LITERATURA CORAL GOIANIENSE EM CENA
UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.5965/2525530409012024e0205Palavras-chave:
literatura coral, canto coral, Goiânia - Goiás, estudos da performance, identidade culturalResumo
Objetiva investigar pesquisas que abordam a literatura coral goianiense, identificando canções que, em sua essência, refletem aspectos locais e possuem características técnicas, históricas e estilísticas de Goiás. Baseando-se em Sampaio e Mancini (2007) e na ferramenta Parsifal (2023), ambos focados em revisão sistemática, a estrutura deste artigo segue uma sequência que considera o posicionamento de nove estudos em relação a uma lista de qualidade, a um formulário de extração de dados e às questões de pesquisa conforme os dados extraídos. Embora poucos estudos abordem essa literatura, destaca-se a importância do coro para a identidade cultural e histórica do estado. Composta por música clássica, folclórica e popular, seus elementos atravessam tradições que permeiam o imaginário do povo goiano. Possuindo aspectos de relevância (científica, política, pedagógica, social, histórica) e significado, esta pesquisa dará à literatura coral goianiense a visibilidade e importância que ela merece, considerando-a um patrimônio histórico e cultural imaterial do Estado, tema até então inexplorado.
Downloads
Referências
BARBARESCO FILHO, E. Entretempos do corpo e da voz na escrita de artista como história: testemunho e (des)construção de representações na escritura biográfica de Estércio Marquez Cunha (Goiânia, dos anos 1965 a 2013). 2015. 343. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2016.
BAUMAN, Richard. Performance. In: BENDIX, Regina F.; HASAN-ROKEM, Galit. A Companion to Folklore. Wiley-Blackwell April 2012. p. 94-118. Disponível em:
https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/378/o/0_Bauman_Performance_for_Companion_12.pdf. Acesso em: 22 jul. 2023.
BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Trad. Maria J. Alvarez; Sara B. dos Santos; Telmo M. Baptista. Porto: Porto Editora, 1994. (Coleção Ciências da Educação).
CARVALHO, Leonardo Victtor de. A obra vocal de estércio Marquez Cunha: especificidades da música e memória musical no cenário goianiense. 2012. 219 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2012.
CAVALCANTI, Zélia (org.). O canto das musas: poemas para ler, recitar e cantar. 1ª ed. – São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
COSTA, L. G. ; VASCONCELOS, E. T. S. C. ; TORRES, Luana Uchôa. A prática e ensino do canto coral em Anápolis: um estudo da sua trajetória. Em Formação: cadernos de iniciação científica e tecnológica do IFG. 1ed.Goiânia: Editora IFG, 2014, v. 8, p. 259-271.
DIAS, Ângelo de Oliveira. Literatura coral goianiense. [mensagem pessoal].
Mensagem recebida por em 06 de janeiro de 2022.
DIAS, Ângelo de Oliveira. O Canto Coral em Goiânia: uma trajetória. Revista UFG, Goiânia, v. 10, n. 5, 2008. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/48222. Acesso em: 16 ago. 2023.
DONATO, Helena.; DONATO, Mariana. Stages for Undertaking a Systematic Review. Acta Med Port, v. 32, n. 3, p. 227-235, mar. 2019. Disponível em: https://www.actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/11923. Acesso em: 08.08.23.
DOURADO, Henrique Autran. Dicionário de Termos e Expressões da Música. São Paulo: Editora 34, 2008.
FERREIRA, Clenon. Conheça a história da dona Fifia, uma das fundadoras do Conservatório de Música. 2023. O Popular - Disponível em: https://opopular.com.br/magazine/conheca-a-historia-da-dona-fifia-uma-das-fundadoras-do-conservatorio-de-musica-1.3032427. Acesso em: 08.08.23.
GEERTZ, Clifford, 1926- A interpretação das culturas. 1.ed. - [Reimpr.]. - Rio de Janeiro: LTC, 2015.
KITCHENHAM, B.; CHARTERS, S. Guidelines for performing systematic literature reviews in software engineering. EBSE Technical Report. EBSE-2007-01. Version 2.3. Keele University, University of Durham, Keele, United Kingdom, 2007.
LANGDON, Esther Jean. Performance e sua Diversidade como Paradigma Analítico: A Contribuição da Abordagem de Bauman e Briggs. Ilha Revista de Antropologia, Florianópolis, v. 8, n. 1,2, p. 162–183, 2006. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/ilha/article/view/18229. Acesso em: 22 jul. 2023.
LOPES, Germano Henrique Pereira. Uma trajetória coral do Colégio Santa Clara (Goiânia-GO) a partir da análise e performance de obras selecionadas de seu acervo musical. 2018. 89 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2018.
LOPES, Germano Henrique Pereira; DIAS, Ângelo de Oliveira. O canto coral em Goiânia: uma trajetória artístico-educacional registrada nas crônicas dos padres redentoristas de Campinas (1908 A 1965). Revista UFG, Goiânia, v. 12, n. 9, 2010. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/48330. Acesso em: 16 ago. 2023.
MENDONÇA, Belkiss Spencière Carneiro de. A música em Goiás. Coleção Documentos Goianos nº 11. Goiânia: UFG, 1981.
OLIVEIRA, H. M. “No coração, minha terra, no coração do Brasil”: Tocantins, discursos identitários, canções. Orfeu, Florianópolis, v. 1, n. 1, p. 002-024, 2016.
PARSIFAL. Software de apoio à pesquisa de revisão sistemática. 2023. Disponível em: https://parsif.al/. Acesso em: 18.04.2023.
PINA FILHO, Braz Wilson Pompeu de. Memória musical de Goiânia. Goiânia: Kelps, 2002.
SAMPAIO, R.; MANCINI, M. Estudos de revisão sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica. Brazilian Journal of Physical Therapy, v. 11, n. 1, p. 83–89, jan. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbfis/a/79nG9Vk3syHhnSgY7VsB6jG/?lang=pt#. Acesso em: 08.08.23.
SILVA, R. A. Catálogo dos impressos musicais do acervo Balthasar de Freitas: subsídios para o estudo das atividades musicais em Goiás da segunda metade do século XIX à primeira metade do século XX. 2019. 299 f. Dissertação (Mestrado em Musica) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2019.
SOBOLL, Renate Stephanes. Arranjos de música regional do sertão caipira e sua inserção no repertório de coros amadores. 2007. 134 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2007.
SUÍTE Goiana. Goiânia, 1958. 1 partitura. Acervo de Raimundo Vagner Leite de Oliveira.
TRAVASSOS, Elizabeth. Pontos de escuta da música popular no Brasil. In: ULHÔA, Martha; OCHOA, Ana Maria (org.). Música popular na América Latina: pontos de escuta. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2005, p. 94-111.
VIGOTSKI, L. S. Pensamento e palavra: In: A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2010: p. 395-486. Disponível em:
https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/2477794/mod_resource/content/1/A%20construção%20do%20pensamento%20e%20da%20linguagem.pdf. Acesso em: 28.06.2023.
ZOTERO. Software de apoio à pesquisa. Disponível em: https://www.zotero.org/. Acesso em: 18.04.2023.
ZUMTHOR, Paul. A letra e a voz – a “literatura” medieval. Tradução Amálio Pinheiro e Jerusa Pires Ferreira. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Raimundo Vagner Leite de Oliveira, Roberto Amaral, Hugo Nascimento
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.