Inclusão e Imaginação: os desafios da formação do educador musical para o ensino de crianças com deficiência/transtornos
DOI:
https://doi.org/10.5965/2525530408022023e0116Palavras-chave:
educação musical, inclusão, imaginação, criatividade, sensibilidadeResumo
O artigo apresenta resultado de pesquisa de abordagem qualitativa sobre ações inclusivas de educadores musicais no Projeto Guri/SP, considerando a música e a aprendizagem musical na perspectiva da inclusão (social e de Pessoas com Deficiência/Transtorno) e da educação integral (LECLERC; MOLL, 2012) pela crença na potencialidade humana: o “ser mais” (FREIRE, 2003), o que reforça a convicção de que todo ser humano é capaz de aprender e se desenvolver plenamente. Utiliza como instrumentos a análise documental e grupos focais e como fonte teórica a teoria histórico-cultural de Vygotsky (2012) e a pluralidade musical de Swanwick (2003), tendo a imaginação como fonte do processo criativo (para educandos e educadores), aliado à importância da adoção de ações educativas significativas e de práticas reflexivas em contextos de educação não formal (TRILLA, 2008; GOHN, 2015; 2010). Por fim, apresenta reflexões sobre o fazer dos educadores e gestores musicais comprometidos com uma educação socialmente justa, inclusiva e culturalmente significativa.
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