Reflexões sobre o aprendizado de música de uma criança com autismo a partir de observações sobre a integração sensorial: um estudo de caso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530408022023e0115

Palavras-chave:

transtorno do espectro autista, integração sensorial, educação musical inclusiva

Resumo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) consiste em uma alteração grave do neurodesenvolvimento que pode apresentar como características prejuízo persistente na comunicação social recíproca e na interação social. O transtorno neurossensorial está presente em aproximadamente 95% de crianças com TEA. Este trabalho apresenta uma revisão de literatura sobre o tema, bem como um estudo de caso que buscou compreender o desenvolvimento musical de uma criança de cinco anos, do sexo masculino, com diagnóstico de TEA, nível um e com sinais de alterações sensoriais. Os dados foram coletados a partir da aplicação da escala DEMUCA, somadas com as observações feitas durante as aulas de música. Esperamos que os dados possam contribuir com possíveis estratégias que favoreçam o desenvolvimento de atividades musicais com ampliação de olhares mais profundos quanto ao ambiente e a individualidade de cada criança, além de fomentar discussões e reflexões sobre a inclusão e sua relação com a prática desenvolvida a partir de conhecimentos sobre as diferenças e especificidades de pessoas com Transtorno do Espectro Autista em aulas de música.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lenilce da Silva Reis Santana, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestrado em andamento em Música pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Especialista em Neurociência e em Transtorno do Espectro Autista pelo Centro Universitário FAVENI. Licenciada em Artes/Música (2019) e Bacharel em Enfermagem (2013) pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)

Jose Davison da Silva Junior, Federal Institute of Pernambuco

Professor do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e do Programa de Pós-graduação em Música da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Renato Tocantins Sampaio, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor Adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais, onde leciona na Graduação em Música/Musicoterapia, na Especialização em Neurociências, na Especialização em Transtorno do Espectro do Autismo, no Programa de Pós-graduação em Música e no Programa de Pós-graduação em Neurociências.

Referências

AFONSO, Lucyanne de Melo. Música e Autismo: práticas musicais e desenvolvimento sonoro musical de uma criança autista de 5 anos. In: XXI Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical. 2013. Pirenópolis. Anais [...]. Pirenópolis: ABEM, p. 1396-1405, novembro, 2013. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/sistemas/anais/congressos/ABEM_2013_p.pdf. Acesso em 13 de fev. de 2023.

AFONSO, Lucyanne de Melo; LINS, Daniele Collares; SILVA, Rosângela; FERREIRA Evellyn; SILVA, João Paulo Dias da. A Educação Musical no Espaço de Atendimento Multidisciplinar Autista Amigo Ruy. In: XXIII Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical. 2017. Manaus. Anais [...]. Manaus: ABEM, v.2, outubro, 2017. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/anais_congresso/v2/index.html. Acesso em 13 de fev. de 2023.

AIRES FILHO, Sergio Alexandre de Almeida. Educação musical e autismo: um estudo sobre o desenvolvimento de crianças autistas na musicalização infantil. 114 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Paraíba – UFPB. João Pessoa, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/26717/1/SergioAlexandreDeAlmeidaAiresFilho_Dissert.pdf. Acesso em 13 de fev. de 2023.

ANDRADE, Mirela Moreno Almeida de. Análise da Influência da Abordagem de Integração sensorial de ayres na participação escolar de alunos com transtorno do espectro autista. 166 f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília – SP, 2020. Disponível em: https://repositorio.unesp.br. Acesso em 13 de fev. de 2023.

APA - AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION . Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais - DSM-5. 5ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.

ASNIS, Valéria Peres; ARANTES, Ana; ELIAS, Nassim Chamel. Ensino de habilidades rítmicas para meninos com Transtorno do Espectro do Autismo. Revista Educação Especial, 32, e51/ 1–21, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.5902/1984686X34415. Acesso em 13 de fev. de 2023.

BARBOSA, Luana Kalinka Cordeiro. O ensino de música para autistas: reflexões a partir de uma experiência em Natal-RN. 2013. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) – Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal. Disponível em: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/1273. A Acesso em 13 de fev. de 2023. Acesso em 18 de ago. de 2022.

BRASIL. Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012. Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista; e altera o § 3º do art. 98 da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990. Diário Oficial da União: Brasília, DF. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12764.htm. Acesso em 13 de fev. de 2023.

BUNDY, Anita; LANE, Shelly. Sensory Integration Theory and Practice. 3rd ed. - F.A DAVIS - Philadelphia, 2020. 648 p.

CUNHA, Roger Vieira; MENDES, Adriana do Nascimento Araújo. Educação musical para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA): proposta de atividade musical com o auxílio de Tecnologia Assistiva. ABEM, In: XXV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical. 2021. Online. Anais [...]. Online, ABEM, v.4, outubro, 2021. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/anais_congresso/index.asp. Acesso em 13 de fev. de 2023.

DONVAN, John e ZUCKER, Caren. Outra sintonia: a história do autismo. Trad.: Luiz A. de Araújo. 1. ed. São Paulo: Companhia Letras, 2017. 659 p

DROGOMIRECKI, Viviane Cristina. Educação Musical Inclusiva: um estudo dos dados do Projeto Arte Inclusão, do centro de educação profissional em Artes Basileu França (CEPABF), 2010. 82 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás, Goiás, 2010. Disponível em: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/2695. Acesso em 13 de fev. de 2023.

FALLER P. et al. Aplicação da tomada de decisão orientada por dados usando Ayres Sensory Integration® com uma criança com autismo. American journal of occupational therapy, v. 70, n. 1, 2016.

FREIRE, Marina; MARTELLI, Jéssica; SAMPAIO, Renato; PARIZZI, Betânia. Validação da Escala de Desenvolvimento Musical de Crianças com Autismo (DEMUCA): análise semântica, interexaminadores, consistência interna e confiabilidade externa. Opus, v. 25, n. 3, p. 158-187, set./dez. 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.20504/opus2019c2508. Acesso em 09 de fev. de 2022.

GADIA, Carlos; TUCHMAN, Roberto e ROTTA, Newra T., 2004. Autismo e doenças invasivas de desenvolvimento. J. Pediatr. (Rio J.), Porto Alegre, v. 80, n. 2, supl. p. 83-94, Abr. 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572004000300011&lng=en&nrm=iso. Acesso em 13 de fev. de 2023.

GAINZA, Violeta Hemsy de. Estudos de Psicopedagogia Musical. 3. ed. São Paulo: Summus, 1998. 144 p.

GATTINO, Gustavo Schulz. A influência do tratamento musicoterapêutico na comunicação de crianças com transtorno do espectro autista. 2009. 119f. Dissertação (Mestrado em Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Rio Grande do Sul. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/16859. Acesso em 13 de fev. de 2023.

GATTINO, Gustavo Schulz. Processamento auditivo musical no Autismo. In: GATTINO, Gustavo Schulz. Musicoterapia e autismo: teoria e prática. 1. ed. São Paulo: Memnon Edições Científicas, 2015. 94 p.

GRANDIN, Temple. PANEK, Richard. O cérebro autista: pensando através do espectro. Trad.: Cristina Cavalcanti. 9. ed. Rio de Janeiro. Record, 2018. 251 p.

GUYTON, Arthur C.; HALL, John E. Tratado de Fisiologia Médica. 13. ed. Rio de Janeiro. Guanabara/Koogan, 2019. 970 p. 786.

INFANTE-MALACHIAS, Maria Elena. Sistemas sensoriais e aprendizagem: o nosso meio de comunicação com o mundo. Experiências de ensino nos estágios obrigatórios: uma parceria entre a universidade e a escola. Campinas: Alínea, 2013. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/6513544/mod_resource/content/2/Sistemas%20Sensoriais%20vers%C3%A3o%20pdf%202014.pdf. Acesso em: 04 fev. 2023.

LENT, Roberto. Cem bilhões de Neurônios? Conceitos Fundamentais da Neurociência. 2. ed. São Paulo. Editora Atheneu, 2019.

LOURO, Viviane. et al. Educação Musical e Deficiência: propostas pedagógicas. São José dos Campos: Stúdio II. 2006. 191 p.

LOURO, Viviane. et al. Educação Musical, Autismo e Neurociências. 1. ed. Curitiba: Appris. 2021. 199 p.

MAGALHAES, Livia de Castro. Terapia de Integração Sensorial: uma abordagem específica da terapia ocupacional. In: Drummond, AF, Rezende, MB. Intervenções da terapia ocupacional. 1. ed. Editora UFMG: Belo Horizonte. 2008. 175 p.

MOMO, Aline Rodrigues Bueno; SILVESTRE, Claúdia; GRACIANI, Zodja. O processamento sensorial como ferramenta para educadores: facilitando o processo de aprendizagem. Ebook.. 3. ed. (revisada e ampliada). São Paulo: Artevidade/Memnon, 2011.60 p.

MONTEIRO, Rubiana Cunha; SANTOS, Camila Boarini dos.; ARAÚJO, Rita de Cássia Tibério; GARROS, Danielle dos Santos Cutrim; ROCHA, Aila Narene Dahwache. Percepção de Professores em Relação ao Processamento Sensorial de Estudantes com Transtorno do Espectro Autista. Relato de Pesquisa. Rev. bras. educ. espec. 26 (4) Oct-Dec 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/6mdg7TjHZHpSgZzsBCxZ6Ss/?lang=pt. Acesso em 13 de fev. de 2023.

NASCIMENTO, Samara Ellen Oliveira do. Parâmetros do som: aprendendo com inclusão na escola aplicação da UFPA. In: XXIII Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical. Manaus. Anais [...]. ...Manaus: ABEM, 16 a 20 de outubro de 2017. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/anais_congresso/v2/papers/2631/public/2631-9336-1-PB.pdf. Acesso em 13 de fev. de 2023.

OLIVEIRA, Gleisson do Carmo. Uma proposta para avaliação do desenvolvimento musical de crianças autistas. In: III SIMPOM, 2014, RJ. Anais [...]. 2014. Disponível em: http://www.seer.unirio.br/index.php/simpom/article/view/4560. Acesso em: Acesso em 13 de fev. de 2023.

OLIVEIRA, Gleisson do Carmo. Desenvolvimento musical de crianças autistas em diferentes contextos de aprendizagem: um estudo exploratório. 2015. 135f. Dissertação (Mestrado em Música) - Escola de Música da UFMG, Belo Horizonte. Biblioteca Digital UFMG. Disponível em: www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/handle/.../disserta__o_gleisson.pdf. Acesso em Acesso em 13 de fev. de 2023.

OLIVEIRA, Gleisson; FREIRE, Marina; PARIZZI, Betânia; SAMPAIO, Renato. Música e Autismo: ideias em contraponto. Belo Horizonte: editora UFMG, 2022. 246 p.

OLIVEIRA, Gleisson do Carmo; REZENDE, Vanilce Peixoto de Morais e PARIZZI Maria Betânia. Criança autista e Educação Musical: um estudo exploratório. In: Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical, 21,2013, Pirenópolis. Anais

[...]. Pirenópolis, 2013. Disponível em: http://www.amplificar.mus.br/Crianca-autista-e-Educacao-Musical-um-estudo-exploratório. Acesso em: Acesso em 13 de fev. de 2023.

OLIVEIRA, Gleisson do Carmo; PARIZZI Maria Betânia PEIXOTO, Vanilce Rezende de Morais Desenvolvimento musical de crianças autistas: uma proposta de avaliação. In: XI Simpósio de Cognição e Artes Musicais, 2015. Pirenópolis. Anais [...]. Pirenópolis,

Páginas 74-79. Disponível em: http://www.amplificar.mus.br/Desenvolvimento-musical-de-criancas-autistas--uma-proposta-de-avaliacao. Acesso em: Acesso em 13 de fev. de 2023.

PADILHA, Marisa do Carmo Prim. A musicoterapia no tratamento de crianças com perturbação do espectro do autismo. 2008. 113 f. Dissertação (Mestrado Integrado a Medicina) – Faculdade de Medicina, Universidade da Beira Interior, Covilhã, 2008. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.6/833 Acesso em 13 de fev. de 2023.

PENNA, Maura. Música (s) e seu Ensino. 2ª ed. rev. e ampl. Porto Alegre: Sulina, 2018. 247 p.

RODRIGUES, Jessika Castro; DE FREITAS JUNIOR, Aureo. Contribuições do aprendizado musical para o desenvolvimento da área psicomotora de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo. In: IX Simpósio de Cognição e Artes Musicais, 2013. Anais [...]. Belém, Páginas 194-202. Disponível em: http://www.abcogmus.org/download/simcam9-anais.pdf. Acesso em 14 de mar. de 2023.

SAMSON, Fabienne; HYDE, Krista L.; BERTONE, Armando; SOULIERES, Isabelle; MENDREK, Adriana; AHAD, Pierre; MOTTRON, Laurent; ZEFFIRO, Thomas A. Atypical processing of auditory temporal complexity in autistics. Neuropsychologia, 49, 2011, p. 546-555.

SANDIM, Anderson Clayton Gonçalves; Dione Colares de Souza; RODRIGUES, Jessika Castro; Lanna Costa de Araújo; CARDOSO, Paula Thais Lima. Música na educação infantil: relato de experiência em duas escolas particulares em Belém do Pará. In: XXIII Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical. 2017. Manaus. Anais [...]. Manaus: ABEM, v.2, outubro, 2017. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/anais_congresso/v2/index.html. Acesso em 13 de fev. de 2023.

SANTANA, Lenilce da Silva Reis; Música para olhar do lado de dentro: A Educação Musical e sua influência para o desenvolvimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista. 2019. 119 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arte/Música) – Universidade Estadual de Montes Claros. Montes Claros. 2019.

SANTOS, Claudia Eboli Corrêa. A música como ferramenta de desenvolvimento para crianças autistas: um estudo na interface da musicoterapia com a educação musical à luz dos conceitos de Vigotski. 2018. 246 f. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal do estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2018. Disponível em: http://www.repositoriobc.unirio.br:8080/xmlui/handle/unirio/12711. Acesso em: 14 de fev. de 2023.

SCHULTZ, Angelita Maria Vander Broock. Formação de professores para musicalização infantil: o papel da extensão universitária. 184 f.Tese (Doutorado em Música). Universidade Federal da Bahia, Programa de Pós-Graduação em Música, Salvador, 2013.

SOECHTING, Elizabeth, Glennon, Tara, Miller-Kuhaneck, Heather, Erwin, Brian, Henry, Diana A., Basaraba, C., Mailloux, Z., & Roley, S. S. (2009). The history, development, and purpose of the sensory integration global network. American Occupational Therapy Association’s Sensory Integration Special Interest Section Quarterly, 32(1), 1-2.

VIGOTSKI, Lev Semionovich. Imaginação e Criatividade na Infância. São Paulo: Martins Fontes, 2014. Acesso em 02 de nov. de 2022.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Tradução de Daniel Grassi. 5. ed. Bookman: Porto Alegre, 2014. 320 p

Webgrafia

COMORBIDADE. In: DICIO, Dicionário Online de Português. Houaiss, 2022. Disponível em: https://www.houaiss.net/corporativo/apps/www2/v6-0/html/index.php. Acesso em 13 de jan. de 2023.

POT-POURRI. Por Sérgio Rodrigues. Publicado em 18 ago, 2011, 13h08. Disponível em: https://veja.abril.com.br/blog/sobre-palavras/pout-pourri-ou-pot-pourri-um-cheiro-de-podre-no-ar/. Acesso em 02 de nov. de 2022.

Downloads

Publicado

2023-10-25

Como Citar

SANTANA, Lenilce da Silva Reis; SILVA JUNIOR, Jose Davison da; SAMPAIO, Renato Tocantins. Reflexões sobre o aprendizado de música de uma criança com autismo a partir de observações sobre a integração sensorial: um estudo de caso. Orfeu, Florianópolis, v. 8, n. 1, p. e0115, 2023. DOI: 10.5965/2525530408022023e0115. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/23704. Acesso em: 1 dez. 2024.