Transversalidades entre a composicionalidade e a comprovisação a partir da criação musical do ciclo de peças afrossurrealistas Abaeté

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530409022024e0101

Palavras-chave:

comprovisação, composicionalidade, música experimental, estratégias compositivas, música contemporânea

Resumo

O presente artigo tenciona mostrar uma investigação (de um projeto de pesquisa de Mestrado em andamento) sobre o quanto a composicionalidade (a partir de Paulo Costa Lima) poder-se-ia conectar com a comprovisação, a partir da experiência de criação musical para o ciclo de peças Abaeté, que é um projeto que intenta explorar musicalmente o quanto a região mencionada pelo título deste trabalho conceitual transformou-se em sua ecologia, passando por uma violência em seu crescimento urbano. O grupo Afluentes Ensemble foi montado no intuito de trazer uma concepção artística de invenção de mundo que é reflexo das temáticas do ciclo de peças e de sua “comprovisação afrossurrealista” em sua proposta estética. As teorias da comprovisação escolhidas, especialmente, em sua descrição abrangente de práticas musicais abertas (conforme identificado por Arthur Faraco) foram as de Bhagwati e Fujak para um diálogo de ideias e uma convergência transversal com a composicionalidade de Lima em cada um de seus vetores para uma síntese de como se realizaria a percepção de uma comprovisacionalidade (comprovisação e composicionalidade). A partir de trechos selecionados das peças já compostas para o ciclo Abaeté, trazendo o afrossurrealismo como um objetivo estético a ser alcançado com o resultado das comprovisações, assim como também a plena definição da comprovisacionalidade a partir do estudo sobre o ciclo de peças Abaeté seguirá sendo investigada.

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Biografia do Autor

George Cristian Vilela Pereira, UFBA

É músico, compositor, professor de línguas e tradutor. Possui graduações em Letras Vernáculas Com Língua Estrangeira (Licenciatura) pela Universidade Federal da Bahia (2007) e Bacharelado em Composição pela mesma instituição (2020). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, também com foco na literatura; na Música, lida com os campos da Composição Contemporânea, com música experimental, arranjos e trilha sonora cinematográfica. Interessa-se pelos campos das artes experimentais (cinema e música) e possui extenso catálogo fonográfico, tanto em trabalhos solo, quanto colaborativos. Site oficial: georgechristianmusic.wix.com/site

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Publicado

2024-08-30

Como Citar

VILELA PEREIRA, George Cristian. Transversalidades entre a composicionalidade e a comprovisação a partir da criação musical do ciclo de peças afrossurrealistas Abaeté. Orfeu, Florianópolis, v. 9, n. 2, p. e0101, 2024. DOI: 10.5965/2525530409022024e0101. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/25023. Acesso em: 10 out. 2024.