A Criação musical em estúdio: da produção pop à música experimental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530408012023e0203

Palavras-chave:

música pop, análise musical, composição, criação musical

Resumo

Este trabalho apresenta um estudo sobre a criação musical feita em estúdios por meio da mediação tecnológica, com foco nas práticas aplicadas à canção popular e na utilização do computador como ferramenta criativa. Assim, objetiva-se compreender as principais técnicas de criação e manipulação sonoras utilizadas neste contexto, a fim de aplicá-las em processos de criação experimentais. Para isso, foi feito um apanhado histórico das principais mudanças tecnológicas do século XX e início do século XXI que impactaram o pensamento composicional do período, somando-se à análise dos processos criativos do álbum "When We All Fall Asleep, Where Do We Go?" da cantora Billie Eilish, abordando aspectos da criação musical em home studio. Utilizou-se como recurso metodológico para as análises depoimentos e entrevistas dos compositores, além de revisões bibliográficas de produções acadêmicas que abordem a temática. Por fim, é apresentado o relato composicional da peça para violoncelo intitulada "UCO", que foi concebida pelos autores a partir das análises realizadas.

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Biografia do Autor

Ingrid Mayumi Yamazato de Souza, Federal University of Mato Grosso do Sul

Ingrid Yamazato é compositora licenciada em Música pela UFMS e mestranda do Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagens da mesma universidade, sob orientação do Dr. William Teixeira.

William Teixeira da Silva, Federal University of Mato Grosso do Sul

William Teixeira é Professor Adjunto no Curso de Música da UFMS (desde 2016) e Pesquisador Visitante (Fulbright Junior Faculty 2022/2023) da Harvard University. Bacharel em música com habilitação em violoncelo pela UNESP (2012), Mestre em música pela UNICAMP (2014) e Doutor em música pela USP (2017). 

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Publicado

2023-10-20

Como Citar

SOUZA, Ingrid Mayumi Yamazato de; SILVA, William Teixeira da. A Criação musical em estúdio: da produção pop à música experimental. Orfeu, Florianópolis, v. 8, n. 1, p. e0203, 2023. DOI: 10.5965/2525530408012023e0203. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/24168. Acesso em: 25 nov. 2024.