Romance para Violino e Piano de José Vieira Brandão: Edição Prática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530409012024e0501

Palavras-chave:

Vieira Brandão, edição prática, música de câmara, música brasileira

Resumo

Com o interesse voltado prioritariamente ao resgate e à performance desta obra de Brandão, apresentamos a seguir uma edição prática (Carneiro, 2021; Figueiredo, 2004), elaborada com aporte crítico, realizada a partir do manuscrito autógrafo disponível no Museu Villa-Lobos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mauren Liebich Frey Rodrigues, Universidade Federal de Pelotas

Pianista, doutora em Música – Práticas Interpretativas (UFRGS), mestre em Música pela UDESC, e professora adjunta da Licenciatura em Música da UFPel. Tem se especializado na interpretação e pesquisa sobre a prática da música brasileira, especialmente sobre a obra para piano de José Vieira Brandão.

Marcos Pablo Dalmacio, Universidade do Estado de Santa Catarina

Multi-instrumentista, compositor, regente e pesquisador, mantém uma carreira ativa nas diversas áreas nas quais atua. Como concertista e professor, conta com apresentações em festivais, séries de concerto, conservatórios e universidades no Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Peru, Espanha, Portugal e França. É autor do livro A sonata para guitarra na Viena de Beethoven e Schubert. Dalmacio é Diretor Artístico e violinista da Orquestra de Cordas da Ilha, em Florianópolis. Mestre em musicologia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e doutorando em música pela mesma universidade.

Juan Carlos Rossi, Orquestra Filarmônica Catarinense

 Violinista catarinense, é reconhecido por sua marcante presença no palco e execução musicalmente expressiva. Com uma abordagem que abrange do Barroco ao Contemporâneo, ele incorpora leveza e espontaneidade em suas performances, destacando-se pela técnica fluida. Sob a orientação de Benjamin Schmid, recebeu o título de Mestre das Artes em Violino Solo na Universität Mozarteum Salzburg, obtendo nota máxima em seu recital de formatura. Rossi é versátil, atuando como solista, músico de orquestra e camerista, inclusive explorando trilhas sonoras de filmes e composições contemporâneas. Sua carreira internacional inclui uma bem-sucedida turnê na China com o Duo Maxime Chordis. Além de músico, é educador e pesquisador, transmitindo sua paixão a uma nova geração, apoiando novos compositores e contribuindo para o resgate de compositores brasileiros. Seu compromisso com a educação reflete-se em sua atuação como professor em instituições renomadas e no desenvolvimento de um inovador método de ensino de violino.

Referências

CARNEIRO, Raquel Santos. QUARTETOS PARA FAGOTES DE FRANCISCO MIGNONE: propostas de edições crítica e prática. Tese de Doutorado. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro. 2021.

CASTAGNA, Paulo. Dualidades nas propostas editoriais de música antiga brasileira. Per MuSi. Belo Horizonte, n. 18, p. 7-16, 2008.

FIGUEIREDO, C. Alberto. Tipos De Edição. DEBATES - Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Música, [S. l.], n. 7, 2014.

MARIZ, Vasco. História da Música no Brasil. 5ª. Ed. RJ.: Nova Fronteira, 2000.

RODRIGUES, Mauren L. F. Do Texto ao Som: relações de influência na música para piano de Vieira Brandão. Tese de Doutorado (Práticas Interpretativas). Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre. 2017.

RODRIGUES, Mauren L. F. Quatro Estudos para Piano Solo de Vieira Brandão: Uma Abordagem Técnico-Interpretativa. Dissertação (mestrado). Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Artes, Florianópolis. 2012.

SANTOS, Jane Borges de Oliveira. Biografia documentada de José Vieira Brandão: pianista, educador, regente coral e compositor. Dissertação de mestrado em musicologia pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. 2003.

SECRETARÍA GENERAL. Compositores de Americas: datos biográficos y catálogos de sus obras, vol. 16, 1970. Organización de los Estados Americanos: Washington DC, 1970, 173 p.

SILVA, Dnister M. da. Música – Recital de Sonatas. Jornal Diário da Noite, n. 03681 Rio de Janeiro, 23 jan 1945.

Publicado

2024-05-08

Como Citar

RODRIGUES, Mauren Liebich Frey; DALMACIO, Marcos Pablo; ROSSI, Juan Carlos. Romance para Violino e Piano de José Vieira Brandão: Edição Prática. Orfeu, Florianópolis, v. 9, n. 1, p. e0501, 2024. DOI: 10.5965/2525530409012024e0501. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/24968. Acesso em: 17 jun. 2024.