Ensino de Música para Pessoas com o Transtorno do Espectro do Autismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530408012023e0305

Palavras-chave:

transtorno do espectro do autismo, análise do comportamento aplicada , ensino de música baseado na ABA para pessoas com TEA

Resumo

O livro Ensino de Música para Pessoas com o Transtorno do Espectro do Autismo, publicado em 2019, resulta da pesquisa de doutorado da educadora musical Valéria Peres Asnis, sob orientação do professor doutor Nassim Chamel Elias. Tal pesquisa foi baseada no projeto de extensão “Musicalização e socialização de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro do Autismo e seu familiares” – realizado tanto na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), SP, quanto na Associação de Apoio e Inclusão ao Autista (AIA), na cidade de Braga, em Portugal. O livro é estruturado em três capítulos por meio dos quais o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é apresentado de forma didática ao leitor, partindo de uma apresentação mais geral sobre o mesmo e da Análise do Comportamento Aplicada (ABA) como base científica para o planejamento do ensino a pessoas com autismo, e chegando à especificidade do ensino de música baseado na ABA para essa população, inclusive com disponibilização de atividades didático-musicais elaboradas e adaptadas para tanto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cíntia Thais Morato, Federal University of Uberlândia

Mestra e doutora em Música (Educação Musical) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É também graduada em Educação Artística (habilitação em Música) pela Universidade Federal de Uberlândia, MG. Atualmente é docente do curso de Música (licenciatura e bacharelado) do Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia, orientando a formação pedagógica musical, a formação profissional e a formação científica de musicistas e professores de música.

Maria Cristina Souza Costa, Federal University of Uberlândia

Mestra em Música (Educação Musical) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Licenciada em Música (Piano) pela Universidade Federal de Uberlândia. Professora adjunta no Instituto de Artes (Curso de Música) da Universidade Federal de Uberlândia, MG, atuando na formação de músicos e professores de Música desde 2002.

Referências

COSTA, Maria Cristina Souza; MORATO, Cíntia Thais. O estímulo ao desenvolvimento

global no projeto Musicalização de Bebês da UFU. In: ENCONTRO DE REFLEXÕES E AÇÕES NO ENSINO DE ARTE, 12., 2012, Uberlândia. Anais […]. Uberlândia: Arte na Escola - Polo

UFU, 2012. Disponível em: http://www.encontro.proex.ufu.br/sites/encontro.proex.

ufu.br/files/historico/12/O%20EST%CDMULO%20AO%20DESENVOLVIMENTO%20

GLOBAL%20NO%20PROJETO%20MUSICALIZA%C7%C3O%20DE%20BEB%CAS%20

DA%20UFU_0.pdf. Acesso em: 28 abr. 2023.

ILARI, Beatriz. Música na infância e na adolescência: um livro para pais, professores e

aficionados. Curitiba: IBPEX, 2009.

PAIVA JÚNIOR, Francisco. 1 a cada 44 crianças: EUA publica nova prevalência de autismo.

Revista Autismo, v. 7, n. 15, p. 19, dez. 2021. Disponível em: https://www.canalautismo.

com.br/download/9058/?tmstv=1682711402. Acesso em: 28 abr. 2023.

PAIVA JÚNIOR, Francisco. Prevalência de autismo: 1 em 36 é o novo número do CDC

nos EUA. Canal Autismo, 23 mar. 2023. Disponível em: https://www.canalautismo.com.

br/noticia/prevalencia-de-autismo-1-em-36-e-o-novo-numero-do-cdc-nos-eua/.

Acesso em: 28 abr. 2023.

Downloads

Publicado

2023-09-24

Como Citar

MORATO, Cíntia Thais; COSTA, Maria Cristina Souza. Ensino de Música para Pessoas com o Transtorno do Espectro do Autismo. Orfeu, Florianópolis, v. 8, n. 1, p. e0305, 2023. DOI: 10.5965/2525530408012023e0305. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/23681. Acesso em: 5 nov. 2024.