Entrevista com Vilson Zattera

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530408012023e0302

Palavras-chave:

entrevista

Resumo

Nesta entrevista, Vilson foi convidado a recordar e refletir sobre a sua trajetória no Brasil e nos Estados Unidos, como aluno, músico, professor e pesquisador com deficiência visual. Temas como tecnologias aplicadas no ensino e aprendizagem em música) musical e inclusão, interação, autonomia, acessibilidade recíproca, educação musical especial e acessibilidade cultural foram abordados nesta entrevista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Fernandes Figueiredo, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora e mestra em Educação Musical e Cognição pela Universidade Federal do Paraná. Especialista em Musicoterapia (CMT- Milão). Atualmente realiza Pós-Doutorado Junior (PDJ) com bolsa de Pesquisa do CNPq na Universidade do Estado de Santa Catarina e faz parte do Grupo de Pesquisa Educação Musical e Formação Docente (ForMusi/UDESC/CNPq).

Teresa Cristina Trizzolini Piekarski, Federal University of Paraná

Doutora e mestra em Educação Musical e Cognição pela Universidade Federal do Paraná. Especialista em Metodologia do Ensino da Arte pela Universidade Tuiuti do Paraná. Integrante do Grupo de Pesquisa UFPR/CNPq Processos Formativos e Cognitivos em Educação Musical (PROFCEM).

Referências

BERSCH, Rita. Introdução à tecnologia assistiva. Porto Alegre: [Assistiva/Tecnologia da Educação], 2017.

BLACKIN - Vilson Zattera - José Fornari - 22 de junho 2016. [S. l.: s. n.], 2017. 1 vídeo (30 min). Publicado pelo canal Jose Jr (Tuti). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ABgzEqwamyA. Acesso em: 15 abr. 2023.

INSPIRATION porn and the objectification of disability: Stella Young at TEDxSydney. [S. l.: s. n.], 2014. 1 vídeo (9 min). Publicado pelo canal TEDx Talks. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=SxrS7-I_sMQ. Acesso em: 14 abr. 2023.

NOVO JUNIOR, José Eduardo Fornari; ZATTERA, Vilson. Acessibilidade computacional como estratégia de interação entre músicos videntes e não videntes. In: LIMA, Sonia Regina Albano de (org.). Ensino musical brasileiro: múltiplos olhares. 1. ed. São Paulo: Musa, 2020. v. 1, p. 1-216.

PENTEADO, Antônio Fernando da Cunha. Acessibilidade recíproca no diálogo musical entre violonistas cegos e videntes. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2015. Orientadores: José Eduardo Fornari Novo Junior e Vilson Zattera. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/Acervo/Detalhe/989588. Acesso em: 17 abr. 2023.

SANTOS, Alexandre Henrique dos; ZATTERA, Vilson; FORNARI, José; MENDES, Adriana. A study on the use of ICT as a tool in music education of students with visual impairment. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA, 26., 2016, Belo Horizonte. Anais […]. Belo Horizonte: ANPPOM, 2016. Disponível em: https://anppom.org.br/anais/anaiscongresso_anppom_2016/4531/public/4531-14265-1-PB.pdf. Acesso em: 27 abr. 2023.

UMA PAISAGEM Sonora para Todos. [S. l.: s. n.], 2022. 1 vídeo (5 min). Publicado pelo canal Serviço Intérprete de Libras Contratar. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=LVSnO98QoSI. Acesso em: 17 abr. 2023.

Downloads

Publicado

2023-07-29

Como Citar

FIGUEIREDO, Camila Fernandes; PIEKARSKI, Teresa Cristina Trizzolini. Entrevista com Vilson Zattera. Orfeu, Florianópolis, v. 8, n. 1, p. e0302, 2023. DOI: 10.5965/2525530408012023e0302. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/23736. Acesso em: 22 dez. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.