Análise de gravações como recurso para o desenvolvimento da ornamentação: um estudo aplicado à Suíte para violoncelo nº 2, em Ré menor, de J. S. Bach

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530409022024e0205

Palavras-chave:

performance historicamente informada, musicologia histórica, práticas interpretativas, violoncelo, retórica musical

Resumo

Este artigo explora o papel da ornamentação na prática musical atual, utilizando como estudo de caso a Suíte para violoncelo nº 2 em Ré menor (BWV 1008) de Johann Sebastian Bach. Baseado em observações de Carl Philipp Emanuel Bach e Daniel Leech-Wilkinson, o estudo analisa 17 gravações de 13 artistas diferentes, abrangendo um período de 78 anos, para compreender como os músicos contemporâneos abordam a ornamentação. A metodologia adotada envolve uma análise comparativa das gravações e da notação escrita da fonte de Anônimo D, destacando a importância da escuta atenta e do estudo das interpretações passadas. Conclui-se que a ornamentação não apenas enriquece a expressão musical, mas também reflete a criatividade do intérprete. A discussão sobre a pedagogia da ornamentação destaca a necessidade de os músicos desenvolverem sua própria linguagem interpretativa, em vez de se pautarem estritamente por normativas históricas.

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Biografia do Autor

William Teixeira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

William Teixeira é Professor Adjunto no Curso de Música da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul desde 2016. Atuou como pesquisador visitante na Universidade de Harvard (Fulbright Junior Faculty 2022/2023) e no IRCAM (ERC-CONFAP-FUNDECT 2023). É Bacharel em música com habilitação em violoncelo pela UNESP (2012) e completou seus estudos de Pós-Graduação sob a orientação do compositor Silvio Ferraz, sendo bolsista FAPESP. Obteve os títulos de Mestre em música pela UNICAMP (2014) e Doutor em música pela USP (2017), realizando estágios de pesquisa na Paul Sacher Stiftung (Suíça) e na Akademie der Künste, Berlim (Alemanha). Prosseguiu sua formação por meio de Pós-Doutorado em Filosofia na PUC-RS, concentrando-se na pesquisa sobre filosofia analítica da arte.

Guilherme Ferreira, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS

Guilherme da Silva Ferreira é aluno da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, cursando Licenciatura em Música desde 2022.  Atua como bolsista de Iniciação científica do CNPQ desde 2022, desenvolvendo pesquisas relacionadas ao Violoncelo e à Filosofia da Música, sob orientação do Professor William Teixeira. No ano de 2023, realizou um intercâmbio acadêmico, onde estudou na Universidade de São Paulo, aperfeiçoando seus estudos de Violoncelo com André Micheletti. Iniciou seus estudos no ano de 2017 com Henrique Lucena e Marcelo Geronimo. Começou suas atividades profissionais na Orquestra Sinfônica de Campo Grande, atuando como concertino convidado. Realizou masterclass com violoncelistas como André Micheletti, Kayami Satomi, Fábio Presgrave, entre outros.

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Publicado

2024-09-19

Como Citar

TEIXEIRA, William; FERREIRA, Guilherme. Análise de gravações como recurso para o desenvolvimento da ornamentação: um estudo aplicado à Suíte para violoncelo nº 2, em Ré menor, de J. S. Bach. Orfeu, Florianópolis, v. 9, n. 2, p. e0205, 2024. DOI: 10.5965/2525530409022024e0205. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/25586. Acesso em: 6 nov. 2024.