Literatura coral Goianiense em cena: uma revisão sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530409012024e0205

Palavras-chave:

literatura coral, canto coral, Goiânia - Goiás, estudos da performance, identidade cultural

Resumo

Objetiva investigar pesquisas que abordam a literatura coral goianiense, identificando canções que, em sua essência, refletem aspectos locais e possuem características técnicas, históricas e estilísticas de Goiás. Baseando-se em Sampaio e Mancini (2007) e na ferramenta Parsifal (2023), ambos focados em revisão sistemática, a estrutura deste artigo segue uma sequência que considera o posicionamento de nove estudos em relação a uma lista de qualidade, a um formulário de extração de dados e às questões de pesquisa conforme os dados extraídos. Embora poucos estudos abordem essa literatura, destaca-se a importância do coro para a identidade cultural e histórica do estado. Composta por música clássica, folclórica e popular, seus elementos atravessam tradições que permeiam o imaginário do povo goiano. Possuindo aspectos de relevância (científica, política, pedagógica, social, histórica) e significado, esta pesquisa dará à literatura coral goianiense a visibilidade e importância que ela merece, considerando-a um patrimônio histórico e cultural imaterial do Estado, tema até então inexplorado.

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Biografia do Autor

Raimundo Vagner Leite de Oliveira, Universidade de Brasília

Possui Licenciatura em Música pela Universidade de Brasília – UnB, Especialização em Educação Musical pela Universidade Candido Mendes - UCAM/PROMI­NAS; Especialização em Regência pela Faculdade de Ciência e Educação – FA­CEP/Alpha e e Mestrado em Música pela UnB. Foi professor substituto na Uni­versidade Federal do Tocantins – UFT, e, por um breve período, tutor do curso de Licenciatura em Música da UAB/UnB polo Palmas-TO e professor Formador/Orientador de TCC do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Campos Belos. Participa do Grupo de Pesquisa Educação Musical Escolar e Autobiografia - GEMAB da UnB. É organi­zador e autor de livros e de arti­gos publicados em periódicos Qualis A1 e A4. É avaliador ad hoc da Revista de Ciências Humanas – CFH/UFSC e da Revista Brasileira de Educação do Campo – RBEC/UFT.

Roberto Amaral, Universidade Federal de Goiás

Pós-Doutor em Estudos Literários na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás - UFG, Doutor em Educação, Mestre em Educação Brasileira e Licenciado em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás - UFG. Psicanalista em Formação (Pós-Graduando em Clínica Psicanalítica Lacaniana pelo Instituto ESPE). É Professor Associado 2 na Universidade Federal do Tocantins - UFT. Professor do Curso de Licenciatura em Filosofia, do Curso de Especialização em Ética e Ensino de Filosofia, do Mestrado Profissional em Filosofia - PROF-FILO e Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Performances Culturais-PPGPC da Faculdade de Ciências Sociais - UFG. Áreas de atuação: filosofia e literatura; fundamentos da educação; filosofia e educação; hermenêutica e educação; fenomenologia e educação; imaginário e educação; estética e educação; literatura e educação; ensino de filosofia; performances culturais; psicanálise lacaniana. Escritor e psicanalista.

Hugo Nascimento, Universidade Federal de Goiás

Graduado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1994), mestre em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (1997) e PhD in Science pela University of Sydney (2004). Professor associado da Universidade Federal de Goiás, desenvolve pesquisas em diversas áreas da Computação, com amplo trabalho interdisciplinar, envolvendo temáticas como Visualização de Informações, Otimização Combinatória, Interação Humano-Computador, Ciência de Dados, Engenharia de Software e Arte Tecnologia.

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Publicado

2024-07-15

Como Citar

OLIVEIRA, Raimundo Vagner Leite de; AMARAL, Roberto Antonio Penedo do; NASCIMENTO, Hugo Alexandre Dantas do. Literatura coral Goianiense em cena: uma revisão sistemática. Orfeu, Florianópolis, v. 9, n. 1, p. e0205, 2024. DOI: 10.5965/2525530409012024e0205. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/25349. Acesso em: 30 out. 2024.