 2, p. 103-114.

PITOMBEIRA, Liduino. Compositional Systems: Overview and Aplication. MusMat, Rio de Janeiro, v. 4, n. 1, p. 39-62, jun. 2020.

PITOMBEIRA, Liduino. Modelagem sistêmica como metodologia pré-composicional. In: CONGRESSO DA ASSOCIACÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA (ANPPOM), 27., 2017, Campinas. Anais [...]. Campinas: Unicamp, 2017. p. 1-19. Disponível em: https://anppom.org.br/anais/anaiscongresso_anppom_2017/5096/public/5096-16512-1-PB.pdf

PUPIA, Adailton Sergio. Intertextualidade na sinfonia nº 8 (1950) de Heitor Villa-Lobos. Curitiba. 2021. 357f. Tese (Doutorado em Música)¬ — Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2021.

RATNER, Leonard. Classic Music: Expression, Form, and Style. Nova Iorque: Schirmer Books, 1980.

RIPKE, Juliana. Tópicas afro-brasileiras a partir de Villa-Lobos e suas influências em outros compositores brasileiros: canto de xangô e berimbau. CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA (ANPPOM), 27., Campinas. Anais [...] Campinas, 2017. p. 1-10.

RIPKE, Juliana. Canto de xangô: uma tópica afro-brasileira. ORFEU, v.1, n.1, p. 44-73, 2016.

RODRIGUES, Mauren Liebich Frey. Do Texto ao Som: Relações de Influência na Música para Piano de Vieira Brandão. 2017. 207 f. Tese (Doutorado) — Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Música, Porto Alegre, 2017.

SALLES, Paulo de Tarso. Intertextualidade e narratividade na Sinfonia n. 1 (“O imprevisto”) de Villa-Lobos. Musica Theorica, Salvador, n. 2, p. 53 -116, 2020.

SCHERZINGER, Martin. The ‘New Poetics’ of Musical Influence: A Response to Kevin Korsyn. Music Analysis, cidade, v. 13, n. 2/3, p. 298–309, 1994. Disponível em: https://doi.org/10.2307/854262. Acesso em: 8 abr. 2022.

SOUZA, Demétrius A. da Silva; OLIVEIRA, Luis Felipe. Problematização do modelo de análise musical intertextual de Kevin Korsyn. In: ENCONTRO DA TeMA, 3., 2018. Anais [...]. João Pessoa: UFPB, 2019. p. 3-12.

STRAUS, Joseph N. Remaking the Past: Musical Modernism and the Influence of the Tonal Tradition. Cambridge, MA/Londres: Harvard University Press, 1990.

VIDAL, João Vicente. Formação Germânica de Alberto Nepomuceno: Estudos sobre Recepção e Intertextualidade. 2011. 343f. Tese (Doutorado em Música) — Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.

WOLF, Werner: Metareference across Media: The Concept, its Transmedial Potentials and Problems, Main Forms and Functions. In: WOLF, Werner (org.). Metareference in the Arts and Media: Theory and Case Studies. Studies in Intermediality 4. Amsterdam e Nova Iorque: Rodopi, 2009. p. 1-85.

Downloads

Publicado

2024-09-19

Como Citar

PETRI, Ariane. A intertextualidade transferida da literatura para a música:: caminhos adotados por diversos autores. Orfeu, Florianópolis, v. 9, n. 2, p. e0102, 2024. DOI: 10.5965/2525530409022024e0102. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/25623. Acesso em: 26 set. 2024.