Motivação e engajamento em contextos de prática, ensino e aprendizagem de música

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530409012024e0203

Palavras-chave:

motivação, engajamento, teoria do fluxo, música, educação musical

Resumo

A motivação e o engajamento são temas de interesse em diversos estudos teóricos e empíricos. Neste sentido, o presente texto tem como objetivo discutir a relação entre motivação e engajamento em contextos de prática, ensino e aprendizagem de música. Para isso, os conceitos de motivação e engajamento são revisados, assim como a teoria do fluxo para relacionar os temas discutidos no texto. As revisões apresentadas destacam que a motivação e o engajamento interagem de maneira dinâmica, uma vez que a motivação inicial que levou à ação pode ser sustentada pelo engajamento do indivíduo na atividade. Além disso, os processos motivacionais e de engajamento podem ser qualificados de forma a conduzir as pessoas a uma experiência de fluxo. O presente texto também apresenta uma revisão de alguns estudos empíricos sobre a motivação e o engajamento em processos de prática, ensino e aprendizagem de música em diversos contextos como forma de relacionar os aspectos teóricos apresentados com as possibilidades de pesquisas empíricas e aplicações em processos de ensino e aprendizagem.

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Biografia do Autor

Anderson Toni, Universidade Federal do Paraná

Anderson Toni possui Doutorado em Música (Educação/Cognição Musical), Mestrado em Música e Licenciatura em Música pela Universidade Federal do Paraná. Seus interesses acadêmicos estão relacionados com a educação musical e a psicologia da música. Possui experiência de ensino com crianças, jovens e adultos. Além disso, atuou como professor de educação musical na Licenciatura em Música da Universidade Estadual do Paraná (Campus de Curitiba II) e é professor de Arte/Música no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (Campus Campo Novo do Parecis).

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Publicado

2024-06-27

Como Citar

TONI, Anderson. Motivação e engajamento em contextos de prática, ensino e aprendizagem de música. Orfeu, Florianópolis, v. 9, n. 1, p. e0203, 2024. DOI: 10.5965/2525530409012024e0203. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/24946. Acesso em: 24 dez. 2024.