Música, inclusão e formação docente nas universidades federais brasileiras: reflexões a partir das disciplinas específicas de educação musical especial/inclusiva
DOI:
https://doi.org/10.5965/2525530408012023e0111Palavras-chave:
educação musical, educação especial, inclusão, formação docenteResumo
Em julho de 2015, foi lançado no Brasil o Estatuto da Pessoa com Deficiência, Lei nº 13.146, que deixa claro que a pessoa com deficiência tem, também, o direito ao aprendizado em todos os âmbitos educacionais (BRASIL, 2015). Com isso em mente, os cursos de Licenciatura em Música necessitam, também, se adaptar a essa realidade de demanda e capacitar os futuros professores para atender a diversidade de alunos, de forma consciente e eficiente. Portanto, traçando o panorama das disciplinas e realizando discussões a partir da análise dos currículos, programas, ementas e projetos pedagógicos dos cursos, esta pesquisa teve como objetivo investigar o que propõem as ementas das disciplinas nos cursos de Licenciatura em Música das Universidades Federais brasileiras no que se refere aos aspectos da Educação Musical/Inclusiva, a fim de formar os professores de música para apoiarem a inclusão de alunos com deficiências e transtornos. Como resultado, foi observado que somente 17, das 35 Universidades Federais, oferecem tais conteúdos, evidenciando a necessidade de ampliação e aprofundamento das disciplinas relacionadas à Música e Inclusão na realidade das Universidades Federais brasileiras. Deste modo, tendo apresentado um panorama das disciplinas e fomentar discussões sobre os resultados e dados coletados, este trabalho poderá incentivar pesquisas futuras mais aprofundadas sobre a temática formação docente musical e inclusão, a fim de contribuir para melhoria das discussões e ampliação de ofertas de tais disciplinas em todas as UFs.
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