O ensino do piano e o transtorno do espectro do autismo: uma revisão sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530408012023e0107

Palavras-chave:

transtorno do espectro do autismo, pedagogia do piano, educação musical

Resumo

Buscando compreender as relações entre o Piano e Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) de modo a favorecer as ações dos educadores musicais/professores de piano e contribuir com a produção acadêmica da área de pedagogia do piano, esse trabalho tem como objetivo investigar, por meio de uma revisão sistemática, o conhecimento produzido sobre o ensino de piano para pessoas autistas, até o presente momento.  A busca dos trabalhos foi realizada nas seguintes bases de dados: Periódicos da CAPES, Banco de Teses Brasileiras (BDTD), Portal Brasileiro de Acesso Aberto à Informação Científica (OasisBr), ResearchGate e Scopus, e nos principais periódicos nacionais da área de música. Foram eleitos 15 trabalhos, e a literatura revisada aponta a importância de que o professor conheça estratégias de ensino diversificadas e saiba adequá-las às limitações e potencialidades do aluno, buscando sempre proporcionar vivências musicais significativas no aprendizado do instrumento.

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Biografia do Autor

Maria Teresa de Souza Neves, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda em Música – Educação Musical pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e mestra em Música pela mesma instituição. Licenciada em Artes – ênfase: Música/Piano pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Bolsista CAPES.

Maria Betânia Parizzi, Universidade Federal de Minas Gerais

Educadora musical e pianista. Professora da Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutora em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da UFMG; mestra, especialista em Educação Musical e bacharela em Piano pela Escola de Música da UFMG.

Natália Nunes, Universidade Federal de Minas Gerais

Acadêmica do Bacharelado em Música – Habilitação em Musicoterapia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Bolsista de Iniciação Científica CNPq.

Marina Freire, Universidade Federal de Minas Gerais

Musicoterapeuta. Professora da Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutora em Música e mestra em Neurociências pela UFMG. Bacharela em Musicoterapia pela Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp).

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Publicado

2023-07-29

Como Citar

NEVES, Maria Teresa de Souza; FONSECA, Maria Betânia Parizzi; NUNES, Natália; FREIRE, Marina. O ensino do piano e o transtorno do espectro do autismo: uma revisão sistemática. Orfeu, Florianópolis, v. 8, n. 1, p. e0107, 2023. DOI: 10.5965/2525530408012023e0107. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/23689. Acesso em: 5 nov. 2024.